Fones: (12) 3624-8602 / 3411-1940
Email: siteluzdoislam@gmail.com

Hierarquia dos Artigos
Início dos Artigos » Adoração e Prática » Ele peca e alega: A fé está no coração
Tamanho da Fonte
Ele peca e alega: A fé está no coração

http://fgulen.com/images/fgulen/works-en/essentials-of-the-islamic-faith.jpg

 

Estas palavras são, muitas vezes, pronunciadas por algumas pessoas ignorantes ou equivocadas. As palavras são verdadeiras, mas são usadas de maneira incorreta, porque quem as diz está tentando justificar o pecado que está cometendo. Ele afirma que a fé no coração é suficiente e não há necessidade de praticar boas ações e abandonar as ações ilícitas. Este é um erro óbvio, porque a fé não está apenas no coração; ao contrário, a fé, como definida por Ahl as-Sunnah wa'l-Jamaa'ah, são palavras nos lábios, crença no coração e ações físicas.

Imam al-Hasan al-Basri (que Allah esteja satisfeito com ele) disse: A fé não é uma exibição externa ou pensamento positivo; ao contrário, é o que se instala no coração e é confirmado pelas ações da pessoa.

Cometer pecados e abster-se de fazer boas obras é uma indicação de que não há fé no coração, ou que qualquer fé que exista está em falta. Allah, Exaltado seja, diz (interpretação do significado):

“Ó vós que credes! Não devoreis a usura...” [Aal ‘Imraan 3:130]

“Ó vós que credes! Temei a Allah e buscai os meios de chegar a Ele...” [al-Maa'idah 5:35]

“... aqueles dentre eles que crêem em Allah e no Derradeiro Dia, e fazem o bem...” [al-Maa'idah 5:69]

“Por certo, os que crêem, e fazem as boas obras...” [al-Baqarah 2:277]

“... qualquer dentre eles que creu em Allah e no Derradeiro Dia e fez o bem...” [al-Baqarah 2:62].

Assim, a fé não pode ser chamada de fé perfeita, a menos que seja acompanhada por atos de justiça e abandono do pecado. Allah, Exaltado seja, diz (interpretação do significado):

“Pelo tempo! Por certo, o ser humano está em perdição, exceto os que creem e fazem as boas obras e se recomendam, mutuamente, a verdade, e se recomendam, mutuamente, a paciência.” [al-'Asr 103:1-3]

“Ó vós que credes! Obedecei a Allah e obedecei ao Mensageiro...” [an-Nissa' 4:59]

“Ó vós que credes! Atendei a Allah e a Seu Mensageiro, quando este vos convocar ao que vos dá a verdadeira vida.” [al-Anfaal 8:24].

Portanto, as ações físicas não são suficientes sem fé no coração, porque essa é a característica dos hipócritas, os quais estarão no nível mais baixo do inferno.

E a fé no coração não é suficiente sem palavras nos lábios e ações físicas, porque esse é o caminho do Murji'ah[1] entre os Jahamis[2] e outros, e é um caminho falso. Pelo contrário, é essencial ter fé no coração, palavras nos lábios e ações físicas. Cometer pecado indica que a fé que está no coração é fraca e deficiente, porque a fé aumenta praticando atos de adoração e obediência (obras justas) e diminui cometendo pecado.

Al-Muntaqa min Fataawa ash-Shaikh Saalih al-Fawzaan (19/1).

O hadith referido por aquela pessoa que traz este argumento – “… em vez disso, Ele olha para seus corações” – é narrado em Sahih Muslim (2564) da seguinte forma: “Allah não olha para suas formas (externas) e sua riqueza; ao contrário, Ele olha para seus corações e suas ações”. Mas é um texto que indica claramente que o que é necessário é retificar o coração e retificar as próprias ações, e que a pessoa é intimada a fazer as duas coisas. Portanto, não é permissível que um muçulmano deixe de praticar boas ações ou deixe de cometer ações haraam e depois dizer que Allah apenas olha para o coração das pessoas. Em vez disso, Ele olha para seus corações e suas ações, e os levará a prestar contas do que está em seus corações e das ações que praticam.

E Allah sabe melhor.


[1] Murji’ah: grupo desviado que acredita que as ações não fazem parte da fé, que esta está apenas no coração.

[2] Jahmiyah: grupo desviado que nega todos os atributos de Allah, exceto um.

 

https://islamqa.info/pt/answers/97597/ele-peca-e-alega-a-fe-esta-no-coracao

Navegação de Artigos:
<< Artigo Anterior || Próximo Artigo >>

Compartilhar esse Artigo:
Url
BBCode
HTML

Centro Islâmico de Taubaté © 2009-2021, todos os direitos reservados.
Rua Benedito Silveira Moraes, 221, Bairro Jardim do Sol - Taubaté - SP. CEP: 12070-290. Fones: (12) 3624-8602 / 3411-1940.
E-mail:
siteluzdoislam@gmail.com

4,611,199 visitas únicas

site desenvolvido por www.wsdbrasil.com.br

Powered by PHP-Fusion copyright © 2002 - 2021 by Nick Jones. Released as free software without warranties under GNU Affero GPL v3