Fone: (12) 9 9756-0966
Email: siteluzdoislam@gmail.com

Hierarquia dos Artigos
Início dos Artigos » Ramadan » Como Receber Ramadan
Tamanho da Fonte
Como Receber Ramadan

Por isso, é necessário o arrependimento pela negligência da oração porque representa um dos pilares do Islam. O Profeta (S) recomendou, no final de sua vida, no estertor da morte: "A oração, a oração e quem está sob o seu compromisso." (compilado por Ahmad).

Ômar (R) costumava dizer: "A coisa mais importante para mim com vocês é a oração. Quem a perder perderá mais ainda as outras coisas." Disse, também: "Quem a perder o seu Islam será duvidoso."

Quem for descuidado com uma obrigação não dever ser em outro com o argumento que é descuidado com o primeiro. Assim, irá reunir pecados dos dois lados. A obrigação é cumprir todas as obrigações, sem descuidar nenhuma delas.

E Allah tem mais conhecimento.


6 – Quem pode jejuar não pode quebrar o jejum sob nenhuma hipótese.

Pergunta:

Minha pergunta diz respeito ao cumprimento do jejum. O problema é que, por ignorância, deixei de jejuar durante um mês de Ramadan quando estava cursando o curso médio. Deixei de jejuar dois meses. Hoje, porém, cumpro o jejum, graças a Allah. Estou muito arrependido de minha negligência. Porém, encontro dificuldade em jejuar por causa de meu vício de fumar e não por problema de saúde. Posso pagar penitência financeira em lugar de jejuar?


Fatwa: Louvado seja Allah e que a Sua paz e graça esteja com o Rassulullah, com seus familiares e com seus companheiros.

Você, caro irmão, deve repor o jejum que deixou de cumprir, pedido perdão e se arrependendo do que cometeu. Você não pode pagar com penitência monetária enquanto puder jejuar. Você deve se livrar do péssimo vício de fumar e o que pode gerar de doenças. Que Allah lhe conceda saúde.


7 – A influência do jejum na solidariedade da sociedade

Pergunta:

"Caros irmãos: Pergunto a respeito da influência do jejum na realização da solidariedade da sociedade. Peço a Allah a que nos oriente para o bem e o melhor.


Fatwa: Louvado seja Allah e que a Sua paz e graça esteja com o Rassulullah, com seus familiares e com seus companheiros.

O jejum possui uma posição muito importante no Islam. Ele é o seu quarto pilar depois dos testemunhos, da oração e da zakat. Entre seus benefícios é a conquista do amor e da solidariedade entre os membros da sociedade. Os muçulmanos ricos, quando sentem os efeitos da fome em seu jejum lembram-se da situação dos pobres que sofrem de fome na maior parte de seu tempo, não apenas durante o Ramadan. Isto os faz destinar caridades aos pobres. Isto gera o amor e a amizade na sociedade. Há um movimento de estímulo para proporcionar alimento para a quebra do jejum dos pobres e necessitados.

Acrescento a isso o que acontece durante o jejum de a sociedade se solidariezar a iniciar o jejum no mesmo horário e quebrá-lo no mesmo horário. Isto aumenta os significados da cooperação, do vínculo e da união na sociedade.


8 – Os benefícios de se abster dos desejos físicos pelo jejuador

Pergunta: Porque não se pode ter relações sexuais durante o mês de Ramadan?

Fatwa: Louvado seja Allah e que a Sua paz e graça esteja com o Rassulullah, com seus familiares e com seus companheiros.

O mês de Ramadan é um período de benefícios que Allah concedeu aos Seus servos para fortalecer sua fé, aumentar a sua piedade e aumentar sua relação com seu Senhor. Allah, Exaltado seja, diz: "Ó crentes, está-vos prescrito o jejum, tal como foi prescrito aos vossos antepassados, para que temais a Allah." (2:183).

Os dois compêndios de Bukhári e Musslim narram o relato de Abu Huraira (R) de que o Profeta (S) disse: "Allah disse: 'Todo ato do filho de Adão pertence a ele, menos o jejum. Ele é Meu e Eu recompenso por ele."

Outro relato diz: "Deixa sua comida, sua bebida e seus desejos por Minha causa."

É sabido que o abster-se de comer, beber e dos desejos sexuais é durante o dia de Ramdan e não durante a noite, para que haja muitos benefícios por trás disso que só serão conquistados por meio do jejum. Allah estabeleceu o jejum para educar a pessoa que jejua, restringindo-se dos desejos, educando, assim, o muçulmano através daquela força de vontade, fazendo-o dominar os seus desejos. Consegue, assim, dominar a sua vontade e conseguir restringi-la. Desta forma, ele se submete às ordens de Allah, obedecendo as suas determinações e proibições, preferindo isso aos desejos físicos. Os desejos sexuais são os mais fortes desejos físicos. É exigido do muçulmano dominá-los para não cometer o pecado e isso é conseguido por meio do jejum.

Navegação de Artigos:
<< Artigo Anterior || Próximo Artigo >>

Compartilhar esse Artigo:
Url
BBCode
HTML

Centro Islâmico de Taubaté © 2009-2023, todos os direitos reservados.
Rua Benedito Silveira Moraes, 221, Bairro Jardim do Sol - Taubaté - SP. CEP: 12070-290. Fone: (12) 9 9756-0966.
E-mail:
siteluzdoislam@gmail.com

6,665,919 visitas únicas

site desenvolvido por www.wsdbrasil.com.br

Powered by PHP-Fusion copyright © 2002 - 2023 by Nick Jones. Released as free software without warranties under GNU Affero GPL v3