Fones: (12) 3624-8602 / 3411-1940
Email: siteluzdoislam@gmail.com

Hierarquia dos Artigos
Início dos Artigos » Histórias dos Profetas » Qual é o status dos profetas no Islam?
Tamanho da Fonte
Qual é o status dos profetas no Islam?

https://masjidarrahman.com.au/wp-content/uploads/2017/12/muhammad-2249704_1920.jpg

 

Todos os louvores são para Allah.

Superioridade de alguns Profetas sobre outros:

Allah, Abençoado e Exaltado seja, nos disse que Ele fez com que alguns dos Profetas sobressaíssem em relação a outros. Ele, Glorificado e Exaltado seja, diz (interpretação do significado):

“E teu Senhor é bem Sabedor de quem existe nos céus e na terra. E, com efeito, Nós preferimos alguns dos profetas a outros, e concedêramos a Davi os Salmos.” [Al-Isra’ 17:55]

Os Mensageiros são superiores aos Profetas?

A Ummah concordou unanimemente que os Mensageiros são superiores aos Profetas, e os Mensageiros variam em status, como Allah, Exaltado seja, diz (interpretação do significado):

“Desses Mensageiros, preferimos uns a outros. Dentre eles, há aquele a quem Allah falou; e a algum deles Ele elevou em escalões e concedemos a Jesus, Filho de Maria, as evidências e amparamo-lo com o Espírito Sagrado. E se Allah quisesse, não se haveriam entrematado os que foram depois deles, após lhes haverem chegado as evidências. Mas discreparam. Então, dentre eles, houve quem cresse e dentre eles, houve quem renegasse a Fé. E, se Allah quisesse, não se haveriam entrematado. Mas Allah faz o que deseja.” [Al-Baqarah 2:253]

Para saber a diferença entre um Mensageiro e um Profeta, consulte as respostas às perguntas n° 5455 e 11725 .

O melhor dos Mensageiros:

Os melhores dos Mensageiros e Profetas são cinco:

Muhammad (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele), Nuh, Ibrahim, Mussa e ‘Issa (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre todos eles).

Estes são “os dotados de firmeza entre os mensageiros”. Allah, Exaltado seja, diz (interpretação do significado):

“Então, pacienta, como pacientaram os dotados de firmeza, entre os Mensageiros, e não lhes apresses o castigo...” [Al-Ahqaf 46:35]

Eles são nomeados em dois lugares no Alcorão:

  • “E quando firmamos a aliança com os profetas, e contigo e com Noé e com Abraão e com Moisés e com Jesus, filho de Maria. E firmamos sólida aliança com eles.” [Al-Ahzab 33:7]
  • “Da religião, Ele legislou, para vós, o que recomendara a Noé, e o que te revelamos, e o que recomendáramos a Abraão e a Moisés e a Jesus: "Observai a religião e, nela, não vos separeis." É grave para os idólatras aquilo a que os convocas. Allah atrai, para Ele, quem Ele quer, e guia, para Ele, quem se Lhe volta contrito.” [Ash-Shura 42:13]

Allah, Exaltado seja, escolheu alguns deles para Seu favor, concedendo-lhes presentes em virtude dos quais se tornaram superiores.

Al-Qurtubi disse em seu Tafsir (3/249):

“Dizer que alguns deles foram favorecidos em detrimento de outros é apenas em razão do que lhes foi concedido quanto a virtudes e apoio.”

  • Assim, Ele fez com que Nuh se sobresaísse, tornando-o o primeiro dos mensageiros para o povo da terra e chamando-o de servo agradecido.
  • Ele fez com que Ibrahim se sobresaísse ao tomá-lo como um amigo íntimo (Khalil):

“E Allah tomou Ibrahim como um amigo íntimo” [An-Nissa’ 4:125]; e fazendo dele um líder para o povo:

“[Allah] disse: Por certo, farei de ti dirigente para os homens” [Al-Baqarah 2:124]

  • Ele fez com que Mussa se sobressaísse ao falar diretamente com ele:

[Allah] disse: “Ó Mussa! Por certo, escolhi-te, sobre todas as pessoas, para Minhas mensagens e Minhas palavras; então, toma o que te concedi e sê dos agradecidos” [Al-A’raf 7:144]

E Ele o escolheu para Si mesmo, como Ele diz:

"E escolhi-te para Mim [para transmitir Minha mensagem]” [Ta-Ha 20:41]

E Ele fez com que ele fosse ressuscitado sob Seu olhar atento:

“E lancei sobre ti amor, de Minha parte, e isso para que fosses criado diante de Meus olhos” [Ta-Ha 20:39]

  • Ele fez com que ‘Issa se sobressaísse ao torná-lo um Mensageiro de Allah através de Sua palavra, concedida a Mariam. Issa foi uma alma criada por Ele, que falou ao povo desde o berço.

