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Influência Governamental e o Judiciário (parte 1 de 2) |
Descrição: Como o Islã proíbe representantes do governo de interferirem nas decisões da corte. Por A equipe editorial do Dr. Abdurrahman al-Muala (traduzido por islamtoday. com) Publicado em 18 Apr 2011 - Última modificação em 08 Apr 2012 Visualizado: 719 (média diária: 2) - Classificação: nenhum ainda - Classificado por: 0 Impresso: 37 - Enviado por email: 0 - Comentado em: 0 Categoria: Artigos > Sistemas no Islã > Justiça A Independência do JudiciárioA Lei Islâmica, através dos textos sagrados e de seus princípios básicos, proíbe representantes do governo de interferirem ou influenciarem de alguma forma nas decisões da corte. A Lei Islâmica, em seus princípios gerais e estatutos individuais, procura alcançar seu objetivo primário de estabelecer justiça na fundação do monoteísmo. O monoteísmo não é apenas da boca para fora. É concretizado através de ações que verificam a profissão de fé. Essas ações devem incluir implementar os mandamentos de Deus e prevenir o que Deus proibiu. Essa é uma responsabilidade coletiva da sociedade muçulmana. Requer que os mandamentos e proibições de Deus sejam aplicados como padrões de verdade e justiça. O que quer que Deus tenha ordenado é verdade e justiça e o que quer que Ele tenha proibido é falsidade e opressão. Consequentemente, proibir o que Deus proibiu é verdade e justiça. Existem vários versículos no Alcorão que ordenam justiça e proíbem opressão. Deus diz: “Deus ordena a justiça, a caridade, o auxílio aos parentes, e veda a obscenidade, o ilícito e a iniquidade. Ele vos exorta a que mediteis.” (Alcorão 16:90) E Deus diz: “...que o ódio aos demais não vos impulsione a serdes injustos para com eles. Sede justos, porque isso está mais próximo da piedade, e temei a Deus. Ele está bem inteirado de tudo quanto fazeis.” (Alcorão 5:8) E Deus diz: “...Se julgas (Ó Muhammad), julga entre eles com justiça. Deus ama os que são justos.” (Alcorão 5:42) E Deus diz: “Aqueles que ao julgarem, conforme o que Deus tem revelado, serão descrentes.” (Alcorão 5:44) No hadith o Mensageiro de Deus relata: “Deus diz: ‘Ó Meus servos, proibi a Mim mesmo a opressão e a tornei proibida entre vós. Então, não oprimais uns aos outros.’” (Saheeh Muslim) Esses são apenas alguns dos textos sagrados que mostram a natureza obrigatória de julgar com justiça e com o que Deus revelou. É um mandamento geral, igualmente aplicável ao que governa e ao que é governado. O poder político no Islã está vinculado a Lei de Deus. Não existe obediência a um governo se isso exigir desobediência à Lei de Deus. Essa foi a maneira como nossos predecessores virtuosos agiram sob a Lei Islâmica. Os líderes políticos são meramente designados para cuidar dos assuntos do estado. O verdadeiro governante é Deus. O Califa ou líder é apenas um dos muçulmanos, igual aos outros. Os muçulmanos são os que o selecionam e o colocam em autoridade. Podem monitorar suas atividades. Ele deve consultá-los. Se ele violar a Lei Islâmica e agir contra o bem-estar do povo, podem removê-lo de seu cargo. No passado, os líderes políticos do estado islâmico entendiam que justiça – pela qual os céus e a Terra são mantidos – é a base para governar no Islã. Amr b. al-As disse: “Não existe liderança política sem homens. Não existem homens disponíveis sem riqueza. Não pode haver riqueza sem uma civilização próspera. A civilização não pode prosperar sem justiça.” O Califa[1] Umar b. Abdulaziz escreveu a um de seus funcionários que queria permissão para fortificar sua cidade: “Sua fortificação é alcançada através de justiça e pela remoção da opressão de suas ruas.” Saeed b. Suwayd disse em um de seus discursos na cidade de Homs: “Ó povo, o Islã tem um muro impenetrável com um portão seguro. Seu muro é a verdade e seu portão é a justiça. O Islã continuará inviolável enquanto a autoridade política for rígida. Essa rigidez não é pela chibata ou espada, mas por julgar com verdade e aplicar justiça.” Footnotes: [1] Califa: da palavra árabe Khaleefah, ou Sucessor. Um termo usado para denotar o líder político da nação islâmica. leia o artigo original em: http://www.islamreligion.com/pt/articles/271/ |
· Enviado por admin em 14/04/2012 12:50 · 3603 Leituras · |
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