Fone: (12) 9 9756-0966
Email: siteluzdoislam@gmail.com

Hierarquia dos Artigos
Início dos Artigos » Ramadan » Como Receber Ramadan
Tamanho da Fonte
Como Receber Ramadan

4 – A recompensa pelo jejum durante calor intenso.


Pergunta: "Qual é a recompensa de quem jejua em dia de intenso calor?"


Fatwa: Louvado seja Allah e que a Sua paz e graça esteja com o Rassulullah, com seus familiares e com seus companheiros.

Há no jejum muitos benefícios e excelente recompensa em Allah. É um dos mais meritórios cultos, quer seja obrigatório ou voluntário.

Quem jejuar um só dia, com fé e esperança, Allah o distancia do fogo setenta anos.

Os dois compêndios de Bukhári e Musslim incluem que o Profeta (S) disse: "Quem jejuar um dia pela causa de Allah, Ele colocará uma distância entre o jejuador e o Fogo de setenta invernos (anos)."


O hadice mostra que qualquer dia jejuado pelo servo, com fé e esperança, proporcionará ao servo a recompensa citada. Se houver dificuldade no jejum por causa do dia ser longo ou de calor intenso, a recompensa é maior. O Profeta (S) disse a Aicha (R): "Você receberá de recompensa de acordo com a sua dedicação e dispêndio." (Narrada pelo Baihaqui e Musslim).


5 – Não há desculpa de não jejuar durante o mês de Ramadan com o argumento de não praticar a oração.

Pergunta: "Qual é a sentença para quem quebra o jejum alguns dias de Ramadan, em segredo, com o argumento de que não pratica a oração?


Fatwa: Louvado seja Allah e que a Sua paz e graça esteja com o Rassulullah, com seus familiares e com seus companheiros.

O jejum durante o mês de Ramadan é uma obrigação de todo muçulmano, púbere, residente (que não está em viagem) e possibilitado (o que não está doente). Não é permitido que o muçulmano deixe de jejuar um dia de Ramadan a não ser por motivo legal. Se deixar de jejuar oculta ou manifestamente, sem motivo, comete pecado grave. Allah, o Altíssimo é Observador de Seus servos, que nada se oculta d'Ele: "Ele (Allah) conhece os olhares furtivos e tudo quanto ocultam os corações." (40:19). "De Allah nada se oculta, tanto na terra como nos céus." (3:5). "Ele conhece tudo quanto existe nos céus e na terra, assim como também conhece tudo quanto ocultais e tudo quanto manifestais." (64:4).

Quem comete este pecado deve se arrepender com sinceridade, pois Allah aceita o arrependimento de quem se arrepende. Ele diz: "Dize: Ó servos Meus, que se excederam contra si próprios, não desespereis da misericórdia de Allah; certamente, Ele perdoa todos os pecados, porque Ele é o Indulgente, o Misericordiosíssimo." (39:53).

O arrependimento é repor os dias não jejuados, e arrepender-se do que fez. È necessário que se comprometa a não mais voltar a cometê-lo. Se isto for quanto ao jejum, a oração é mais importante. Ela é o pilar central do Islam. O Profeta (S) disse: "Querem que os informe qual é a principal coisa, qual é o seu pilar principal, e qual é o seu ápice? A principal coisa é o Islam; seu pilar principal é a Oração e o seu ápice é o jihad pela causa de Allah.(Compilado Ahmad)

Allah adverte e ameaça quem a perde com severo castigo. Ele, Exaltado seja, diz: "Sucedeu-lhes, depois, uma descendência que perdeu a oração e se entregou às concupiscências. Porém, logo terão o seu merecido castigo." (19:59).

Se você deixar de praticar a oração, alguns teólogos classificaram quem o fizer de incrédulo, com base nas palavras do Profeta (S): "O compromisso que há entre nós e eles é a oração. Quem a deixar comete incredulidade." (Compilado por Tirmizi).

A oração é o primeiro ato pelo qual o servo irá prestar contas, de acordo com as palavras do Profeta (S): "A primeira coisa pela qual o servo será julgado no Dia da Ressurreição será a oração. Se for correta, será bem-sucedido e se salvará. Se for incorreta, será perdedor." (compilado por Nissá-i).

Navegação de Artigos:
<< Artigo Anterior || Próximo Artigo >>

Compartilhar esse Artigo:
Url
BBCode
HTML

Centro Islâmico de Taubaté © 2009-2023, todos os direitos reservados.
Rua Benedito Silveira Moraes, 221, Bairro Jardim do Sol - Taubaté - SP. CEP: 12070-290. Fone: (12) 9 9756-0966.
E-mail:
siteluzdoislam@gmail.com

6,666,068 visitas únicas

site desenvolvido por www.wsdbrasil.com.br

Powered by PHP-Fusion copyright © 2002 - 2023 by Nick Jones. Released as free software without warranties under GNU Affero GPL v3