Fones: (12) 3624-8602 / 3411-1940
Email: siteluzdoislam@gmail.com

O Significado dos Versículos do Alcorão Sagrado

 

"Lê em nome de teu Senhor que criou, criou o homem de um coágulo; lê que teu Senhor é Generosíssimo, Que ensinou através do cálamo, ensinou ao homem o que este não sabia."
 

Estas foram as palavras da primeira revelação que Mohammad (s.a.w.s) recebeu. Com ela o homem é lembrado que somente ele, entre todas as criaturas, possue a capacidade de adquirir conhecimento. Assim, ler e compreender, ponderar e refletir, obedecer e seguir esta primeira revelação e todas as revelações subsequentes, torna-se o dever de todo muçulmano e muçulmana.

Louvado seja Deus, Senhor do Universo, e que a paz e a misericórdia estejam com o Mensageiro e toda a sua estirpe, seus companheiros e seus seguidores!

O Alcorão é a palavra de Deus, revelada a Mohammad, desde a Surata da Abertura até a Surata dos Humanos, constituindo o derradeiro dos livros revelados à humanidade. Ele encerra, em sua totalidade, diversificadas nuanças, tais como: a felicidade, a reforma entre os homens, a concórdia no presente e no futuro; le foi revelado, versículo por versículo, surata por surata, de acordo com as situações e os acontecimentos, no decorrer dos 23 últimos anos da vida do Profeta Mohammad. Uma parte foi revelada antes da Hégira, em Makka, e outra depois, em Madina.

Os versículos e as suratas reveladas em Makka abrangem as normas da crença em Deus, em Seus anjos, em Seus Livros, em Seus Mensageiros e no Dia do Juízo Final.

Os versículos e as suratas reveladas em Madina dizem respeito aos rituais e à jurisprudência.

Nele há narrativas sobre os nossos antecessores e sobre os nossos sucessores, e é um árbitro entre nós. Há narrativas de povos anteriores, de séculos passados; há histórias dos profetas, dos Mensageiros, dos povos, dos grupos, das pessoas, dos acontecimentos e do desenrolar da história da civilização; nele há explicações e exemplos para aqueles que queiram pautar suas vidas por ele, e exortação para quem tem coração e esteja disposto a aceitá-la e prestar testemunho. Ele revela a Lei imutável de Deus, quer seja na perdição dos extraviados, quer seja na salvação dos encaminhados. Ele ensina que o mundo dos homens, no decorrer dos séculos, só é benéfico com a religião de Deus. que a humanidade, o que quer que faça, não alcançará a almejada felicidade se não se iluminar, guiando-se com a Mensagem Divina.

Esta versão, com o texto árabe e a transliteração em caracteres latinos, foi preparada devido à insistência dos novos convertidos que sentem muita dificuldade em estudar o árabe para recitarem devidamente os versículos do Alcorão Sagrado. Para facilitar-lhes a pronúncia, preparamos a transliteração, segundo a pronúncia, na medida do que é possível fazê-lo com caracteres latinos. Porém, para se conseguir uma pronúncia correta, é imprescindível a orientação de alguém saiba árabe para corrigir qualquer distorção da mesma.

Ela não deve ser encarada como se fosse mera substituição de cada palavra árabe por uma portuguesa, pois se tál fizéssemos, resultaria num emaranhado de termos sem nexo ou significado. O que fizemos, foi usar a melhor expressão que conseguimos compreender do texto árabe, sem a pretensão, porém, de transmitir o ritmo, a musicalidade e o tom exultante do original para a versão portuguesa.

Tentamos, porém, dar toda a beleza e força que nossa pena pôde transmitir, com o intuito de contribuir para a sua compreensão por aqueles que não o possam fazê-lo em árabe.

Por outro lado, tentamos utilizar termos mais usuais na nossa língua para facilitar a compreensão dos mesmos.

No que diz respeito ao significado geral dos versículos, à medida em que avançamos em nosso estudo, encontramos um indescritível prazer interior e esse significado aumenta à medida em que aumenta a nossa capacidade de compreensão.

O significado que pensamos ter compreendido, se expande. Novos mundos são descobertos. A medida que progredimos, novos horizontes, cada vez mais, se abrem perante a nossa percepção.

Parece que estamos escalando uma montanha; quanto mais alto subimos, mais longe enxergamos e nosso panorama é mais amplo.

Finalizando, dizemos ao leitor: leia, estude, e digira as Suratas. Leia devagar e deixe que ele penetre em seu coração e em sua alma.

E Allah está por trás de nossa intenção.

Prof. Samir El Hayek, São Paulo, 1428 H. 2007 E.C

 

Centro Islâmico de Taubaté © 2009-2017, todos os direitos reservados.
Rua Benedito Silveira Moraes, 221, Bairro Jardim do Sol - Taubaté - SP. CEP: 12070-290. Fones: (12) 3624-8602 / 3411-1940.
E-mail:
siteluzdoislam@gmail.com

2,366,731 visitas únicas

site desenvolvido por www.wsdbrasil.com.br

Powered by PHP-Fusion copyright © 2002 - 2017 by Nick Jones. Released as free software without warranties under GNU Affero GPL v3