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Recompensa para o Tarawih |
Todos os louvores são para Allah. Tarawih é sunnah?A oração Tarawih é Sunnah mustahabbah (ou seja, recomendada) de acordo com o consenso acadêmico, e vem sob o título de qiyam al-lail (orações noturnas). É apoiado pela evidência do Alcorão e da Sunnah que encoraja o qiyam al-lail e descreve as suas virtudes. Recompensa pelo tarawihRezar o qiyam no Ramadan é um dos maiores atos de adoração, por meio do qual pode-se aproximar de seu Senhor neste mês. Al-Hafiz Ibn Rajab disse: “Observe que, no mês do Ramadan, o crente se envolve na jihad an-nafs em duas frentes: durante o dia jejuando e durante a noite rezando o qiyam. Quem quer que combine estes dois tipos de jihad receberá recompensas ilimitadas.” Existem alguns ahaadith que falam especificamente sobre rezar o qiyam no Ramadan e descrevem a virtude de fazê-lo. Por exemplo: Al-Bukhari (37) e Muslim (759) narraram de Abu Hurairah que o Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Quem quer que reze o qiyam no Ramadan com fé e na esperança de recompensa, seus pecados anteriores serão perdoados.” “Quem quer que reze o qiyam no Ramadan” significa passar as noites em oração. “Com fé” significa acreditar na promessa da recompensa de Allah. “E na esperança de recompensa” significa buscar a recompensa e sem outra intenção, como se exibir, etc. “Seus pecados anteriores serão perdoados”: Ibn al-Mundhir tinha certeza de que isso inclui pecados menores e maiores, mas An-Nawawi disse: O que é conhecido entre os juristas é que isso se aplica apenas ao perdão de pecados menores, não aos pecados maiores. Alguns deles disseram: Isso pode significar que o fardo dos pecados maiores será reduzido, desde que não haja pecados menores” (Fath al-Bari). Oferecer o qiyam nos últimos dez dias do RamadanO crente deve estar ansioso para se esforçar na adoração nas últimas dez noites do Ramadan mais do que em outros momentos, porque nestas dez noites ocorre a Lailat al-Qadr , da qual Allah diz (interpretação do significado): “A Noite de Al-Qadr (Decreto) é melhor que mil meses” [al-Qadr 97:3] Recompensa por oferecer qiyam na Lailat al-QadrCom relação à recompensa do qiyam nesta noite, é narrado que o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Quem quer que passe a Lailat al-Qadr em oração por fé e na esperança de recompensa, seus pecados anteriores serão perdoados.” (Narrado por al-Bukhari, 1768; Muslim, 1268) Consequentemente, o Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) costumava se esforçar muito na adoração nas últimas dez noites, como não fez em outros momentos. (Narrado por Muslim, 1175) Al-Bukhari (2024) e Muslim (1174) narraram que ‘Aishah (que Allah esteja satisfeito com ela) disse: “Quando os últimos dez dias começavam, o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) amarrava apertada sua roupa inferior (izar), ficava acordado à noite e acordava a família.” “Os últimos dez dias” significa os últimos dez dias do Ramadan. “Amarrava apertada sua roupa inferior (izar)” – foi dito que esta é uma metáfora para se esforçar muito na adoração, ou para se manter longe de suas esposas, e pode ser que inclua ambos os significados. “Ficava acordado à noite” significa ficar acordado, rezar e oferecer outros atos de adoração. “E acordava sua família” significa que ele os acordaria para rezar à noite. An-Nawawi disse: “Este hadith indica que é mustahabb praticar mais atos de adoração durante as últimas dez noites do Ramadan e ficar acordado à noite para adorar.” Oferecer o Tarawih em congregaçãoDevemos esperar ansiosos para rezar o qiyam al-lail no Ramadan em congregação e ficar com o imam até que ele termine de rezar. Desta forma, o adorador obterá a recompensa por rezar a noite inteira, mesmo que passe apenas uma pequena parte da noite em oração. E Allah é o Detentor de grandes recompensas. An-Nawawi (que Allah tenha misericórdia dele) disse: Os estudiosos concordaram que é mustahabb rezar o Tarawih, mas divergiram quanto ser melhor uma pessoa rezar sozinha em casa ou em congregação na mesquita. Ash-Shafi`i e a maioria de seus companheiros, Abu Hanifah, Ahmad e alguns dos Malikis e outros disseram que é melhor rezar em congregação, como ‘Umar ibn al-Khattab e os Companheiros (que Allah esteja satisfeito com eles) fizeram e como os muçulmanos continuaram a fazer. At-Tirmidhi (806) narrou que Abu Dharr disse: O Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Quem rezar o qiyam com o imam até terminar, será registrado como tendo passado a noite inteira em oração.” (Classificado como sahih por al-Albani em Sahih At-Tirmidhi) E Allah sabe mais.
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· Enviado por admin
em 07/03/2025 19:06
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