Fones: (12) 3624-8602 / 3411-1940
Email: siteluzdoislam@gmail.com

Hierarquia dos Artigos
Início dos Artigos » Artigos sobre o Islam » O Conhecimento
Tamanho da Fonte
O Conhecimento


IMAN (FÉ)

Primeira Explanação

O Conhecimento, Primeiro Passo

O Maior Dom de Deus

Irmãos muçulmanos! Todos nós acreditamos sinceramente que o Islam é a maior bênção de Deus a nós neste mundo. Temos os nossos corações plenos de gratidão a Ele por nos incluir na Comunidade do Profeta Mohammad (SAAS) e de nos cumular dessa bênção singular. Deus, Ele Próprio, descreve o Islam como Sua mais valiosa dádiva aos Seus servos: "… Hoje aperfeiçoei a religião (Din) para vós; tenho-vos agraciado generosamente, e aponto o Islam por religião." (5ª Surata, versículo 3).

Para serem verdadeiramente gratos por esta extraordinária dádiva, deverão render a Deus o que é devido. Se não o fizerem, vocês serão sem dúvida ingratos. E que ingratidão poderá ser pior que a de esquecer o que devem a Deus?

Poderão perguntar, e como podemos proceder para cumprir essa obrigação? Já que Deus houve por bondade incluí-los na Comunidade do Profeta (SAAS), a melhor maneira de demons-trar a gratidão – e não existe outra maneira – é se tornarem seguidores incondicionais do Profeta, e uma vez que ele os fez parte da Comunidade, muçulmana, devem tornar-se verdadeiros muçulmanos. Se não o fizerem, o castigo da vossa ingratidão será tão grande quanto o é a ingratidão original. Que Deus nos livre a todos desse enorme castigo! Amén.

Então vocês irão perguntar: Como podemos nos tornar muçulmanos no verdadeiro sentido da palavra? A esta pergunta responderei pormenorizadamente nas palestras que farei aqui doravante; mas, hoje, quero observar um ponto de importância fundamental, sem o qual não podemos ter esperança de desco-brir a verdadeira fé. Este, será preciso vocês entenderem, é o primeiro passo da jornada para que alguém se torne um verdadeiro muçulmano.

Islam um Direito de Nascença?

Primeiro, pensem por um instante: O que é que a palavra muçulmano, que tanto usamos, realmente quer dizer? Pode alguém ser muçulmano em razão do seu nascimento? Será alguém um muçulmano apenas por ser filho ou neto de um muçulmano? Será que o muçulmano nasce muçulmano tal qual o filho de um hindu brâmane nasce também um brâmane, ou o filho de um moçambicano nasce moçambicano, ou o filho de um homem branco nasce branco, e o filho de um negro nasce negro? São os ''muçulmanos'' uma raça, uma nacionalidade ou uma casta? Pertencem os muçulmanos à Comunidade Muçulmana tal como arianos pertencem à raça ariana? E, tal como um japonês é japonês por ter nascido no Japão, será um muçulmano igualmente muçulmano por ter nascido em um país muçulmano?

A resposta de vocês a estas perguntas certamente será: Não. Um muçulmano não se torna um verdadeiro muçulmano simplesmente por ter nascido muçulmano. Um muçulmano não é muçulmano porque pertence a alguma raça específica; ele é muçulmano porque segue o Islam. E se ele renuncia ao Islam, ele deixa de ser muçulmano. Qualquer pessoa, seja um brâmane ou um moçambicano ou um budista, ou japonês, branco ou preto será, ao aceitar o Islam, um membro pleno da comunidade muçulmana; enquanto que alguém nascido de um lar muçulma-no poderá vir a ser expulso da comunidade muçulmana se desistir de seguir o Islam, mesmo sendo um descendente do Profeta, um árabe ou um persa.

Tal certamente será a resposta de vocês a minha pergunta. E isto estabelece o fato de que a dádiva maior de Deus que desfrutam – a de serem muçulmanos – não é algo que seja automaticamente herdado dos pais e que permanece sendo de vocês por toda a vida como um direito independente das atitudes e comportamento. Esta é uma dádiva que devem desejar possuir continuamente se a quiserem preservar; mas se forem indiferentes a ela, ela poderá ser-lhes tomada, – Deus os livre!

Não é Mera Profissão (de Fé) Verbal

Vocês concordam então de que somos muçulmanos somente pela aceitação do Islam. Mas o que significa aceitar o Islam? Quererá dizer que qualquer um que faça uma declaração - "Eu sou muçulmano'' ou "Eu aceitei o Islam" - se torna um verdadeiro muçulmano? Ou quererá dizer que, tal como o brâmane pode recitar algumas palavras em sânscrito sem as entender, o homem que pronunciar algumas frases árabes sem conhecer o significado delas se torna muçulmano? Que resposta vocês irão dar a esta pergunta? Não podem responder
Navegação de Artigos:
<< Artigo Anterior || Próximo Artigo >>

Compartilhar esse Artigo:
Url
BBCode
HTML

Centro Islâmico de Taubaté © 2009-2023, todos os direitos reservados.
Rua Benedito Silveira Moraes, 221, Bairro Jardim do Sol - Taubaté - SP. CEP: 12070-290. Fones: (12) 3624-8602 / 3411-1940.
E-mail:
siteluzdoislam@gmail.com

5,636,598 visitas únicas

site desenvolvido por www.wsdbrasil.com.br

Powered by PHP-Fusion copyright © 2002 - 2023 by Nick Jones. Released as free software without warranties under GNU Affero GPL v3