Fones: (12) 3624-8602 / 3411-1940
Email: siteluzdoislam@gmail.com

Hierarquia dos Artigos
Início dos Artigos » Adoração e Prática » A súplica do muçulmano é respondida
Tamanho da Fonte
A súplica do muçulmano é respondida

https://i0.wp.com/www.jacobsfountain.com/wp-content/uploads/2017/08/man-raising-hands-to-heaven.jpg?fit=1080%2C721

 

A súplica de um crente pedindo para ser capaz de aderir plenamente à sua religião será definitivamente respondida neste mundo, se ele for sincero em sua súplica, tal como se ele pedisse a Allah uma fé correta? E sua súplica por bem-estar na outra vida será definitivamente respondida, se ele for sincero em sua súplica, por exemplo, se pedisse a Allah o al-Firdaws?

Todos os louvores são para Allah.

O que é exigido do muçulmano é adorar a Allah, glorificado e exaltado seja, oferecendo súplicas (duaa’) na certeza de uma resposta, enquanto pensa positivamente em Allah, glorificado e exaltado seja, além de adotar medidas para garantir que sua súplica seja atendida. Portanto, coloca-se a confiança em Allah, glorificado e exaltado seja, e deixa-se a questão da resposta à cargo de Sua misericórdia, bondade e sabedoria, pois Allah, glorificado e exaltado seja, sabe melhor o que é apropriado para Seu servo neste mundo e o salvará no outro. O que importa é que o indivíduo não se desespere, mesmo que isso exija paciência e longa espera, que ele não fique impaciente e diga: “Ofereci súplicas e não recebi resposta.” A duaa’ em si é um ato de adoração que é apenas para Allah, e deve ser feito por isto mesmo, não apenas com o propósito de obter uma resposta.

É comprovado por Abu Sa'id al-Khudri (que Allah esteja satisfeito com ele) que o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Não há muçulmano que ofereça uma súplica na qual não haja pecado ou rompimento dos laços de parentesco, sem que Allah lhe dê uma das três coisas em troca: ou Ele apressará o que a pessoa pediu, ou Ele a armazenará [a recompensa daquilo] entregando-a na outra vida, ou Ele afastará da pessoa um mal equivalente.” Eles falaram: Então, deveríamos fazer muito isso [oferecer súplicas]. Ele disse: "Dessa forma, Allah vos recompensará mais.”

É comprovado por Abu Sa'id al-Khudri (que Allah esteja satisfeito com ele) que o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Não há muçulmano que ofereça uma súplica na qual não haja pecado ou rompimento dos laços de parentesco, sem que Allah lhe dê uma das três coisas em troca: ou Ele apressará o que a pessoa pediu, ou Ele a armazenará [a recompensa daquilo] entregando-a na outra vida, ou Ele afastará da pessoa um mal equivalente.” Eles falaram: Então, deveríamos fazer muito isso [oferecer súplicas]. Ele disse: "Dessa forma, Allah vos recompensará mais.”

Narrado por Ahmad em al-Musnad (17/213); classificado como hasan pelos comentaristas na edição Mu’sasat ar-Risaalah. Seu isnad foi classificado como jayyid por al-Mundhiri em at-Targhib wa't-Tarhib; e classificado como sahih por al-Albaani em Sahih al-Adab al-Mufrad (547).

Imam an-Nawawi incluiu isso em um capítulo de seu livro al-Adhkaar (pág. 410) intitulado: Capítulo sobre a evidência de que a súplica do muçulmano é respondida concedendo-lhe o que ele busca ou não.

A coisa específica que se busca – seja por um compromisso religioso sólido ou pelo bem-estar na vida futura ou neste mundo – pode não ser alcançada; ao contrário, Allah pode conceder-lhe uma alternativa, neste mundo ou no outro, ou Ele pode evitar que ocorra à pessoa um mal equivalente neste mundo.

Ibn ‘Abd al-Barr (que Allah tenha misericórdia dele) disse, comentando o hadith citado acima:

Isso indica que o crente inevitavelmente receberá uma dessas três respostas. Com base nisso, as palavras de Allah, glorificado e exaltado seja (interpretação do significado), "então, Ele vos removerá, se quiser, aquilo pelo que O invocais" [al-An'aam 6:41] seria interpretado – e Allah sabe melhor – no sentido de que Ele desejará aquilo, e ninguém poderia impô-Lo. E o versículo (interpretação do significado), "atendo a súplica do suplicante, quando Me suplica" [al-Baqarah 2:186] deve ser entendido de acordo com o significado aparente e geral, com base no entendimento do hadith de Abu Sa'id citado acima. Allah sabe melhor o que Ele quis dizer neste versículo, e o que o Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) quis dizer.

