Fones: (12) 3624-8602 / 3411-1940
Email: siteluzdoislam@gmail.com

Hierarquia dos Artigos
Início dos Artigos » Adoração e Prática » Como aumentar a Taqwa
Tamanho da Fonte
Como aumentar a Taqwa

https://c7c8edde.rocketcdn.me/wp-content/uploads/imad-alassiry-o9okmKW4MMI-unsplash-1-1000x600.jpg

 

Todos os louvores são para Allah.

Taqwa é a chave para o sucesso

Allah, Glorificado e Exaltado seja, ordenou-nos que O temêsssemos (Taqwa), e Ele nos disse que Taqwa é a chave para o sucesso e a prosperidade neste mundo e no outro, como Ele, Glorificado e Exaltado seja, diz (interpretação do significado):

“Ó vós que credes! Temei a Allah como se deve temê-LO, e não morrais senão enquanto muçulmanos.” [Al ‘Imran 3:102]

“E quem obedece a Allah e a Seu Mensageiro e receia a Allah e a Ele teme, esses são os triunfadores.” [An-Nur 24:52]

E Ele nos diz que Ele, Glorificado seja, está com aqueles que O temem:

“Por certo, Allah é com os que são piedosos e com os que são benfeitores.” [An-Nahl 16:128]

“... E Allah é O Protetor dos piedosos (tementes).” [Al-Jathiyah 45:19]

Ele também nos diz que o [melhor] resultado é para os justos (aqueles que temem a Allah), como Ele diz (interpretação do significado):

“... E o [melhor] resultado é para os justos.” [Al-A’raf 7:128]

São aqueles que alcançarão a salvação e o sucesso neste mundo e no outro, como Ele diz (interpretação do significado):

“E salvamos os que criam e eram piedosos.” [Fussilat 41:18]

“Em seguida, salvaremos os que foram piedosos e deixaremos, nela, os injustos, genuflexos.” [Maryam 19:72]

“Por certo, haverá para os piedosos triunfo” [An-Naba’ 78:31].

Os justos entre os crentes são os aliados ou amigos íntimos de Allah:

“Ora, por certo, os aliados a Allah, por eles nada haverá que temer, e eles não se entristecerão. Os que crêem e são piedosos.” [Yunus 10:62-63]

E há muitos versículos semelhantes.

Como aumentar a Taqwa

Taqwa (temor a Allah e ser justo) significa fazer o que Allah ordenou e abster-se do que Ele proibiu. Algumas das coisas que aumentarão a Taqwa no coração das pessoas são:

  • Refletir sobre a questão deste mundo e do outro, e compreender o valor de cada um deles. Essa compreensão inevitavelmente levará a pessoa a se esforçar para alcançar a bem-aventurança do paraíso na outra vida e a salvação do Fogo. Portanto, Allah, Glorificado e Exaltado seja, nos diz sobre o paraíso que está “preparado para os justos.” [Al ‘Imran 3:133]
  • Esforçar-se para obedecer a Allah, Exaltado seja, e praticar bons atos, porque Allah o recompensará por isso com um aumento na orientação e Taqwa, o que o ajudará a aderir ao que Allah ordenou e abrirá os portões da bondade e obediência, e Allah tornará fácil para a pessoa aquilo que não era fácil para ela antes. Allah, Exaltado seja, diz (interpretação do significado):

“E aos que se guiam, Ele lhes acresce orientação e lhes concede piedade.” [Muhammad 47:17].

  • Jejum: Um dos meios que ajudam uma pessoa a aumentar seu temor a Allah e alcançar Taqwa é jejuar muito, pois Allah, Exaltado seja, ordenou no jejum uma qualidade especial que ajuda uma pessoa a praticar atos de adoração e obediência, e torna tais atos queridos para ela. Portanto, Allah, Exaltado seja, disse sobre a obrigação de jejuar:

“Ó vós que credes! É-vos prescrito o jejum como foi prescrito aos que foram antes de vós, para serdes piedosos.” [Al-Baqarah 2:183]

Portanto, o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) recomendou o jejum, enfatizou-o e disse-nos que não há nada semelhante a esse respeito. Foi narrado que Abu Umamah (que Allah esteja satisfeito com ele) disse: Ó Mensageiro de Allah, conta-me sobre uma boa ação. Ele disse: “Tu deverias jejuar, pois não há nada igual.” Eu disse: Ó Mensageiro de Allah, conta-me sobre [outra] boa ação. Ele disse: “Tu deverias jejuar, pois não há nada igual.” (Narrado por Ahmad, 22149, An-Nasa’i, 4/165 e outros; classificado como autêntico por Al-Albani)

  • Esforçar-se para adquirir as características dos justos que temem a Allah, que Ele, Exaltado seja, mencionou em Seu livro (interpretação do significado):

“A bondade não está em voltardes as faces para o Levante e para o Poente; mas a bondade é a de quem crê em Allah e no Derradeiro Dia e nos anjos e no Livro e nos profetas; e a de quem concede a riqueza, embora a ela apegado, aos parentes, e aos órfãos, e aos necessitados, e ao filho do caminho e aos mendigos, e aos escravos; e a de quem cumpre a oração e concede az-zakah; e a dos que são fiéis a seu pacto, quando o pactuam; e a dos que são perseverantes na adversidade e no infortúnio e em tempo de guerra. Esses são os que são verídicos e esses são os piedosos.” [Al-Baqarah 2:177]

