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A linhagem do Profeta

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Todos os louvores são para Allah.

Nosso Profeta Muhammad (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) é o mais nobre dos filhos de Adam em descendência e linhagem, tanto por parte de pai quanto de mãe, como é bem conhecido e bem estabelecido entre os estudiosos, referente às suas bases e posição.

Muslim (2276) narrou que Wathilah ibn al-Asqa' disse: Eu ouvi o Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) dizer: “Allah escolheu Kinanah dentre os filhos de Isma'il, e Ele escolheu os Quraish entre entre Kinanah, e Ele escolheu os Banu Hashim dentre os Quraish, e Ele me escolheu entre os Banu Hashim.”

A linhagem do Profeta até ‘Adnan está em concordância; quanto à sua linhagem entre ‘Adnan e Isma’il ibn Ibrahim (que a paz esteja sobre ambos), há uma divergência de opinião acadêmica a respeito disso.

Adh-Dhahabi (que Allah tenha misericórdia dele) disse:

Seu nome é Muhammad ibn 'Abdillah ibn 'Abd al-Muttalib (e o nome de 'Abd al-Muttalib era Shaibah) ibn Hashim (cujo nome era 'Amr) ibn 'Abd Manaf (cujo nome era al-Mughirah) ibn Qusay (cujo nome era Zaid) ibn Kilab ibn Murrah ibn Ka'b ibn Lu'ayi ibn Ghalib ibn Fihr ibn Malik ibn an-Nadr ibn Kinanah ibn Khuzaimah ibn Mudrikah (cujo nome era 'Amir) ibn Ilias ibn Mudar ibn Nizar ibn Ma'add ibn 'Adnan, e 'Adnan era um dos descendentes de Isma'il ibn Ibrahim (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ambos e sobre nosso Profeta) – de acordo com o consenso dos estudiosos.

Porém, eles divergiam em relação aos ancestrais entre ‘Adnan e Isma’il. Dizia-se que havia nove entre eles, ou sete, então houve divergência quanto aos nomes de alguns desses ancestrais. Também foi dito que havia quinze entre eles, ou que havia quarenta, mas isso é exagerado. Isso foi narrado por alguns árabes.

‘Urwah ibn az-Zubair disse: Não encontramos ninguém que conhecesse a linhagem além de ‘Adnan e Qahtan, exceto com base em especulação.

Abu'l-Aswad, o órfão de 'Urwah, disse: Ouvi Abu Bakr ibn Suleiman ibn Abi Hathmah, que era um dos mais conhecedores das linhagens e da poesia dos Quraish, dizer: Não encontramos ninguém que saiba o que é além de Ma'add ibn 'Adnan, seja na poesia de um poeta ou no conhecimento de um estudioso.

Abu 'Umar ibn 'Abd al-Barr disse: A visão dos principais estudiosos sobre esta questão é que seu nome é 'Adnan ibn Udad ibn Muqawwim ibn Nahur ibn Tairah ibn Ya'rub ibn Yashjub ibn Nabit ibn Isma'il ibn Ibrahim al -Khalil ibn Azar (cujo nome era Tarih) ibn Nahur ibn Saruh ibn Ra'u ibn Falakh ibn 'Aybar ibn Shalakh ibn Arfakhshadh ibn Sam ibn Nuh (que a paz esteja sobre ele) ibn Lamik ibn Mattushalakh ibn Khanukh ibn Yard ibn Mahlil ibn Qainan ibn Yanish ibn Shith ibn Adam, o pai da humanidade, que a paz esteja sobre ele.

Esta é a genealogia dada por Muhammad ibn Ishaq em as-Sirah. Os companheiros de Ibn Ishaq discordaram dele em relação a alguns dos nomes.

Ibn Saa’d disse: Em nossa opinião, é melhor abster-se de discutir a genealogia além de 'Adnan até Isma'il. (As-Siyar 1/143-145).

Al-Hafiz Ibn Hajar (que Allah tenha misericórdia dele) disse:

At-Tabarani narrou com um isnad jayyid (boa cadeia de transmissão) de ‘Aishah, que disse: A linhagem do Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) que as pessoas narram é sólida e válida até Ma'add ibn 'Adnan." (Fath al-Bari 6/529).

