Fones: (12) 3624-8602 / 3411-1940
Email: siteluzdoislam@gmail.com

Hierarquia dos Artigos
Início dos Artigos » A Crença do Muçulmano » A ‘Aqidah (Crença) islâmica
Tamanho da Fonte
A ‘Aqidah (Crença) islâmica

https://resala-academy.com/wp-content/uploads/2022/11/Learning-Islam.jpg

 

Todos os louvores são para Allah.

A ‘Aqidah islâmica é teórica?

A ‘Aqidah islâmica não é um método teórico e filosófico; a ação é uma parte essencial desta ‘Aqidah. Consequentemente, o Ahl As-Sunnah concordou que a fé consiste em palavras e ações, ou falar com a língua, crer no coração e agir com as faculdades físicas.

Quem crê em Allah como seu Senhor e Deus, irá adorá-Lo e obedecê-Lo rezando, pagando o Zakah e assim por diante.

Quem crê no Último Dia, no acerto de contas e recompensa ou punição, será motivado a fazer o que Allah ordenou e abster-se daquilo que Ele proibiu.

Quem crê que Muhammad (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) é o Mensageiro de Allah irá, portanto, obedecê-lo, seguir sua Sunnah e propagar sua religião.

Assim, os princípios nos quais uma pessoa acredita são traduzidos em ações, palavras e esforços. Quanto mais forte a fé crescer em seu coração, mais seus efeitos serão vistos externamente.

Por isso o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “No corpo há um pedaço de carne que, se for são, todo o corpo será são, e se estiver corrompido, todo o corpo será corrompido. É o coração.” (Narrado por Al-Bukhari, 52; Muslim, 1599)

Al-Hasan Al-Basri (que Allah tenha misericórdia dele) disse: “A fé não é uma questão de desejos ou aparências externas, mas sim aquilo que se estabelece no coração e é confirmado pelas ações de alguém.”

Shaikh Al-Islam Ibn Taimiyah (que Allah tenha misericórdia dele) disse:

“Se o coração estiver são em termos de fé, conhecimento e sentimentos, então isso inevitavelmente levará à solidez das ações físicas, como declarações verbais e ações. Como disseram os principais estudiosos de Hadith: Palavras e ações, tanto internas quanto externas. O que é exterior deve seguir o que é interior, portanto, se o que é interior for saudável, então o que é exterior também será saudável, e se (o primeiro) for corrompido, (o último) também estará corrompido. Por isso, um dos Companheiros disse a respeito daquele que rezou descuidadamente: Se o seu coração fosse humilde e concentrado, o seu corpo seria humilde e concentrado.” (Majmu’ Al-Fatawa, 7/187)

Livros sobre ‘Aqidah

No que diz respeito aos livros que se pode ler sobre ‘Aqidah, há muitos, os maiores dos quais são o Livro de Allah e a Sunnah de Seu Mensageiro (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele), nos quais há proteção e salvação para aqueles que aderem firmemente a eles. Os estudiosos estavam preocupados em explicar e propagar a ‘Aqidah correta, e escreveram inúmeros livros sobre este tópico. Entre os mais famosos livros estão os seguintes:

As-Sunnah por ‘Abdullah ibn Ahmad ibn Hanbal

At-Tawhid por Ibn Khuzaimah

Sharh Usul I’tiqad Ahl As-Sunnah por Al-Lalka'i

Aqidat As-Salaf wa As-hab Al-Hadith por Al-Sabuni

Al-’Aqidah Al-Wasitiyyah por Ibn Taimiyah [disponível na tradução para o inglês]

Al-’Aqidah Al-Tahhawiyyah wa Sharhuha por Ibn Abu Al-‘Izz Al-Hanafi

Lawami’ Al-Anwar Al-Bahiyyah por Al-Safarini

Ma’arij Al-Qubul por Hafiz Hakami

Al-Irshad ila Sahih Al-I’tiqad de Shaikh Salih Al-Fawzan – este é um livro fácil e útil.

