Fone: (12) 9 9756-0966
Email: siteluzdoislam@gmail.com

Hierarquia dos Artigos
Início dos Artigos » Pilares do Islam » Hajj - Seus Méritos e Virtudes
Tamanho da Fonte
Hajj - Seus Méritos e Virtudes
Abu Huraira (R) também relatou que o Profeta (S) disse: “A Umra (visita a Makka), seguida de outra Umra, expia as faltas cometidas entre as duas. A recompensa para uma peregrinação (livre de vícios) é nada menos que o Paraíso.” (Tradição narrada por Bukhári, nº 1683 e Musslim, nº 1349).
Aicha (R) relatou: “Certa ocasião perguntei ao Profeta (S): ‘Ó Mensageiro de Allah, nós (as mulheres) não deveríamos sair e lutar pela causa de Allah?’ O Profeta disse: ‘A melhor forma de jihad pela causa de Allah, no vosso caso (as mulheres), é a peregrinação livre de todo o vício.” Depois de ouvir isso, nunca mais deixei de peregrinar. (Tradição narrada por Bukhári, nº 1762).
Amr Ibn al ‘As relatou que o Profeta (S) disse: “A peregrinação derruba tudo que se praticou antes dela.” (Tradição narrada por Musslim, 121).
Abdullah Ibn Mass’ud (R) relatou que o Mensageiro de Allah (S) disse: “Cumpri a peregrinação e a visita, porque elas eliminam a pobreza e os pecados como o fogo elimina os defeitos do ferro, do ouro e da prata.” (Tradição narrada por Tirmizi, 810, Nassá’i, nº 2631). A tradição foi classificada como fidedigna pelo Albáni em seu livro: “Assaulsula Assahiha”, nº 1200.
Ibn Omar (R) relatou que o Profeta (S) disse: “O combatente pela causa de Allah, o peregrino e o visitante que atenderam a ordem de Allah, se Lhe pedirem algo Ele o concederá.” (Tradição narrada por Ibn Mája, nº 2893). A tradição é boa e classificada como tal pelo Albáni em seu livro: “Assaulsula Assahiha”, nº 1820).

6. Os Benefícios da Peregrinação

Allah, exaltado seja, diz: “Para testemunharem os benefícios que lhes foram dados.” (22:28).

Os benefícios: Terrenos e Religiosos.


Quanto aos religiosos consegue-se a satisfação de Allah, exaltado seja, volta-se com perdão de todos os pecados, aufere as excelentes recompensas que só existem naqueles locais. A oração na Mesquita Sagrada, por exemplo, equivale a cem mil orações. Não existem tawaf (circungiração) nem Sa’i (percorrer a distância entre Safa e Marwa) a não ser naqueles locais.

Entre os benefícios está o encontro com os muçulmanos, o conhecer as suas situações, encontrar-se com os sábios, beneficiar-se deles e expor os problemas a eles.

Quanto aos benefícios terrenos, está o comércio e os outros tipos de lucros relacionados com a peregrinação.


7. Quanto às regras da peregrinação e as suas influências sobre as pessoas:

O cumprimento dos rituais da peregrinação possui inúmeras virtudes e regras enormes. Quem tiver sucesso em compreendê-las e agir de acordo com elas terá muito bem sucedido. Entre elas:
- A viagem para a peregrinação para cumprir os rituais onde se lembra de Allah e da Outra Vida. Como na viagem a gente se separa da família, dos filhos e da pátria, a viagem para a Outra Vida se parece com isso.
- Como o peregrino aumenta a sua provisão para poder chegar aos locais Sagrados, ele se lembra que na sua viagem para o seu Senhor deve levar provisões para atingir sua segurança. A respeito disso, Allah, exaltado seja, diz: “Equipai-vos de provisões, mas sabei que a melhor provisão é a devoção.” (2:197).
- Como a viagem é um pedaço de sofrimento, a viagem para a outra vida é um sofrimento muito maior. Perante a pessoa estão: a agonia, a morte, o túmulo, a congregação, o prestar contas, a balança, a sirat (ponte sobre o Inferno) então o Paraíso ou o Inferno. Feliz é quem Allah, exaltado seja, salva.
- Quando o peregrino coloca as duas peças do ihram não se lembra a não ser de sua mortalha com que será amortalhado. Isso o leva a se livrar das desobediências e dos pecados. Da mesma forma que se livrou das roupas, deve se livrar dos pecados. Da mesma forma que coloca as duas peças de vestimenta, brancas, limpas, da mesma forma deve o seu coração e seus órgãos estarem brancos, sem serem maculados por pecado ou desobediência.
- Ao dizer no Micat (limite onde se cloca o ihram) Labbaika Allahuma labaik (Eis-me aqui ó Allah, eis-me aqui), isso quer dizer que está atendendo à convocação de seu Senhor. Como pode continuar cometendo pecados, não atendendo à convocação de seu Senhor para abandoná-los e possa dizer: Labbaika Allahumma labaik, ou seja, estou atendendo a Sua ordem de abandonar os pecados. Já é hora de abandoná-los.
- Ao abandonar as proibições durante seu ihram, ocupando-se em entoar o atendimento e a recordação mostra a situação que o muçulmano deve ter. Nisso há uma instrução a ele e um costume para a alma nisso. Ele treina a si e se educa em deixar as coisas normalmente permitidas, porém Allah as proibiu aqui. Não é permitido cortar as unhas, os cabelos, usar perfume etc. Como consegue ultrapassar os limites das proibições de Allah em todos os lugares e tempos?
- O seu ingresso na Casa Sagrada que Allah tornou segura para as pessoas faz o servo lembrar-se da segurança no Dia da Ressurreição. Que a pessoa só consegue alcançar com empenho e cansaço. A coisa mais importante em que a pessoa crê no Dia da Ressurreição é o monoteísmo e o abandono de atribuição de parceiros a Allah. A respeito disso, Allah, exaltado seja, diz: “Os crentes que não obscurecerem a sua fé com injustiças obterão a segurança e serão iluminados. (6:82).
Navegação de Artigos:
<< Artigo Anterior || Próximo Artigo >>

Compartilhar esse Artigo:
Url
BBCode
HTML

Centro Islâmico de Taubaté © 2009-2023, todos os direitos reservados.
Rua Benedito Silveira Moraes, 221, Bairro Jardim do Sol - Taubaté - SP. CEP: 12070-290. Fone: (12) 9 9756-0966.
E-mail:
siteluzdoislam@gmail.com

6,281,381 visitas únicas

site desenvolvido por www.wsdbrasil.com.br

Powered by PHP-Fusion copyright © 2002 - 2023 by Nick Jones. Released as free software without warranties under GNU Affero GPL v3