Fones: (12) 3624-8602 / 3411-1940
Email: siteluzdoislam@gmail.com

Hierarquia dos Artigos
Início dos Artigos » Variedades » Duaa’ para fortalecer a fé e se livrar dos sussurros
Tamanho da Fonte
Duaa’ para fortalecer a fé e se livrar dos sussurros

https://www.thestatesman.com/wp-content/uploads/2019/01/islam.jpg

 

A fé aumenta e diminui?

A fé aumenta quando praticamos atos de adoração e boas obras, e diminui quando cometemos pecados. Portanto, quem quiser aumentar sua fé, deve se concentrar em obedecer a Allah e evitar desobedecê-Lo. O que lhe ajudará a fazer isso é passar tempo com pessoas justas e manter-se afastado de inovadores e pecadores.

Melhores meios para aumentar a fé

Entre os meios mais importantes que ajudarão o muçulmano a fortalecer sua fé estão os seguintes:

  • Oferecer súplicas e pedir a Allah que te torne firme na adesão à Sua religião:

Allah, Exaltado seja, nos diz que as pessoas de conhecimento e fé dizem: (interpretação do significado):

“Senhor nosso! Não nos desvies os corações do caminho reto, após nos haveres guiado; e dadiva-nos, de Tua parte, com misericórdia. Por certo, Tu, Tu és O Dadivoso.” [Al ‘Imran 3:8]

Ahmad narrou em Al-Musnad (23463) que ‘Aishah (que Allah esteja satisfeito com ela) disse: O Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) costumava dizer em sua súplica: “Ya muqallib Al-qulub thabbit qalbi ‘ala dinik (Ó Controlador dos corações, faz meu coração aderir firmemente à Tua religião).” Eu disse: Ó Mensageiro de Allah, quantas vezes tu ofereces esta súplica? Ele respondeu: “O coração do homem está entre dois dedos de Allah, Glorificado e Exaltado seja; se Ele quiser, Ele faz com que o homem se desvie, e se Ele quiser, Ele faz com que ele seja guiado”. At-Tirmidhi narrou isso de Umm Salamah (que Allah esteja satisfeito com ela) e classificou-o como correto. Também foi classificado como autêntico por Al-Albani em Sahih At-Tirmidhi.

At-Tirmidhi (3599) narrou – e classificou como correto – que Abu Hurairah (que Allah esteja satisfeito com ele) disse: O Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Allahumm anfa’ni bima ‘allamtani wa ‘allimni ma yanfa’uni wa zidni ‘ilma (Ó Allah, beneficia-me por meio daquilo que Tu me ensinaste, e ensina-me aquilo que irá me beneficiar e aumentar meu conhecimento).” (Classificado como autêntico por Al-Albani em Sahih At-Tirmidhi). Quem quer que Allah aumente em conhecimento, sua fé ficará mais forte.

Ahmad (3797) narrou de Ibn Mas’ud (que Allah esteja satisfeito com ele) que ele estava na mesquita, oferecendo súplicas, e que o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) entrou enquanto ele as estava oferecendo. Ele disse: “Pede, a ti será dado”, quando ele [Ibn Mas’ud] estava dizendo: “Ó Allah, peço-Te uma fé que não vacila, uma bênção que não acaba e que eu acompanhe o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) na posição mais elevada do Paraíso, o Paraíso da eternidade.” A quem Allah der uma fé que não vacila, este será forte na fé e não enfraquecerá por desejos ou dúvidas.

  • Pedir a Allah, Exaltado seja, orientação

Muslim (2725) narrou que ‘Ali (que Allah esteja satisfeito com ele) disse: O Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse-me: “Diz: Allahumma ihdini wa saddidni (Ó Allah, guia-me e torna-me firme).”

Muslim (2721) também narrou de Ibn Mas’ud (que Allah esteja satisfeito com ele) que o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) costumava dizer: “Allahumma inni as'aluk Al-huda wa't-tuqa wa'l-’afafa wa'l-ghina (Ó Allah, peço-te orientação, piedade, abstinência e independência de meios).”

  • Oferecer súplicas concisas, pedindo a Allah tudo o que é bom e buscando refúgio n’Ele de tudo o que é ruim, como Ibn Majah (3846) narrou de ‘Aishah (que Allah esteja satisfeito com ela) que o Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) a ensinou a seguinte súplica: “Allahumma inni as'aluka min Al-khayri kullihi, ‘ajilihi wa ajilihi, ma ‘alimtu minhu wa ma lam a’lam. Wa a’udhu bika min ash-sharri kullihi, ‘ajilihi wa ajilihi, ma ‘alimtu minhu wa ma lam a’lam. Allahumma inni as’aluka min khayri ma sa’alaka ‘abduka wa nabiyyuka, wa a’udhu bika min sharri ma ‘adha bihi ‘abduka wa nabiyyuka. Allahumma inni as'aluka Al-jannata wa ma qarraba ilayha min qawlin aw ‘amal, wa a’udhu bika min An-nari wa ma qarraba ilayha min qawlin aw ‘amal, wa as'aluka an taj’al kulla qada'in qadaytahu li khayran (Ó Allah, peço-te tudo o que é bom, agora e no futuro, sobre o que sei e o que não sei. E busco refúgio em Ti de todo o mal, agora e no futuro, sobre o que sei e o que não sei. Ó Allah, peço-te pelo bem que Teu servo e Profeta Te pediu, e busco refúgio em Ti do mal do qual Teu servo e Profeta buscou refúgio. Ó Allah, eu Te peço pelo Paraíso e por aquilo que aproxima alguém dele, em palavras e ações, e eu busco refúgio em Ti do Inferno e daquilo que aproxima alguém dele, em palavras e ​ações. E peço-te que tornes bons todos os decretos que decretas a meu respeito). (Classificado como autêntico por Al-Albani em Sahih Ibn Majah)
  • Pedir a Allah, Exaltado seja, que renove a fé em nossos corações. Al-Hakim (5) narrou que ‘Abdullah ibn ‘Amr ibn Al-’As (que Allah esteja satisfeito com ele) disse: O Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “A fé se desgasta no coração de qualquer um de vós como uma roupa se desgasta, então pedi a Allah para renovar a fé em vossos corações.” (Classificado como som por Al-Albani em As-Sahihah (1585)

