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Os atributos do Profeta |
Transmitido por Ahmad e por outros.] 7. Aicha narrou: “A família de Mohammad (S) nunca comeu pão feito de farinha, à sua stisfação, por três dias consecutivos, desde o tempo da sua chegada a Madina, até ao dia em que ele morreu.” [Bukhári e Musslim.] 8. O Profeta (S) disse: “Ó Allah, garante provisões para a subsistência da família de Mohammad, e não deixes exceder naquilo que for meramente suficiente!” [Bukhári e Musslim.] O Chorar do Profeta (S) Primeiro hadice: O Profeta (S), sentado com Abdullah Ibn Massud, disse: “Recita-o (o Alcorão) para mim!” Ibn Massud: “Como posso eu recitá-lo para ti, se ele te foi revelado?” O Profeta (S): “Eu gosto de ouvi-lo recitado por outro.” Abdullah Ibn Massud recitou o Alcorão a partir da Surata Al Nissa, até que chegou ao versículo que diz: “Que será deles, quando apresentarmos uma testemunha de cada nação e te designarmos (ó Mohammad) testemunha contra eles?” (Alc. 4:41). O Profeta (S) disse: “Hasbuka!” (ou seja, basta!) Ibn Massud olhou para o Profeta (S) e viu que os olhos dele estavam marejados de lágrimas. [Bukhári e Musslim.] Lições a serem tiradas do hadice a) A humildade a demonstrarmos ao ouvirmos o Alcorão deve ser soluçarmos silenciosamente, e não chorarmos altissonantemente. b) Notemos o dizer do Profeta (S) “hasbuka”, e não “sadaqa allahu al azim (isto é, Allah diz a verdade).” c) O Profeta (S) gostava ouvir a recitação do Alcorão feita pelos outros. Segundo hadice: O Profeta (S), juntamente com os seus companheiros, fizeram uma visita ao seu filho Ibrahim quando este estava sob os cuidados da sua enfermeira. O Profeta pegou-o no colo, estreitou-o contra o peito e o beijou. Os Companheiros juntaram-se a ele, e encontraram Ibrahim nos seus momentos finais (antes da morte); e os olhos do Profeta (S) começaram a se encher de lágrimas. Abdul Rahman Ibn Auf disse: “Ó Mensageiro de Allah, até tu choras?” O Profeta (S) disse: “Isto é compaixão; as lágrimas fluem dos meus olhos, e o meu coração está cheio de tristeza; mas o que temos a dizer é apenas: que seja da vontade do nosso Senhor. Com o teu passamento, Ibrahim, ficamos deveras tristes.” [Bukhári e Musslim.] Lições a serem tiradas do hadice a) À pessoa é permitido sentir tristeza pelo morto, mas sem berrar, ou esbravejar. b) É permissível que a pessoa sinta tristeza pelo morto, mas sem desprezo pelo destino, sem dizer nada que demonstre ressentimento. Vendo o Profeta (S), em Sonho 1. O Profeta (S) disse: “Aquele que me viu, em sonho, viu-me de fato; pois o Satanás não aparece na minha forma.” [Bukhári.] 2. O Profeta (S) disse: “Aquele que me viu, em sonho, realmente viu a verdade; pois o Satanás não aparece na minha forma.” [Bukhári e Musslim.] 3. O Profeta (S) disse: “Aquele que me vir, em sonho, irá ver-me estando acordado; pois o Satanás não aparece na minha forma.” [Bukhári e Musslim.] Lições tiradas do hadice a) É possível a pessoa ver o Profeta (em sonho), segundo sua aparência, como sua altura, sua compleição, estatura, barba etc.. b) Al Manawi, em sua interpretação a esse hadice, diz: “A pessoa deve ver o Profeta dum modo que represente a sua verdadeira aparência, como registrado nos textos. Se o vir com altura e estatura diferentes, ou com a pele escura, não terá visto o Profeta (em sonho).” c) Al Manawi também explica o seguinte dizer do Profeta, “Ver-me-á mesmo estando acordado”, como significando um modo especial de o verem, querendo dizer, próximos a ele, e obtendo a sua intercessão no Dia da Ressurreição. d) Alguns sufistas clamam que veem o Profeta (S), neste mundo, estando acordados, usando o último hadice como apoio. Ibn Hajar refuta esse clamor, dizendo: “Isso vai às raias de dizerem que são companheiros do Profeta, e que os Companheiros iriam permanecer vivos até ao Dia da Ressurreição!” é um alarde que nenhum muçulmano de verdade iria fazer. e) O autor deste livro diz: “Eu li, num dos livros sufistas, a alegação de um deles, relatando que Abu al Muwáhib al Chádli disse: ‘O Profeta (S) me disse … até ao fim do dito hadice.’ Quando perguntei ao autor sufista se aquela pessoa era um Companheiro, respondeu: ‘Não; embora o tempo passado entre ele e Abu al Hassan al Chádli fosse de cinco cheiques, ele havia visto o Profeta, estando acordado.’ Disse-lhe: ‘Mesmo os Companheiros não viram o Profeta, estando acordados, depois da sua morte.’ Porém, esse argumento não o convenceu. Então eu disse a mim mesmo que aquilo era certamente uma das falsas alegações quanto ao Profeta, em que ele nos admoestava quando dizia:‘Quem quer que seja que, deliberadamente, contar mentiras a meu respeito, irá preparar o seu assento no Fogo do Inferno.’” [Bukhári e Musslim.] |
· Enviado por admin em 31/12/2009 13:50 · 6440 Leituras · |
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