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Tema a Deus onde quer que esteja |
Descrição: Explicação de uma narração profética que destaca a importância de ser consciente de Deus, das boas ações e de lidar bem com outros. Por IslamToday.com (editado porIslamReligion.com)
Abu Dharr al-Ghifari e Muadh ibn Jabal relatam que o profeta, que a misericórdia e bênçãos de Deus estejam sobre ele, afirmou: "Tema a Deus onde quer que esteja. Siga uma má ação com uma boa ação e a má ação será apagada. E lide com as pessoas com boas maneiras." [1] A importância desse hadith (narração profética):Ibn Rajab diz: "Esse é um conselho poderoso, que reúne os direitos de Deus e os direitos e Seus servos." O temor a DeusA palavra árabe para o "temor a Deus" é taqwa. Vem da palavra raiz que significa "proteger algo, prevenir." De fato, uma pessoa exibe o temor a Deus ao buscar prevenir a punição de Deus, executando o que Deus lhe ordenou e se abstendo do que Deus lhe proibiu. Deus conclamou todas as pessoas em cada época a temê-Lo. Deus diz: "Tínhamos recomendado àqueles a quem foi concedido o Livro, antes de vós, assim como também a vós, que temêsseis a Deus;" (Alcorão 4:131) É direito de Deus sobre Seus servos que O temam como deve ser temido. Deus diz: "Ó crentes, temei a Deus, tal como deve ser temido, e não morrais, senão como muçulmanos." (Alcorão 3:102) Ibn Mas`ud explicou o que significa temer a Deus como deve ser temido dizendo: "Significa que Ele deve ser obedecido e não desobedecido, lembrado e não esquecido, receber gratidão e não ingratidão." O temor a Deus é o caminho para o perdão, salvação e obtenção da misericórdia de Deus. Deus diz: "Espalhem a bondade e façam o bem, porque Deus ama os benfeitores." [Alcorão 16:128] "Minha clemência abrange tudo, e a concederei aos tementes (a Deus)..." (Alcorão 7:156) "... porque é o Senhor do temor e o Senhor da remissão." (Alcorão 74:56) "E quem temer a Deus, (saiba que) Ele lhe absolverá os pecados e lhe aumentará a recompensa." (Alcorão 65:5) "Sabei que os tementes morarão entre os jardins e rios, Em uma assembleia da verdade, na presença de um Senhor Onipotente, Soberaníssimo." (Alcorão 54:54-55) Deus promete àqueles que O temem que proverá por suas necessidades e lhes concederá uma saída para suas dificuldades terrenas. Deus diz: "Mas, a quem temer a Deus, Ele lhe apontará uma saída. E o agraciará, de onde menos esperar." (Alcorão 65:2-3) Essa é a promessa de Deus. Devemos obter força disso quando somos testados na vida com dificuldades que nos tentam a recorrer ao que Deus proibiu. A relação entre conhecimento e o temor a DeusDeus diz: "Os sábios, dentre os servos de Deus, só Ele temem." (Alcorão 35:28) Existem duas maneiras nas quais o conhecimento e o temor a Deus estão relacionados. A primeira é que o verdadeiro temor a Deus surge como resultado de ter o conhecimento adequado de Deus e de Seus atributos perfeitos. Ibn Abbas disse sobre esse versículo: "Os que conhecem Deus são capazes de todas as coisas." Ele também disse: "O versículo significa: as únicas pessoas que Me temem são as que conhecem Meu poder, Minha força e Meu domínio." Ibn Kathir diz em seu comentário desse versículo: "As únicas pessoas que temem a Deus no sentido verdadeiro são as que têm conhecimento sobre Deus. Isso é porque quanto mais conhecimento uma pessoa tem sobre o Todo-Poderoso e Onisciente, que possui os atributos de perfeição e os melhores nomes - quanto mais perfeito e completo esse conhecimento for - maior e mais pleno será o temor a Deus." [2] A segunda maneira pela qual o temor a Deus e o conhecimento estão relacionados vem do fato de que o temor a Deus é buscar prevenir a punição de Deus, executando os Seus mandamentos e se abstendo de Suas proibições. Consequentemente, um muçulmano precisa ter conhecimento desses assuntos para temer a Deus de maneira apropriada. Um muçulmano ignorante pode ter um senso de temor, mas não será capaz de executar plenamente o que aquele temor exige dele. Ibn Abbas disse: "Ter conhecimento do Misericordiosíssimo