Como aplicar a ‘Aqidah na vida real

No que diz respeito à aplicação desta ‘Aqidah na vida real, isto é feito aprendendo-a, propagando-a, chamando outros para ela e refutando aqueles que vão contra ela com sabedoria e bela pregação. É assim que a ‘Aqidah se espalha e os seus efeitos se manifestam para que todas as pessoas possam se beneficiar dela.

Como aprender ‘Aqidah

A maneira pela qual a ‘Aqidah pode ser compreendida é aprendê-la diretamente com aqueles que acreditam nela e agem de acordo. Esta é a maneira mais sólida e melhor para quem tem condições de fazê-lo. Para aqueles que estão longe dos estudiosos, devem consultar seus comentários, escritos e gravações, bem como perguntar sobre assuntos confusos e qualquer coisa que não entendam.

Se uma pessoa segue alguns dos ensinamentos do Islam e negligencia outros, deixando de cumprir alguns dos deveres obrigatórios ou cometendo alguns dos atos que são proibidos, isto é uma falha na sua fé e uma fraqueza na sua crença e no seu amor por seu Senhor e Sua religião. Isto é, sem dúvida, uma falha na sua ‘Aqidah.

Portanto, um dos princípios básicos do Ahl As-Sunnah wal-Jama’ah é que a fé aumenta ao praticar atos de adoração e diminui ao praticar atos pecaminosos. Estas deficiências e falhas podem apagar completamente a fé, de modo que a pessoa se torna uma apóstata do Islam, como se parasse de rezar. Por favor, consulte as pergunta n° 2182 .

No que diz respeito aos pecados que não atingem o nível de incredulidade, como reter o Zakat obrigatório ou olhar para coisas proibidas e assim por diante, estas são coisas que fazem com que a fé diminua.

Qual é a ‘Aqidah correta?

Os muçulmanos precisam que as pessoas lhes expliquem a ‘Aqidah pura e correta, que é baseada no Alcorão e na Sunnah, de acordo com a compreensão dos Salaf as-salih. Isto se deve à existência generalizada de ignorância, inovações (Bid’ah), mitos e escolas de pensamento desviadas

Todo muçulmano deve ser sincero consigo mesmo, antes de tudo, aprendendo a ‘Aqidah correta de fontes confiáveis, depois propagando-a e ensinando-a ao povo, por meio de lições e palestras, livros, publicações e revistas, cumprindo assim o dever de transmitir a mensagem como Allah diz (interpretação do significado):

“E quando Allah firmou aliança com aqueles a quem fora concedido o Livro: "Que vós o torneis evidente, para o povo e não o oculteis"; então, atiraram-no para trás das costas e venderam-no por ínfimo preço. E que execrável o preço pelo qual o venderam!” [Al-`Imran 3:187]

“E que seja formada de vós uma comunidade, que convoque ao bem, e ordene o conveniente, e coíba o reprovável. E esses são os bem-aventurados.” [Al `Imran 3:104]

“Dize: ‘Este é o meu caminho: convoco-vos a Allah. Estou fundado sobre clarividência, eu e quem me segue. E Glorificado seja Allah! E não sou dos idólatras’” [Yusuf 12:108]

E Allah sabe mais.

 

https://islamqa.info/pt/answers/59911/a-aqidah-islamica-e-teorica

Navegação de Artigos:
<< Artigo Anterior || Próximo Artigo >>

Compartilhar esse Artigo:
Url
BBCode
HTML

Centro Islâmico de Taubaté © 2009-2023, todos os direitos reservados.
Rua Benedito Silveira Moraes, 221, Bairro Jardim do Sol - Taubaté - SP. CEP: 12070-290. Fones: (12) 3624-8602 / 3411-1940.
E-mail:
siteluzdoislam@gmail.com

5,630,743 visitas únicas

site desenvolvido por www.wsdbrasil.com.br

Powered by PHP-Fusion copyright © 2002 - 2023 by Nick Jones. Released as free software without warranties under GNU Affero GPL v3