Fones: (12) 3624-8602 / 3411-1940
Email: siteluzdoislam@gmail.com

Hierarquia dos Artigos
Início dos Artigos » Ramadan » Aqueles a quem o zakat al-fitr pode ser dado
Tamanho da Fonte
Aqueles a quem o zakat al-fitr pode ser dado

https://raiyanfoundation.com/wp-content/uploads/2018/06/zakatul-fitr.jpg

 

O zakat al-fitr pode ser dado a outras pessoas além dos pobres e necessitados, dentre as oito categorias de pessoas mencionadas no Alcorão (a quem o zakat pode ser dado)?

 

Todos os louvores são para Allah.

 

Há uma diferença de opinião acadêmica sobre este assunto. Os Shaafa'is são da opinião de que as categorias de pessoas a quem o zakat al-fitr pode ser dado são as mesmas a quem o zakat al-maal (baseado em sua riqueza) pode ser dado.

 

Os Maalikis acreditam que zakat al-fitr é apenas para os pobres e necessitados. Essa visão também foi defendida por Shaikh al-Islam Ibn Taimiyah e Ibn al-Qayyim; entre os sábios contemporâneos, foi favorecido por Shaikh Ibn Baaz (que Allah tenha misericórdia de todos eles).

 

É dito em Haashiyat ad-Dasuqi (1/506): Zakat al-fitr pode ser dado a qualquer muçulmano pobre e livre, exceto um Haashimi (descendente de Banu Haashim) e não pode ser dado quem trabalha na coleta do zakat, àqueles cujos corações devem ser abrandados para o Islam, para libertar escravos, para um devedor, mujaahid ou para um viajante para ajudá-lo a voltar para casa; ao contrário, é prescrito especificamente para os pobres. Fim da citação.

 

Shaikh al-Islam Ibn Taimiyah (que Allah tenha misericórdia dele) disse: Esta opinião tem a evidência mais forte.

 

Fim da citação de Majmu’ Fataawa Shaikh al-Islam, 25/71

 

Ibn al-Qayyim disse em Zaad al-Maad (2/22): Foi dos ensinamentos do Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) destacar os pobres para receber essa caridade; ele não a compartilhou entre as oito categorias (daqueles que têm direito ao zakat), e também não deu instruções nesse sentido. Da mesma forma, seus companheiros e aqueles que vieram depois deles não o fizeram. Portanto, uma das duas opiniões, em nossa visão, é que não é permitido dá-lo a ninguém, exceto aos pobres em particular. Essa visão é mais forte do que a visão de que esta caridade deve ser dividida entre as oito categorias.

 

Shaikh Ibn Baaz (que Allah tenha misericórdia dele) disse: Deve ser dado aos pobres e necessitados, por causa do relato comprovado de Ibn 'Abbas (que Allah esteja satisfeito com ele), que disse: O Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) ordenou o zakat al-fitr como uma purificação das conversas ociosas e obscenas para a pessoa que jejua, e para alimentar os pobres.

 

Fim da citação de Majmu’ al-Fataawa, 14/202

 

E Allah sabe melhor.

 

https://islamqa.info/pt/answers/145565/aqueles-a-quem-o-zakat-al-fitr-pode-ser-dado

Navegação de Artigos:
<< Artigo Anterior || Próximo Artigo >>

Compartilhar esse Artigo:
Url
BBCode
HTML

Centro Islâmico de Taubaté © 2009-2023, todos os direitos reservados.
Rua Benedito Silveira Moraes, 221, Bairro Jardim do Sol - Taubaté - SP. CEP: 12070-290. Fones: (12) 3624-8602 / 3411-1940.
E-mail:
siteluzdoislam@gmail.com

5,621,861 visitas únicas

site desenvolvido por www.wsdbrasil.com.br

Powered by PHP-Fusion copyright © 2002 - 2023 by Nick Jones. Released as free software without warranties under GNU Affero GPL v3