1. As relações próximas do Profeta com seus companheiros :
Isto é sabido já que temos relatos detalhados da biografia do Profeta. O Profeta é o exemplo que deveríamos emular em todos nossos assuntos. Yarir b. Abdullah disse: O profeta ( ) não me impediu que me sentasse com ele desde que eu aceitei o Islã. Sempre sorria quando me olhava. Uma vez me queixei com ele, já que não podia andar a cavalo e me deu um leve golpe no peito e suplicou a Deus, dizendo:
“Oh Deus! Segura-o e converte-o em uma pessoa que guie os demais e que seja uma fonte de orientação. (Bukhari, 5739).
2. O Profeta ( ) costumava entreter seus companheiros e brincavacom eles: Anas b. Malik disse que o Mensageiro de Deus era a pessoa mais educada. Tenho um irmão menor cujo nome é Abu Umair ele costumava brincar com um pequeno pássaro chamado ’An-Nughair’. O Profeta lhe disse: Abu Umair! Que foi que o Nughair te fez? (Muslim, 2150).
O Profeta ( ) não só entretinha seus companheiros com palavras, mas também os divertia brincando. Anas b. Malik disse: Um beduíno chamado Zahir b. Haram dava presentes ao Profeta e ele também lhe dava presentes. O Profeta disse: Zahir é nosso deserto, e nós somos sua cidade. O Profeta se aproximou, enquanto ele estava vendendo suas mercadorias, abraçou-o por trás, e este não o viu. Logo disse: Soltame! Quando percebeu que era o Profeta ( )quem o estava abraçando, pressionou suas costas contra o peito do Mensageiro! O Mensageiro de Deus lhe disse: Quem compraria este escravo para mim? Zahir disse: Mensageiro de Deus, não valho nada!. O Mensageiro de Deus então, disse-lhe: Deus não te considera sem valor!. .Tu és valioso e precioso para Deus. (Ibn Hibban, 5790).
3. Consultava seus companheiros
O Profeta ( ) consultava seus companheiros e tinha em conta suas opiniões e pontos de vista em assuntos e problemas nos quais não se revelavam os textos sagrados. Abu Hurairah disse: Não vi uma pessoa mais entusiasta pelos conselhos sinceros de seus companheiros que o Mensageiro de Deus (Tirmidhi,1714).
4. Visitar os enfermos, fossem ou não muçulmanos
O Profeta ( ) se preocupava com seus companheiros e se assegurava que estivessem bem. Se soubesse que alguém estava doente, corria para visitá-lo, com quem estivesse com ele. Não só visitava os muçulmanos como também aqueles que não eram muçulmanos e que estavam doentes.
Anas b. Malik disse:
Um rapaz judeu prestava serviços ao Profeta ( ) e adoeceu. Então o Profeta disse: .Vamos visitá-lo.. Foram vê-lo e encontraram seu pai sentado ao seu lado; o Mensageiro de Deus disse: .Testemunhe que não há outro verdadeiro deus merecedor de adoração que não seja Deus e eu intercederei por ti no Dia da Ressurreição. .O rapaz olhou seu pai , que lhe disse: ’Obedece a Abul-Qasim!25’ Então o rapaz disse: .Não há outro verdadeiro deus merecedor de adoração que Deus, e Muhammad é o último Mensageiro.. O Profeta disse: .Todos os louvores cabem a Deus, Quem o salvou do Fogo do Inferno.. (Ibn Hibban, 2960).
5. Era agradecido com a bondade das pessoas com ele, e a recompensava generosamente.
Abdullah b. Umar narrou que o Mensageiro de Deus ( ) disse: Quem busque refugiar-se em Deus de seu demônio, não será prejudicado. Quem te pede algo por Deus, entrega-lhe. Quem te convida, aceita seu convite. Quem te faz um favor ou um ato de bondade, paga-lhe de forma similar; mas se não encontras como recompensá-lo, então suplica a Deus por ele continuamente, até que consideres que o hás recompensado. (Ahmad, 6106)
A’ishah disse: O Mensageiro de Deus aceitava presentes e os recompensava com generosidade.. (Bukhari, 2445)
|