“E apressai-vos para um perdão de vosso Senhor e para um Paraíso, cuja amplidão é a dos céus e da terra, preparado para os piedosos. Que despendem, na prosperidade e na adversidade, e que contêm o rancor, e indultam as outras pessoas e Allah ama os benfeitores. E que, quando cometem obscenidade, ou são injustos com eles mesmos, lembram-se de Allah e imploram perdão de seus delitos - e quem perdoa os delitos senão Allah? - e não se obstinam no que fizeram, enquanto sabem. Esses, sua recompensa será o perdão de seu Senhor e Jardins, abaixo dos quais correm os rios; nesses, serão eternos. E que excelente o prêmio dos laboriosos!” [Al ‘Imran 3:133-136]

  • Aderir à orientação e aos ensinamentos do Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) e manter-se afastado de inovações que foram introduzidas na religião. Allah, Exaltado seja, diz (interpretação do significado):

"E, por certo, esta é a Minha senda reta: então, segui-a e não sigais os outros caminhos, pois vos separariam de Seu caminho. Eis o que Ele vos recomenda, para serdes piedosos" [Al-An’am 6:153]

  • Afastar-se das coisas que Allah proibiu, como Ele, Exaltado seja, diz (interpretação do significado):

“Esses são os limites de Allah: então, não vos aproximeis deles. Assim, Allah torna evidentes Seus sinais, para os homens, a fim de serem piedosos.” [Al-Baqarah 2:187]

  • Refletir sobre os versículos de Allah e Seus sinais no universo como Ele, Exaltado seja, diz (interpretação do significado):

“Por certo, na alternância da noite e do dia, e no que Allah criou nos céus e na terra, há sinais para um povo que teme a Allah.” [Yunus 10:6]

“E, assim, fizemo-lo descer em Alcorão árabe e, nele, patenteamos algo das cominações, para serem eles piedosos, ou para lhes causar lembrança.” [Ta-Ha 20:113]

Outras coisas que também ajudam a fortalecer a Taqwa no coração incluem:

  • Lembrar muito de Allah e recitar o Alcorão.

 

  • Manter a companhia de pessoas boas que oferecem conselhos e lembretes sinceros, e evitar pessoas más e seguidores da inovação.
  • Ler biografias daqueles que temiam a Allah entre os crentes justos, como os estudiosos, ascetas e adoradores devotos.

Esteja sempre preparado para a morte

A pessoa sábia deve estar preparada para encontrar Allah, Exaltado seja, a qualquer momento, pois ela não sabe quando a morte chegará até ela, após a qual ela não será capaz de compensar suas deficiências, e nesse momento ela sentirá arrependimento em uma situação em que o arrependimento será inútil.

Cada pessoa será questionada no Dia da Ressurreição “sobre a sua vida e como a viveu, e sobre a sua juventude e como a usou”. (Narrado por At-Tirmidhi, 2416; classificado como autêntico por Al-Albani)

Boa saúde e tempo livre estão entre as bênçãos de Allah, Exaltado seja, cujo valor muitas pessoas não apreciam até depois de perdê-los. Por isso, o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Há duas bênçãos das quais muitas pessoas não conseguem se beneficiar: boa saúde e tempo livre.” (Narrado por Al-Bukhari, 6412)

O que significa “deixar de se beneficiar com eles” é usar a sua saúde e o seu tempo livre naquilo que não o beneficiará neste mundo ou no outro. Esta é a verdadeira perda.

A pessoa sábia entende que se deparará com um assunto importante, por isso é essencial que se prepare para isso.

Qualquer esforço feito para obedecer a Allah neste mundo levará ao conforto e à tranquilidade na outra vida. Consequentemente, um dentre as primeiras gerações se esforçava para se empenhar arduamente na oberdiência a Allah; o povo o aconselhou a descansar, mesmo que por pouco tempo, e ele disse: “É descanso que procuro”. (Al-Fawa'id pág. 42)

Qualquer conforto e prazer que resulte da desobediência a Allah neste mundo levará ao arrependimento e punição, caso Allah não perdoe o autor no Dia da Ressurreição.

E Allah sabe mais.

 

https://islamqa.info/pt/answers/228612/como-aumentar-a-taqwa

Navegação de Artigos:
<< Artigo Anterior

Compartilhar esse Artigo:
Url
BBCode
HTML

Centro Islâmico de Taubaté © 2009-2023, todos os direitos reservados.
Rua Benedito Silveira Moraes, 221, Bairro Jardim do Sol - Taubaté - SP. CEP: 12070-290. Fones: (12) 3624-8602 / 3411-1940.
E-mail:
siteluzdoislam@gmail.com

5,940,986 visitas únicas

site desenvolvido por www.wsdbrasil.com.br

Powered by PHP-Fusion copyright © 2002 - 2023 by Nick Jones. Released as free software without warranties under GNU Affero GPL v3