As Escrituras Sagradas Examinadas à Luz dos Conhecimentos Modernos
Em seu estudo objetivo dos textos, Maurice Bucaille afasta muitas idéias preconcebidas sobre o Velho Testamento, os Evangelhos e do Alcorão. Ele tenta, nesta coleção de escritos, separar o que pertence a revelação do que é o produto de erro ou interpretação humana (referente ao Velho Testamento e os Evangelhos). Seu estudo lança uma nova luz sobre as Sagradas Escrituras. No final, ele coloca o crente perante um ponto de importância fundamental: a continuidade de uma revelação que emana do mesmo Deus, com modos de expressão que diferem no decurso do tempo.
Como cirurgião, Maurice Bucaille tem passado muitas vezes em uma situação onde ele foi capaz de examinar não apenas os corpos das pessoas, mas suas almas. Esta é a forma como ele foi atingido pela existência da piedade muçulmana e por aspectos do Islã que permanecem desconhecidos para a grande maioria dos não-muçulmanos. Em sua busca de explicações que são difíceis de obter de outra forma, ele aprendeu o árabe e estudou o Alcorão. Nele (o Alcorão), ele se surpreendeu ao encontrar afirmações sobre fenômenos naturais, cujo significado só pode ser compreendido através do conhecimento científico moderno. Ele, então, virou-se para a questão da autenticidade dos escritos que constituem as Sagradas Escrituras das religiões monoteístas.
Finalmente, no caso da Bíblia, passou a um confronto entre estes escritos e os dados científicos. Os resultados de sua pesquisa sobre a Revelação judaico-cristã e o Alcorão são estabelecidas neste livro.
|