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Conceitos


Observamos, nestes dias, os seguidores de doutrinas desviadas e princípios infundados, que as(os) seguem em seu conteúdo e forma, as(os) assumem em seu interior e exterior e esbanjam o seu dinheiro e a sua vida para fazê-las(los) triunfar e para protegêlas( los). Podemos, acaso, chamar a essas pessoas crentes e homens de fé? Em termos absolutos, não, mesmo que possamos chamá-los de crentes, porém no infundado, que é no que crêem.

Como disse Deus, Altíssimo:



"Não reparaste naqueles que foram agraciados com uma parte do livro? Crêem em feitiçaria e no sedutor". (4ªSurata, versículo 51)

Podemos utilizar a palavra "fé", qualificando-a. Como Deus disse:



"E a sua maioria não crê em Deus, sem atribuir-Lhe parceiros." (12ªSurata, versículo 106)

A fé, no sentido estrito, só está conceituada neste sentido, tal como se menciona no Alcorão, na Sunna e na linguagem dos ulemás, e não é válida outra denominação, que não seja neste sentido: crença em Deus, o Senhor Único, Dono das Suas Vontade e Autoridade. A Ele pertence a submissão absoluta, e não se associa outros a Ele, dentre os submissos. Crença em tudo o que Ele revelou ao Seu Profeta, a respeito dos anjos e mensageiros, no Dia do Juízo Final e na Predestinação, tanto boa como má.

Quem tem esta crença é o crente (mu'min). Se ele transgredir qualquer uma dessas crenças, hesitando ou expressando dúvidas, perderá a qualidade de fiel e é excluído dos crentes.

*4 - Sobre o conhecimento, no sentido estrito, como a gramática e a química, os nossos sábios têm muitos conceitos. O conceito mais claro e afastado de complicações é de Sarton: "O conhecimento é um conjunto de certezas verificadas, classificadas." Ao se dizer "conhecimento", excluem-se os sentimentos e as imaginações. Ao se dizer "verificadas", excluem-se as hipóteses e as suposições, e ao se dizer "classificadas", excluem-se os conhecimentos dispersos e desorganizados.
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