Fones: (12) 3624-8602 / 3411-1940
Email: siteluzdoislam@gmail.com

Hierarquia dos Artigos
Início dos Artigos » Variedades » Regras e benefícios médicos da amamentação no Islam
Tamanho da Fonte
Regras e benefícios médicos da amamentação no Islam

https://www.ignatianspirituality.com/wp-content/uploads/2021/07/holding-baby-hand.jpg

 

Todos os louvores são para Allah.

Amamentar é um direito da criança

Se a criança precisar ser amamentada, o leite materno deve ser fornecido a ela.

Foi dito em al-Mawsu'ah al-Fiqhiyyah (22/239):

“Não há divergência de opinião entre os juristas de que é obrigatório amamentar uma criança enquanto ela precisar e estiver na idade da amamentação.

A amamentação é um direito comprovado da criança, de acordo com as regras da Shari'ah, e deve ser oferecida a ela por quem tem o dever de fazê-lo. Os juristas deixaram claro que o aleitamento materno é direito da criança.

Eles explicaram a razão disso: a amamentação para uma criança é como a manutenção de um adulto.

O que eles disseram é verdade e é indicado pelo Alcorão. Allah diz (interpretação do significado):

“... E impende ao pai o sustento e o vestir delas, convenientemente.” [al-Baqarah 2:233]

Allah ordenou ao pai que gastasse com a mulher que amamenta seu filho, porque a nutrição chega à criança através da ama e seu leite materno. Então, gastar com a ama de leite é, na verdade, gastar com o filho.

Foi dito em Sharh Muntaha al-Iradat:

“Quem é obrigado a gastar com a criança, seja homem ou mulher, é obrigado a gastar com a ama da criança, porque a criança se alimenta do leite produzido pela ama, e isso só pode acontecer se ela for alimentada. Portanto, é obrigatório gastar com a ama de leite porque na verdade é um gasto com a criança.” (Al-Mufassal fi Ahkam al-Marah, 9/464)

Efeitos da amamentação no estabelecimento da proibição do casamento

Os estudiosos concordam unanimemente sobre os efeitos da amamentação ao estabelecer a proibição do casamento e ao tornar a criança o mahram da mulher que a amamenta, sendo permissível olhar e ficar a sós com ela, mas isso não impõe obrigatoriedade em gastar com a pessoa, ou torná-la herdeira ou tutora em caso de casamento.

A razão para esta relação mahram é óbvia, porque quando a criança é alimentada pelo leite desta mulher, seu corpo cresce com isso, então é como se ele fosse seu próprio filho.

Portanto, os estudiosos consideravam makruh escolher uma mulher incrédula ou imoral como ama de leite, ou uma mulher que sofria de uma doença contagiosa, porque poderia passar para a criança.

Eles consideravam como mustahabb escolher uma ama de leite de bom caráter e moral, porque a amamentação muda a natureza da criança.

É melhor que ninguém amamente a criança a não ser a mãe, porque isso é mais benéfico, e pode ser obrigatório para ela se a criança não aceitar o peito de outra pessoa.

Os médicos incentivam a dar leite materno, especialmente nos primeiros meses.

A sabedoria de Allah em criar a nutrição da criança no leite de sua mãe foi comprovada por pesquisas científicas e médicas.

Benefícios médicos da amamentação

A amamentação traz grandes benefícios. Allah ordenou a amamentação em Seu Livro, quando Ele disse (interpretação do significado):

“E as mães amamentam seus filhos por dois anos inteiros. Isso, para quem deseja completar a lactação.” [al-Baqarah 2:233]

Então, Allah declarou o direito da criança de ser amamentada.

Mil e quatrocentos anos depois que esse versículo foi revelado, organizações internacionais, como a Organização Mundial da Saúde, emitiram declarações após declarações conclamando as mães a amamentarem seus filhos, enquanto o Islam ordenou isso quatorze séculos antes.

Os benefícios da amamentação para a criança incluem o seguinte:

  • O leite da mãe é estéril, sem germes.
  • O leite da mãe não pode ser reproduzido por nenhum leite preparado com leite de vaca, cabra ou camelo. É composto de forma a satisfazer as necessidades da criança dia após dia, desde o nascimento até a desmama.
  • O leite da mãe contém quantidades suficientes de proteínas e açúcares que se adaptam completamente ao bebê, enquanto as proteínas do leite de vaca, cabra e búfala são de difícil digestão no estômago da criança, porque são adequadas para a prole desses animais.
  • O desenvolvimento das crianças amamentadas é mais rápido e completo do que das crianças alimentadas com mamadeira.
  • Cria-se um vínculo psicológico e emocional entre a mãe e seu filho.
  • O leite materno contém diversos elementos essenciais à alimentação da criança, na quantidades e formatos necessários para seu corpo e em uma maneira adequada à sua capacidade de digestão e absorção. O conteúdo nutritivo do leite não é fixo; muda dia a dia de acordo com as necessidades da criança.
  • O leite materno é mantido em temperatura adequada às necessidades da criança, podendo ser dado a ela a qualquer momento.
  • A amamentação é um meio natural de contracepção para a mãe e está livre das complicações que podem acompanhar o uso de pílulas anticoncepcionais, DIU ou injeções. (De Tawdih al-Ahkam, 5/107)

Para mais informações sobre questões relacionadas à amamentação, consulte esta seção: Amamentação.

E Allah sabe mais.

 

https://islamqa.info/pt/answers/20759/regras-e-beneficios-medicos-da-amamentacao-no-islam

Navegação de Artigos:
<< Artigo Anterior || Próximo Artigo >>

Compartilhar esse Artigo:
Url
BBCode
HTML

Centro Islâmico de Taubaté © 2009-2023, todos os direitos reservados.
Rua Benedito Silveira Moraes, 221, Bairro Jardim do Sol - Taubaté - SP. CEP: 12070-290. Fones: (12) 3624-8602 / 3411-1940.
E-mail:
siteluzdoislam@gmail.com

5,630,798 visitas únicas

site desenvolvido por www.wsdbrasil.com.br

Powered by PHP-Fusion copyright © 2002 - 2023 by Nick Jones. Released as free software without warranties under GNU Affero GPL v3