Como se livrar dos sussurros

O remédio para pensamentos intrusivos (Waswas) é ignorá-los e afastar-se deles; recitar muito do Alcorão; praticar muitas ações justas; invocar Allah, glorificado seja, e suplica-LO que afaste de ti os esquemas do Shaitan e te torne firme na adesão à verdade.

Duaa’ para se proteger de sussurros

As súplicas que são benéficas para afastar os sussurros intrusivos do Shaitan (Waswas) incluem o seguinte:

  • Buscar refúgio em Allah. Allah, Exaltado seja, diz (interpretação do significado):

“E se, em verdade, te instiga alguma instigação de Shaitan, procura refúgio em Allah. Por certo, Ele é Oniouvinte, Onisciente.” [Al-A’raf 7:200]

  • Pedir a Allah proteção contra isso. Ibn Majah (773) narrou de Abu Hurairah (que Allah esteja satisfeito com ele) que o Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Quando qualquer um de vós entrar na mesquita, que envie Salam sobre o Profeta, então que diga: Allahumma iftah li abwaba rahmatika (Ó Allah, abre para mim os portões de Tua misericórdia). E quando partir, que envie Salam ao Profeta e diga Allahumm i’simni min ash-Shaitanir-rajim (Ó Allah, protege-me do amaldiçoado Shaitan).” Classificado como autêntico por Al-Albani em Sahih Ibn Majah.
  • Buscar refúgio em Allah contra as incitações dos demônios, para que não estejam presentes contigo:

“E dize: ‘Senhor meu! Refugio-me em Ti, contra as incitações dos demônios, e refugio-me em Ti, Senhor meu, para que eles me não sejam presentes.’” [Al-Mu’minun 23:97-98]

  • Pedir a Allah para subjugar o Shaitan. Abu Dawud (5054) narrou de Abul Azhar Al-Anmari (que Allah esteja satisfeito com ele) que o Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Bismillahi wada’tu janbi. Allahumm ighfir li dhanbi wa akhsi' Shaitani wa fukka rihani waj’alni fi'n-nadiyy il-a’la (Em nome de Allah eu me deito de lado. Ó Allah, perdoa meus pecados, afasta o meu Shaitan, ajuda-me a cumprir minhas obrigações e junta-Te a mim na mais alta assembléia). Classificado como autêntico por Al-Albani em Sahih Abu Dawud.

Grau de um Hadith

O Hadith mencionado na pergunta é um Hadith inautêntico. Foi narrado por Al-Hakim em Al-Mustadrak (1944) via ‘Ubaidullah ibn Muhammad ibn Hunain: ‘Ubaydullah ibn Muhammad ibn Jabir ibn ‘Abdullah me contou, por seu pai, por seu avô, que disse: Um homem veio ao Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) e disse: Quanto pequei, quanto pequei! – ele disse essas palavras duas ou três vezes. O Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse-lhe: “Diz: Ó Allah, certamente o Teu perdão é maior do que os meus pecados e a minha esperança na Tua misericórdia é maior do que a minha esperança nas minhas ações.” O homem disse isso, então [o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele)] disse: “Diz de novo”, então ele disse de novo. Em seguida, ele disse: “Diz de novo”, então, ele disse novamente. O Profeta falou: “Levanta-te, pois Allah te perdoou”. (Al-Albani classificou este Hadith como inautêntico em Silsilat Al-AHadith Ad-Da’ifah, 9/58)

E Allah sabe mais.

 

https://islamqa.info/pt/answers/223615/duaa-para-fortalecer-a-fe-e-se-livrar-dos-sussurros

Navegação de Artigos:
<< Artigo Anterior || Próximo Artigo >>

Compartilhar esse Artigo:
Url
BBCode
HTML

Centro Islâmico de Taubaté © 2009-2023, todos os direitos reservados.
Rua Benedito Silveira Moraes, 221, Bairro Jardim do Sol - Taubaté - SP. CEP: 12070-290. Fones: (12) 3624-8602 / 3411-1940.
E-mail:
siteluzdoislam@gmail.com

5,941,020 visitas únicas

site desenvolvido por www.wsdbrasil.com.br

Powered by PHP-Fusion copyright © 2002 - 2023 by Nick Jones. Released as free software without warranties under GNU Affero GPL v3