Fones: (12) 3624-8602 / 3411-1940
Email: siteluzdoislam@gmail.com

Hierarquia dos Artigos
Início dos Artigos » Adoração e Prática » A recompensa de quem diz Laa ilaaha ill-Allah
Tamanho da Fonte
A recompensa de quem diz Laa ilaaha ill-Allah

https://www.soundvision.com/sites/default/files/field/image/timthumb.jpeg

 

Todos os louvores são para Allah.

Al-Bukhari (3292) e Muslim (2691) narraram de Abu Hurairah (que Allah esteja satisfeito com ele) que o Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Quem quer que diga 'Laa ilaaha ill-Allah wahdahu laa sharika lah, lahu'l-mulk wa lahu'l-hamd wa huwa 'ala kulli shay'in qadir (não há divindade digna de adoração exceto Allah, único, sem parceiro. Seu é o Domínio e a Ele o louvor, e Ele é capaz de fazer todas as coisas)' cem vezes em um dia, terá (uma recompensa) equivalente a libertar dez escravos, cem hasanaat (boas ações) serão registradas para ele e cem sayyi'aat (más ações) serão apagadas dele, e ele estará protegido contra o Shaitan por aquele dia até a noite chegar. Ninguém pode fazer nada melhor do que ele fez, exceto aquele que fizer mais do que isso.”

Não se estipula no hadith que o dhikr mencionado deva ser repetido cem vezes consecutivas para alcançar esta virtude. O que parece ser o caso é que o assunto é amplo, e que o critério para alcançar essa recompensa é que seja feito tudo no mesmo dia, não que seja feito consecutivamente.

An-Nawawi (que Allah tenha misericórdia dele) disse:

O significado geral do hadith indica que a recompensa mencionada pode ser alcançada por aquele que repete este dhikr cem vezes em um dia, não importando se ele o repete consecutivamente ou em momentos diferentes, em várias sessões, ou se ele recita um pouco no início do dia e mais um pouco no final do dia. Mas, o melhor é recitá-lo consecutivamente no início do dia, assim será uma proteção para ele durante todo o dia. (Sharh an-Nawawi ‘ala Muslim 17/17).

Veja também a resposta à pergunta n° 148699 .

Em segundo lugar

Existem ahadith do Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) que encorajam e exortam os muçulmanos a libertarem os escravos, um dos quais é o que foi narrado por al-Bukhari (6715) e Muslim (1509) de Abu Hurairah (que Allah esteja satisfeito com ele), segundo o qual o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Quem quer que liberte um escravo muçulmano, Allah resgatará cada um de seus membros do Fogo por cada um dos membros (do escravo), até mesmo sua parte privada para a parte privada (do escravo).”

Ahmad (15417) narrou de Sahl ibn Hunaif, do Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) que quem ajudar um mukaatab [um escravo que possui um contrato de alforria com seu mestre] a comprar sua liberdade, Allah o protegerá com Sua sombra no Dia em que não haverá sombra, exceto a Sua sombra.

Não há contradição entre os dois ahadith, portanto podemos combiná-los. Ao contrário, o hadith que fala da virtude deste dhikr diz que para aquele que recita "Laa ilaaha ill-Allah wahdahu laa sharika lah, lahu'l-mulk wa lahu'l-hamd wa huwa 'ala kulli shay'in qadir" cem vezes em um dia haverá a esperança de recompensa, virtude e resgate do Fogo, assim como há a mesma esperança para quem libertar um escravo muçulmano da escravidão. Isso foi afirmado claramente por al-Qaadi ‘Iyaad (que Allah tenha misericórdia dele). Veja: Sharh an-Nawawi ‘ala Muslim (17/18).

Não há nada no próprio hadith que explique o que é esperado para aquele que resgata um escravo muçulmano.

Por outro lado, isso é mencionado no outro hadith, que afirma que para cada membro do escravo liberto, Allah resgatará do Fogo um membro do corpo daquele que o resgatou. A graça de Allah é vasta e Sua generosidade é imensa.

Ibn Rajab disse:

Aquele que entender o verdadeiro significado do Tawhid será motivado a libertar escravos, e os escravos libertos serão recompensados ​​com o resgate do Fogo, como é comprovado em as-Sahihein que aquele que recita este dhikr cem vezes terá (uma recompensa) equivalente a libertar dez escravos.

Também está comprovado que aquele que recita este dhikr dez vezes será como quem alforria quatro dos descendentes de Ismaa'il.

Em Sunan Abi Dawud e em outros lugares é narrado de Anaas que o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Quem quer que diga às manhãs e tardes: ‘Allahumma inni asbahtu ushhiduka wa ushhidu hamalata ‘arshika wa malaa’ikataka wa jami‘a khalqika annaka anta Allahu laa ilaaha illaa anta wa anna Muhammadan ‘abduka wa rasuluka (Ó Allah, nesta manhã e eu Te invoco e invoco os portadores do Teu Trono, Teus anjos e toda a Tua criação para testemunhar que Tu és Allah, não há divindade digna de adoração exceto Tu, e que Muhammad é Teu servo e Teu Mensageiro)' Allah resgatará um quarto dele do Fogo. Quem disser duas vezes, Allah resgatará metade dele do Fogo; quem o disser três vezes, Allah resgatará três quartos dele do Fogo; e quem o disser quatro vezes, Allah o resgatará do Fogo.” (Lataa'if al-Ma'aarif pág. 283).

Essa imensa virtude deve motivar a pessoa a querer fazer mais, e deve impedir a letargia ou preguiça em oferecer atos de adoração e obediência ou de se perguntar sobre essa recompensa e virtude e pensar que seja algo improvável.

E Allah sabe mais.

 

https://islamqa.info/pt/answers/259154/a-recompensa-de-quem-diz-laa-ilaaha-ill-allah-wahdahu-laa-sharika-lah-lahul-mulk-wa-lahul-hamd-wa-huwa-ala-kulli-shayin-qadir

Navegação de Artigos:
<< Artigo Anterior || Próximo Artigo >>

Compartilhar esse Artigo:
Url
BBCode
HTML

Centro Islâmico de Taubaté © 2009-2023, todos os direitos reservados.
Rua Benedito Silveira Moraes, 221, Bairro Jardim do Sol - Taubaté - SP. CEP: 12070-290. Fones: (12) 3624-8602 / 3411-1940.
E-mail:
siteluzdoislam@gmail.com

5,941,021 visitas únicas

site desenvolvido por www.wsdbrasil.com.br

Powered by PHP-Fusion copyright © 2002 - 2023 by Nick Jones. Released as free software without warranties under GNU Affero GPL v3