é ser alguém que não associa nada como parceiro Dele, que considera lícito o que Ele tornou lícito, que proíbe o que Ele proibiu, que preserva o que Ele lhe ordenou, e que tem certeza que O encontrará e que terá prestar contas de suas ações." Siga uma má ação com uma boa açãoO Profeta, que a misericórdia e bênçãos de Deus estejam sobre ele, nos conta que realizar uma boa ação apaga o pecado incorrido. Os sábios discordaram e ainda discordam se a "boa ação" mencionada se refere especificamente ao contexto de arrependimento ou se é geral para todas as boas ações. A opinião mais forte é de que todas as boas ações podem apagar as más ações. Deus diz: "E observa a oração em ambas as extremidades do dia e em certas horas da noite, porque as boas ações anulam as más. Nisto há mensagem para os que recordam." (Alcorão 11:114) Um homem uma vez foi até o profeta, que a misericórdia e as bênçãos de Deus estejam sobre ele, e o informou de que tinha tido contato com uma mulher como um marido tem com sua esposa, exceto que ele não tinha ido tão longe a ponto de fornicar com ela. Esse homem tinha acabado de fazer a oração de Fajr. O Profeta disse: "Você orou Fajr conosco?" Quando ele respondeu que sim, o profeta recitou: "De fato, boas ações apagam as más ações." [3] Entretanto, um crente deve sempre se arrepender de seus pecados. Deus diz: "Que, quando cometem uma obscenidade ou se condenam, mencionam a Deus e imploram o perdão por seus pecados - mas quem, senão Deus perdoa os pecados? - e não reincidem, com conhecimento, no que cometeram. Para estes a recompensa será uma indulgência do seu Senhor, terão jardins, abaixo dos quais correm os rios, onde morarão eternamente. Quão excelente é a recompensa dos diligentes!" (Alcorão 3:135-136) Um crente deve acompanhar o arrependimento sincero com a realização de boas ações. Isso é o que Deus quer de nós. Ele diz: "Somos Indulgentíssimo para com o crente, arrependido, que pratica o bem e se encaminha." (Alcorão 20:82) Deus também nos diz: "Exceto aqueles que se arrependem, creem e fazem boas ações. A estes, Deus computará as más ações como boas, porque Deus é Indulgente, Misericordiosíssimo." (Alcorão 25:70) Isso é verdade especialmente para os grandes pecados. Um muçulmano não deve nunca cometer um grande pecado sem se arrepender, porque a promessa do perdão de Deus é para quem se volta para Ele em arrependimento sincero. O Profeta disse: "Se um servo reconhece seu pecado e se arrepende, Deus o perdoará." [4] E lide com as pessoas com boas maneirasDeus nos diz repetidamente no Alcorão para observarmos boas maneiras ao lidar com as outras pessoas. Ele diz: "Conserva-te indulgente, encomenda o bem e foge dos insipientes." (Alcorão 7:199) Deus diz: "Jamais poderão equiparar-se a bondade e a maldade! Retribui (ó Muhammad) o mal da melhor forma possível, e eis que aquele que nutria inimizade por ti converter-se-á em íntimo amigo!" (Alcorão 41:34) O profeta Muhammad é o exemplo perfeito do que significa possuir boas maneiras. Deus diz, descrevendo-o: "Porque és de nobilíssimo caráter." (Alcorão 68:4) O profeta enfatizou como as boas maneiras são de importância fundamental no Islã quando disse: "Só fui enviado para aperfeiçoar as boas maneiras." [5] De fato, ele nos conta que as boas maneiras são parte da fé. Ele disse: "Os mais amados servos de Deus para Deus são aqueles que têm boas maneiras." [6] Entre as boas maneiras que devemos cultivar estão ser sensíveis no lidar com as outras pessoas e não reagir de forma precipitada quando fazem algo que nos desagrada. O Profeta então me disse para Ashajj `Abd Qays: "Você possui duas qualidades que Deus ama: gentileza e paciência." [7] Notas de rodapé: [1] Sunan al-Tirmidhī [2] Tafsir Ibn Kathir [3] Saheeh Al-Bukhari, Saheeh Muslim [4] Saheeh Al-Bukhari, Saheeh Muslim [5] Musnad Ahmad [6] Sunan al-Tirmidhī, Sunan Abī Dawūd [7] Saheeh Muslim
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· Enviado por admin em 05/12/2017 05:19 · 2606 Leituras · |
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