Os Profetas também se superam de outras maneiras:

Shaikh Al-Islam Ibn Taimiyah (que Allah tenha misericórdia dele) disse em Majmu’ Al-Fatawa (35/34):

“Na verdade, em alguns casos, a missão profética baseava-se na soberania ou no domínio. Portanto, um Profeta pode ser de três tipos:

  1. O que foi rejeitado sem ter sido seguido ou obedecido, então ele foi um profeta a quem não foi dada soberania ou domínio.
  2. Ou ele foi obedecido, o que é uma espécie de soberania ou domínio, porém se ele apenas ordenou o que lhe havia sido ordenado, então ele é um servo-mensageiro que não possuía qualquer soberania.
  3. No entanto, se lhe fosse permitido ordenar o que quisesse, esse seria o estatuto de um soberano ou de um rei, como foi dito a Suleiman:

"Este é Nosso Dom. Então, faze mercê dele ou retém-no, sem que dês conta disso" [Sad 38:39]

Ele era um rei-profeta:

O rei ou soberano aqui é o oposto do mensageiro-servo, como foi dito ao Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele): “Escolha [ser] um mensageiro-servo ou um rei-profeta.” No caso do nosso Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele), ele era um mensageiro-servo que foi apoiado por Allah e foi obedecido e seguido. Foi-lhe concedido o benefício de ser obedecido e seguido para que tivesse uma recompensa como a daqueles que o seguiram, e para que as pessoas se beneficiassem dele, e eles recebessem misericórdia através dele e ele recebesse misericórdia através delas. Ele não escolheu ser rei ou soberano, para que isso – o prazer que existe na liderança e na riqueza – não diminuísse a sua cota na vida futura. O mensageiro-servo tem um status mais elevado diante de Allah do que o rei-profeta, portanto o status de Nuh, Ibrahim, Mussa e ‘Issa ibn Mariam é mais elevado do que o de Dawud, Suleiman e Yusuf.”

O status dos profetas no Islam:

Assim podemos descrever o status dos Profetas diante de Allah, Glorificado e Exaltado seja. Os mais nobres deles em status são “os dotados de firmeza entre os mensageiros”, e o mais nobre daqueles dotados de firmeza é nosso Profeta Muhammad (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele).

Abu Hurairah (que Allah esteja satisfeito com ele) disse: O Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Eu serei o líder dos filhos de Adam no Dia da Ressurreição, o primeiro para quem a sepultura será aberta, o primeiro a interceder e o primeiro cuja intercessão será aceita.” (Narrado por Muslim, 4223)

No que diz respeito a qualquer outra diferenciação em virtude, não há nenhuma evidência no Livro de Allah ou na Sunnah do Seu Mensageiro que as liste em ordem, e o muçulmano não tem necessidade de tentar descobrir isso. Por essa razão, nenhum estudioso mencionou isso em seus livros sobre ‘Aqidah (crença) e Usul As-Sunnah.

E Allah sabe mais.

 

https://islamqa.info/pt/answers/89814/qual-e-o-status-dos-profetas-no-islam

Navegação de Artigos:
<< Artigo Anterior || Próximo Artigo >>

Compartilhar esse Artigo:
Url
BBCode
HTML

Centro Islâmico de Taubaté © 2009-2023, todos os direitos reservados.
Rua Benedito Silveira Moraes, 221, Bairro Jardim do Sol - Taubaté - SP. CEP: 12070-290. Fones: (12) 3624-8602 / 3411-1940.
E-mail:
siteluzdoislam@gmail.com

5,630,812 visitas únicas

site desenvolvido por www.wsdbrasil.com.br

Powered by PHP-Fusion copyright © 2002 - 2023 by Nick Jones. Released as free software without warranties under GNU Affero GPL v3