A súplica é toda bondade, adoração e boas ações, e Allah não faz com que seja perdida a recompensa de quem pratica o bem. Foi narrado por Abu Hurairah que ele costumava dizer: “Não tenho medo de ser privado da resposta; ao contrário, tenho medo de ser privado de oferecer súplicas.”

Na minha opinião, ele entendeu o versículo sobre a resposta à súplica (al-Baqarah 2:186) como sendo geral em significado e como uma promessa, e Allah não quebra Sua promessa.

Fim da citação de at-Tamhid lima fi’l-Muwatta ’min al-Ma'aani wa'l-Asaanid (10 / 297-299).

Ibn Hajar (que Allah tenha misericórdia dele) disse:

Cada suplicante recebe uma resposta, mas a resposta varia. Às vezes, o servo consegue exatamente o que pediu em oração e, às vezes, recebe outra coisa como compensação. Isso é mencionado em um hadith Sahih, que foi narrado por at-Tirmidhi e al-Haakim de 'Ubaadah ibn as-Saamit, em um hadith marfu' [ou seja, atribuído ao Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele)]: “Não há muçulmano na terra que ofereça súplicas, sem que Allah o conceda, ou evite para ele um mal equivalente.” E foi narrado por Ahmad, de Abu Hurairah: “Ou Ele apresse para o servo ou Ele armazene [sua recompensa] para o servo.”

Fim da citação de Fath al-Baari (11/95).

Shaikh Ibn Baaz (que Allah tenha misericórdia dele) disse:

Persistir em súplicas, pensar positivamente em Allah e não se desesperar estão entre os melhores meios de receber uma resposta. Assim, o indivíduo deve persistir em oferecer súplicas e pensar positivamente em Allah, glorificado e exaltado seja, e deve saber que Ele é Onisciente, Sapientíssimo; Ele pode apressar a resposta por uma razão, ou pode adiá-la por outra razão, ou pode dar ao suplicante algo melhor do que aquilo que ele tenha pedido.

Fim da citação de Majmu’ Fataawa Ibn Baaz (26/122).

Shaikh al-Baraak (que Allah o preserve) disse:

A resposta à súplica é mais geral do que atender às necessidades, portanto, se a coisa pedida não for concedida, não significa que Allah não respondeu à sua súplica. Portanto, você não deve dizer: ‘Allah não responde minhas orações!’ Como você sabe? Talvez Allah tenha lhe dado uma dessas três respostas. Por causa disso, eu digo que a frase ‘atender às necessidades’ é mais específica do que a frase ‘Allah, exaltado seja, responde súplicas.’

Fim da citação de Sharh al-‘Aqidah at-Tahhaawiyyah (pág. 348).

Isso significa que você deve oferecer súplica tendo certeza de uma resposta, quer você a veja neste mundo ou seja adiada para a vida futura. Allah, glorificado e exaltado seja, certamente mostrará Sua generosidade para com qualquer um que satisfaça as condições de súplica respondida.

Em nosso site, há muitas respostas nas quais você pode aprender mais sobre este assunto. Veja as perguntas n° 212629 e 135085.

E Allah sabe melhor.

 

https://islamqa.info/pt/answers/229456/a-suplica-do-muculmano-e-respondida-concedendo-se-ou-nao-o-que-ele-busca

Navegação de Artigos:
<< Artigo Anterior || Próximo Artigo >>

Compartilhar esse Artigo:
Url
BBCode
HTML

Centro Islâmico de Taubaté © 2009-2023, todos os direitos reservados.
Rua Benedito Silveira Moraes, 221, Bairro Jardim do Sol - Taubaté - SP. CEP: 12070-290. Fones: (12) 3624-8602 / 3411-1940.
E-mail:
siteluzdoislam@gmail.com

6,045,803 visitas únicas

site desenvolvido por www.wsdbrasil.com.br

Powered by PHP-Fusion copyright © 2002 - 2023 by Nick Jones. Released as free software without warranties under GNU Affero GPL v3