Fones: (12) 3624-8602 / 3411-1940
Email: siteluzdoislam@gmail.com

Hierarquia dos Artigos
Início dos Artigos » Artigos sobre o Islam » Orações Congregacionais
Tamanho da Fonte
Orações Congregacionais

Guie-nos à senda recta

Natureza e Qualidade de Liderança

Toda a vida de um muçulmano é uma vida de oração: a terra inteira é, para ele, uma "mesquita" onde só há um Deus para se adorar. A relação entre o Imam e seus seguidores na oração congregacional foi, portanto, também elaborada de modo a nos proporcionar lições importantes sobre liderança; como vocês devem se relacionar com os seus líderes fora da mesquita, quais são os deveres e direitos deles; como e em que vocês devem obedecê-los; o que devem fazer se eles cometerem enganos; até que ponto vocês devem segui-los quando eles estiverem errados; em que circunstância vocês tem o direito e o dever de apontar os erros deles; quando vocês podem exigir que eles corrijam seus erros; e, em que situação vocês podem removê-los da liderança. Como moldar a vida e organização comunitária de vocês é uma das coisas que vocês podem aprender cinco vezes por dia em qualquer mesquita.

Considerem somente alguns poucos princípios evidentes e importantes em relação ao Imam e à orientação que ele nos proporciona em nosso existência.

Piedade e Devoção

Um: Um Imam deve ser o melhor (entre vocês) de carácter, piedade e probidade. Ele deve possuir o maior conhecimento de Islam, especialmente do Alcorão, que os outros. Ele deve ter uma idade madura. O Profeta (SAAS) também explicou quais dessas qualidades são mais importantes que as outras. Isto também diz a vocês quais os atributos que devem considerar ao escolher um líder para a comunidade ou estado.

Representatividade Majoritária

Dois: Um Imam deve ser apreciado e respeitado pela maioria da congregação; ninguém deve liderar as orações contra a vontade deles. Este é mais um princípio importante para se eleger um líder.

Simpatia e Compaixão

Três: Um Imam deve saber liderar a congregação na oração de modo tal que nenhum incomodo é causado nem mesmo aos mais antigos da congregação. Ele não deve fazer longas recitações ou praticar ruku' e sujud demorados, que podem até agradar aos mais jovens, fortes e saudáveis e àqueles que dispõem de bastante tempo livre. Ele deve observar também aqueles que são idosos, doentes e fracos, e os que tem ocupações de trabalho. O Profeta (SAAS) estabeleceu um exemplo de bondade, compaixão e amor: se ouvisse o choro de criança enquanto estava liderando a congregação na oração, costumava reduzi-la para que as mães, se estivessem atrás dele, pudessem sair rapidamente. (Bukhari, Muslim).

Vacância de Função

Quatro: Se um acidente acontece durante a liderança da oração, o Imam deve prontamente passar sua função a um dos homens detrás dele. Isto quer dizer que é compulsório também ao líder de uma nação, renunciar quando ele se sentir incapaz de cumprir suas funções. Nisto não há qualquer vergonha, nem o egoísmo deve impedi-lo de assim fazer.

Obediência aos Líderes

Cinco: Os actos de um Imam devem ser rigorosamente emulados. Mover-se antes que ele o faça é rigidamente proibido, tanto que, de acordo com certa Tradição (Hadice), aquele que se curvar ou prostrar antes que o Imam o faça será ressucitado na forma de um asno (Bukhari, Muslim). Aí os cidadãos de uma nação são ensinados a respeito de como eles devem obedecer aqueles que os governam.

Criticar e Corrigir Erros

Seis: Um Imam (também) pode cometer um engano no Salat (culto). Por exemplo, ele pode levantar-se invés de sentar-se, ou sentar quando deveria se levantar. Tais erros podem ser apontados a ele dizendo-se "Subhanallah" (Glória a Deus). Dizer Subhanallah quando o Imam comete em engano significa: Só Deus é puro, santo e acima do erro; como és um ser humano, não é surpreendente que cometa um engano, mas corrija-se. Assim alertado, incumbe ao Imam corrigir seu engano sem qualquer hesitação ou embaraço, sem qualquer sensação de perda de prestígio.

Se, após tal aviso da necessidade de corrigir, o Imam tiver a convicção de estar certo ele pode continuar como achar melhor, e em tal caso, é dever da congregação acompanhá-lo apesar de saber que ele está errado. Após terminar o culto, os seguidores tem o direito de tentar convencer o Imam de que se enganou e exigir-lhe que conduza o culto novamente.

Não Há Obediência no Pecado

Sete: Este procedimento está restrito às situações que envolvem equívocos de menor monta. Mas se o Imam, contrariando as Sunna
Navegação de Artigos:
<< Artigo Anterior || Próximo Artigo >>

Compartilhar esse Artigo:
Url
BBCode
HTML

Centro Islâmico de Taubaté © 2009-2023, todos os direitos reservados.
Rua Benedito Silveira Moraes, 221, Bairro Jardim do Sol - Taubaté - SP. CEP: 12070-290. Fones: (12) 3624-8602 / 3411-1940.
E-mail:
siteluzdoislam@gmail.com

5,620,834 visitas únicas

site desenvolvido por www.wsdbrasil.com.br

Powered by PHP-Fusion copyright © 2002 - 2023 by Nick Jones. Released as free software without warranties under GNU Affero GPL v3