Fones: (12) 3624-8602 / 3411-1940
Email: siteluzdoislam@gmail.com

Hierarquia dos Artigos
Início dos Artigos » Os Companheiros do Profeta - Os Sahaba » Abdullah b. Umm Maktum
Tamanho da Fonte
Abdullah b. Umm Maktum
Abdullah b. Umm Maktum


Dr. Abdulrahman Ráafat Bacha
Tradução: Prof. Samir El Hayek

“Benvindo seja aquele em cujo favor o meu Senhor me repreendeu.”
Dito pelo abençoado Profeta (S) a Ibn Umm Maktum.

Quem foi aquela pessoa em cujo favor o abençoado Profeta (S) foi repreendido pelo Próprio Allah? Em seu favor, o Anjo Gabriel desceu, pela ordem de Allah, do mais elevado Céu, trazendo consigo uma revelação para o abençoado Profeta (S), revelação essa contendo uma severa repreensão. Tal pessoa foi Abdullah b. Ummu Maktum, o muazin do abençoado Profeta (S).

Abdullah b. Umm Maktum era mequense, da tribo Coraixta, e um parente do abençoado Profeta (S), pois era primo em primeiro grau da Mãe dos Crentes, Cadija bint Khuwailid (que Allah esteja aprazido com ela). O nome do pai dele era Cais b. Zaid, e o nome da mãe era Atika bint Abdullah, mas foi-lhe dado o matronímico de Umm Maktum (mãe do que está na escuridão) quando deu à luz seu filho Abdullah, que era cego de nascença.

Ibn Umm Maktum (literalmente: filho da mãe do cego) testemunhou o despertar do Islam em Makka, e Allah inclinou o seu coração para a fé; assim, ele foi um dos primeiros a se declarar muçulmano. Compartilhou com os muçulmanos as atribulações destes, em Makka, e suportou com firmeza todos os sacrifícios pelos quais tinham que passar.

O fato de que era cego não fazia diferença alguma para os pagãos do Coraix, que o perseguiam com o mesmo espírito venenoso com que tratavam todos aqueles que aceitavam o Islam. A despeito disso, sua fé na e dedicação quanto à sua religião iam aumentando. Tornava-se cada vez mais profundamente apegado à religião de Allah e ao Seu Livro, sendo que o conhecimento do Islam tornou-se a sua meta, na vida.

Sua devoção ao abençoado Profeta (S), e seu entusiasmo por aprender o Alcorão, chegavam a tal ponto, que nunca deixava escapar uma chance de pedir ao Profeta (S) que o ensinasse. Ocasionalmente, ele não apenas tomava parte do tempo do abençoado Profeta (S), mas de outros também.

Naquele estágio da sua missão, o abençoado Profeta (S) precisava de tempo para escrever aos chefes do Coraix; estava ansioso por convencê-los a aceitarem o Islam. Num dia, ele se encontrou com Utba b. Rabi’a, com o irmão deste, Chaiba b. Rabi’a, com Amr b. Hicham (Abu Jahl), com Umaiya b. Khalaf, e com Al Walid b. Mughira. Ele começou a debater com eles, aliciando-os para a discussão, para que pudessem aprender coisas sobre o Islam. Esperava obter deles uma resposta positiva, ou pelo menos que parassem de causar danos aos Crentes.

Enquanto ele estava envolvido naquela discussão, o Abdullah b. Umm Maktum foi ter com ele, desejando que ele recitasse um versículo do Alcorão.

“Ó Mensageiro de Allah, ensina-me o que Allah te ensinou”, ele implorou.

O nobre Profeta (S) se afastou dele, tendo o rosto a expressar descontentamento, e voltou para o grupo de pessoas com as quais tinha estado conversando. Ele esperava conseguir a aliança deles para o Islam, coisa que iria reforçar a comunidade muçulmana, e dar-lhe prestígio aos olhos dos inimigos.

Ele terminou sua discussão, e apenas tinha tomado o caminho de casa, quando Allah fez com que se anuviasse a sua visão, e ele sentiu uma pontada na cabeça. Então Allah revelou-lhe Suas Palavras:

“Ele franziu o semblante e se afastou,

“Porque o cego com ele foi ter;

“Como podes saber? talvez tivesse vindo purificar-se.

“Ou prestar atenção, e beneficiar-se com a lembrança.

“Quanto àqueles que se têm na conta de auto-suficientes,

“Tu és todo atanção,

“Sendo que não é tua culpa se não se purificam.

“Porém, quanto àquele que vem ter contigo em sinceridade,

“Com o coração cheio de temor a Allah,

“Eis que não lhe dás atenção.

“Ora, esta é uma mensagem-lembrete,

“E aquele que desejar, lembrar-se-á dela.
Navegação de Artigos:
<< Artigo Anterior || Próximo Artigo >>

Compartilhar esse Artigo:
Url
BBCode
HTML

Centro Islâmico de Taubaté © 2009-2023, todos os direitos reservados.
Rua Benedito Silveira Moraes, 221, Bairro Jardim do Sol - Taubaté - SP. CEP: 12070-290. Fones: (12) 3624-8602 / 3411-1940.
E-mail:
siteluzdoislam@gmail.com

5,622,545 visitas únicas

site desenvolvido por www.wsdbrasil.com.br

Powered by PHP-Fusion copyright © 2002 - 2023 by Nick Jones. Released as free software without warranties under GNU Affero GPL v3