Fone: (12) 9 9756-0966
Email: siteluzdoislam@gmail.com

Hierarquia dos Artigos
Início dos Artigos » Variedades » Não fique triste
Tamanho da Fonte
Não fique triste



O passado expirou!

Lembrar do passado e interagir com ele fazendo-o regressar, entristecendo-se com suas tragédias é desespero e loucura, é assassinar a vontade, é desperdiçar a vida atual, os sensatos arquivam o passado, trancam-no eternamente na cela do esquecimento, restringem-no na prisão da negligencia para jamais ser retirada,pois ele passou,expirou, a tristeza não o faz retornar e a angústia não o repara, não viva no pesadelo do passado e sob seus auspícios, livre-se de seu fantasma, quer devolver o rio à sua fonte? O sol ao seu nascente? A criança ao ventre da mãe? A lágrima ao olho?

Interagir ansiosamente com o passado, queimar-se com seu fogo e bater sempre a sua porta, é algo trágico, aterrorizante e assustador.

Ler o livro do passado é desprezar o presente, desperdiçar o esforço, desaproveitar o momento.

Allah mencionou as nações e o que fizeram dizendo: Aquela é uma nação que já passou.

(Alcorão1:134) E disse a Seus próximos: Para que vos não desespereis, pelos (prazeres) que vos foram omitidos,nem vos exulteis por aquilo com que vos agraciou.(Alcorão57:23)

O nosso sofrimento está em descuidarmos do presente e vivermos o passado, negligenciarmos nossas lindas moradas para agonizarmos diante das ruínas e mesmo que todos os humanos e gênios se unissem não conseguiriam restaurar o passado, pois isso é impossível.

As pessoas não olham para trás, o vento avança, a água flui e o comboio sempre seguindo em frente, não contrarie as regras da vida!



Viva seu dia.

Ao amanhecer não espere o anoitecer, e quando anoitecer não espere o amanhecer, somente pelo hoje viverá, nem o ontem que passou levando consigo o que proporcionou de bem ou mal, nem o amanhã que ainda não existe, a sua vida é um dia!

O passado expirou, o futuro é invisível, viva o plausível, viva o momento!

Então, faça desse dia a sua eternidade como se nascesse nele e morresse nele, assim sua vida não será afetada pelo sofrimento do passado e seus tormentos, e nem pelo fantasma assustador de anteceder o futuro.

Concentre o seu foco e se importe somente com seu dia, seja criativo e direcione todo seu esforço para esse dia, hoje é imprescindível que faça uma salat (oração) humilde e sincera, uma recitação prudente, refletir com criatividade, ser equilibrado em qualquer situação, estar satisfeito com o que lhe foi destinado, cuidar do aspecto e higiene corporal e ser benéfico para os outros.

Partilhe as horas do dia em que você vive, faça dos seus minutos anos e dos seus segundos meses, cultive a bondade, apresente o belo, peça perdão por eventuais pecados, lembre-se do seu Criador, prepare-se para a partida, assim viverá o seu dia alegre, tranqüilo, sossegado e feliz, satisfeito com o que possui satisfeito com sua esposa, seus filhos, sua casa, seu trabalho e sua posição.

Recebe, pois, o que tenho concedido, e sê um dos agradecidos!(Alcorão 7:144).

Assim viverá o seu dia sem tristeza nem alarme, sem ódio, raiva ou inveja.

Se hoje você come um saboroso pão quente, que mal lhe fez o pão seco de ontem, ou o pão ausente do amanhã? E se hoje você bebe água fria e potável, porque se entristecer pela água salgada do ontem ou se atribular pela água (provavelmente impura e quente) do amanhã.

Se você for sincero consigo mesmo, firmemente determinado, se submeterá a teoria de que:

Viverei somente esse dia, aproveitarei cada momento na reconstrução da minha personalidade, no desenvolvimento do meu talento, no aprimoramento do meu linguajar, não mentirei nem difamarei nem cometerei injustiças.

Somente por hoje, organizarei minha casa, meu escritório, minha biblioteca, nada de desordem e tumulto.

Por hoje viverei, então, me esforçarei ao máximo obedecendo ao Criador, farei minha oração (salat) com primor, observarei as orações voluntárias, recitarei o Alcorão com prudência, farei uma leitura útil...

Por hoje viverei, então, plantarei a bondade em meu coração e desenraizarei dele a árvore da maldade e tudo que ela contém de impureza, inveja, hipocrisia e rancor.

Somente por hoje viverei, então, serei benevolente com o próximo, oferecerei somente o belo, visitarei um enfermo, seguirei um féretro, orientarei o perdido, alimentarei o faminto, apoiarei o oprimido, levarei alívio ao angustiado, terei misericórdia dos novos e consideração e respeito pelos idosos.

Ó passado que se foi! Não lamentarei a sua partida e não desperdiçarei o meu tempo lembrando-me de você, pois você nos abandonou e partiu e não nos voltará até a eternidade.

Ó futuro, você pertence ao mundo invisível, portanto, não vou lidar com sonhos e nem me entregar às ilusões.
Navegação de Artigos:
<< Artigo Anterior

Compartilhar esse Artigo:
Url
BBCode
HTML

Centro Islâmico de Taubaté © 2009-2023, todos os direitos reservados.
Rua Benedito Silveira Moraes, 221, Bairro Jardim do Sol - Taubaté - SP. CEP: 12070-290. Fone: (12) 9 9756-0966.
E-mail:
siteluzdoislam@gmail.com

6,793,964 visitas únicas

site desenvolvido por www.wsdbrasil.com.br

Powered by PHP-Fusion copyright © 2002 - 2023 by Nick Jones. Released as free software without warranties under GNU Affero GPL v3