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Capítulo 5, Al-Maidah (A Mesa Servida) (Parte 2 de 3) |
Descrição: Um breve comentário do capítulo 5 do Alcorão. Discute comida, caça, os compromissos assumidos pelos judeus e cristãos, a vida futura, e a festa de Jesus. Por Imam Kamil Mufti (© 2018 IslamReligion.com)
Versículos 33-40 Punições ordenadas, punição para assalto em estradas, temer a Deus e se aproximar Dele versus incredulidade, punição para roubo e arrependimento,
A maior realização para o homem é a proximidade com Deus. O caminho para alcançar essa proximidade é através de taqwa (temor a Deus ou piedade), ou seja se tornar um devoto ou adorador de através do temor a Deus e se empenhando pela Sua causa. Tem que submeter seu ego, tolerando toda dificuldade e desagrado; se move na direção de Deus. O sistema punitivo no Islã para crimes sociais tem dois aspectos específicos: um é a punição por um crime do homem e o outro é o efeito dissuasor daquela punição. Entretanto, se o criminoso está realmente arrependido, busca perdão de Deus e se abstém completamente de tais delitos no futuro, e então Deus pode perdoá-lo na Outra Vida. Versículos 41-50 Obrigação de julgar pelo o que Deus revelou, judeus e a Torá, Jesus e o Evangelho, Muhammad e o AlcorãoEm Medina havia dois tipos de pessoas que se opuseram a missão islâmica - os hipócritas e os judeus. Os hipócritas, sentindo que a missão islâmica real era prejudicial para seu sucesso e propósitos, apenas fingiram terem adotado o Islã. Os judeus por sua parte, sentiam que a missão islâmica os estava tirando de sua posição. Portanto, juntaram as mãos em uma campanha contra o Islã. Costumavam distorcer o significado das palavras do profeta para difamá-lo e a sua missão. A atitude deles era aceitar somente o que se adequava aos seus interesses. Essas pessoas abandonaram Deus e Deus as abandonou. O servo de Deus, que surgiu com a mensagem da verdadeira religião de Deus, não deve ser desencorajado pela oposição. A atividade contra Deus nunca pode ser bem sucedida. Alguns sábios religiosos antigos costumavam dar decretos e opiniões falsos depois de receberem subornos. Entretanto, uma forma pior de corrupção é a distorção das provisões da religião por oportunistas adequando-as aos gostos populares, para terem honra e glória conferidas pela admiração do público e receberem contribuições e ofertas de todos. Os antigos líderes judaicos tinham se tornado um centro de atração para o povo distribuindo esse tipo de religião. Elevar a voz da verdade parecia intolerável a eles, já que isso representava a demolição da estrutura de seus interesses. Queriam espalhar notícias ruins sobre ele por interesse e suas próprias adições. O propósito do Livro de Deus era guiar as pessoas para o caminho do bem-estar eterno e tirá-las da escuridão da adoração do desejo para a luz da adoração verdadeira. O temente a Deus considera o Livro de Deus como um pacto sagrado entre Deus e Seus súditos e sabe que não pode aumentar em benefícios confere ou diminuir de qualquer forma o rigor de suas leis. Em conexão com justiça é a exigência da lei islâmica que suas normas devam ser aplicadas, sem considerar o status de qualquer indivíduo. Às vezes a violência de um homem não é o resultado de intenção maliciosa, mas ocorre acidentalmente sob a influência do estresse emocional. Sob tais circunstâncias, se a vítima perdoa o criminoso isso será considerado um ato de magnanimidade. Com a passagem do tempo, a realidade interna de religião foi perdida e rituais públicos e cerimônias formais assumiram a força da realidade interna, eventualmente se tornando "sagrados". Foi por isso que Deus mudou a estrutura externa de tempos em tempos, para que essa mentalidade de considerar a estrutura como a substância real da religião fosse erradicada e somente Deus fosse o centro de atenção. Os portadores das escrituras anteriores não puderam preservá-las em sua forma original, portanto, Deus revelou o Alcorão, a expressão autêntica de Sua vontade. Versículos 51-86 Os aliados dos muçulmanos são Deus, Seu Mensageiro e os verdadeiros crentes, práticas e crenças do Povo do Livro, exceder os limites na religião e seguir caprichos, um exemplo positivo e negativoAs pessoas verdadeiramente fiéis são aquelas que têm todo o seu ser permeado pela Fé e desenvolvem uma relação com Deus ao nível do amor. A realização dos objetivos islâmicos é muito clara para elas e não há nada, exceto simpatia e bondade em seus corações para com seus irmãos no Islã. A vida islâmica é de propósito e luta. É a missão de um muçulmano transmitir a religião de Deus para as pessoas, orientando o mundo a ficar longe do caminho que leva ao Inferno e a trilhar o caminho para o Paraíso. Aqueles que reivindicam com base em uma religião pessoal terem um monopólio de devoção a Deus desenvolvem extrema aversão a isso e perdem todo o senso de racionalidade. O resultado é que consideram os muçulmanos puros como criminosos e são flagrantemente injustos. O que impede um homem de seguir os ditames de seus desejos é sua fibra moral. Quando a obstinação e a inimizade o dominam, sua capacidade de pensar se torna reprimida e não há nada para combater a pressão de seus desejos. Havia dois tipos de judeus proeminentes, os rabinos e os homens "sagrados", que permaneciam ocupados no trabalho da religião. O segredo de sua liderança era sua apresentação de uma versão popular da religião, ao invés de a verdadeira religião favorecida por Deus. A religião favorecida de Deus é aquela de taqwa. Em outras palavras, um homem deve viver na sociedade de uma forma que faça boas ações e se abstenha de pecado. A ideia de que Deus é pobre com Mãos vazias e Seus súditos são ricos é falsa. A raiz de toda imprudência é a bravata irresponsável do homem. Mas um homem que teme a Deus imediatamente entende o poder que emana Dele, e sua bravata desaparece. Por ilusão os membros da comunidade judaica foram convencidos de sua salvação diante de Deus. O que tem peso com Deus é executar Seus comandos e fundamentar a vida na Sua religião.
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· Enviado por admin
em 05/09/2018 13:16
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