Imam Ibn Hibban (que Allah tenha misericórdia dele) disse:

A linhagem do Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) está correta até ‘Adnan. Quanto à genealogia além de ‘Adnan, não há nada válido a respeito em que eu possa confiar. Isso é:

Que Allah envie bênçãos e paz a Muhammad ibn 'Abdillah ibn 'Abd al-Muttalib (e o nome de 'Abd al-Muttalib era Shaibah) ibn Hashim (e o nome de Hashim era 'Amr) ibn 'Abd Manaf (e o nome de 'Abd Manaf era al-Mughirah) ibn Qusai (e o nome de Qusai era Zaid) ibn Kilab (que era al-Muhadhdhab) ibn Murrah ibn Ka'b ibn Lu'ayy ibn Ghalib ibn Fihr ibn Malik ibn an-Nadr (que era coraixita) ibn Kinanah ibn Khuzaimah ibn Mudrikah ibn Ilias ibn Mudar ibn Nizar ibn Ma'add ibn 'Adnan.

Até este ponto, não há divergência entre os genealogistas, mas de ‘Adnan a Ibrahim, há uma diferença de opinião entre os estudiosos.” (As-Sirah an-Nabawiyyah wa Akhbar al-Khulafa’ 1/39).

Ibn Hazm (que Allah tenha misericórdia dele) disse:

Ele é Abu'l-Qaasim Muhammad ibn 'Abdillah ibn 'Abd al-Muttalib (e o nome de 'Abd al-Muttalib era Shaibah al-Hamd) ibn Hashim (cujo nome era 'Amr) ibn 'Abd Manaf (cujo nome era al-Mughirah) ibn Qusay (cujo nome dado era Zaid) ibn Kilab ibn Murrah ibn Ka'b ibn Lu'ayy ibn Ghalib ibn Fihr ibn Malik ibn an-Nadr ibn Kinanah ibn Khuzaymah ibn Mudrikah ibn Ilias ibn Mudar ibn Nizar ibn Ma'add ibn 'Adnan.

Aqui termina a linhagem autêntica sobre a qual não há dúvida." (As-Sirah pág. 4).

Veja também:

Dala'il an-Nubuwwah por al-Baihaqi (1/177); Sharaf al-Mustafa por Abu Saa’d an-Nisaburi (2/12); A'lam an-Nubuwwah por al-Mawardi (pág. 202); al-Iktifa’ por al-Kala’i (1/8); ‘Uyun al-Athr por Ibn Sayyid an-Nas (26/01); as-Sirah an-Nabawiyyah por Ibn Kathir (20/01).

As-Suhaili (que Allah tenha misericórdia dele) disse:

Ilias: Ibn al-Anbari disse sobre este nome:

Ilias com esta pronúncia é semelhante ao nome de um profeta chamado Ilias. Houve vários pontos de vista sobre a derivação deste nome, um dos quais é que ele é derivado das palavras al-als, que significa malandragem. Outra visão é que al-als significa confusão mental, ou que significa um homem corajoso que não foge.

O que foi sugerido por alguém que não Ibn al-Anbari é que a pronúncia correta é Alias, que significa desespero; as duas primeiras letras formam o artigo definido (al-) e o hamzah é hamzat al-wasl. Isto foi afirmado por Qasim ibn Thabit em ad-Dala'il." (Ar-Rawd al-Unuf 1/57).

Al-Qastalani disse em al-Mawahib al-Laduniyyah (1/61).

Ilias, segundo Ibn al-Anbari, ou Alias, segundo Qasim ibn Thabit, significa o oposto da esperança (desespero). As duas primeiras letras formam o artigo definido (al-) e o hamzah é hamzat al-wasl. Fim da citação.

Az-Zarqani disse em Sharh al-Mawahib (1/147):

A visão bem conhecida é que Ilias é o seu nome. Em Sirat Mughultay foi dito que seu nome era Habib. Em al-Khamis foi mencionado que ele foi chamado de Ilias porque seu pai era velho e não teve nenhum filho, até que ele nasceu apesar da velhice e do desespero de seu pai (al-ya’s), então ele foi chamado de Ilias. Seu kuniah (apelido) era Abu ‘Amr. Fim da citação.

Conclusão

Ilias é um dos ancestrais do Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele), como é comprovado e bem conhecido, e os estudiosos concordam. Não há divergência de opinião a respeito disso.

Pelo contrário, a diferença de opinião tem a ver com a pronúncia do seu nome. É Ilias com hamzat al-qat’, ou Alias com hamzat al-wasl, de acordo com as duas visões acadêmicas? A questão é simples, como explicado acima.

Quanto ao nome não ter hamzah, conforme mencionado na pergunta (Liyas), não conhecemos nenhum estudioso que tenha mencionado ou sugerido isso.

E Allah sabe mais.

 

https://islamqa.info/pt/answers/289868/a-linhagem-do-profeta-que-a-paz-e-as-bencaos-de-allah-estejam-sobre-ele

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