Fones: (12) 3624-8602 / 3411-1940
Email: siteluzdoislam@gmail.com

Hierarquia dos Artigos
Início dos Artigos » Adoração e Prática » O Espírito de Adoração no Islã (parte 1 de 3)
Tamanho da Fonte
O Espírito de Adoração no Islã (parte 1 de 3)
Descrição: O significado de adoração e o espírito e propósito da oração no Islã.
Por Abul A`la Mawdudi (editado por IslamReligion.com)
Publicado em 16 Nov 2009 - Última modificação em 14 Feb 2010
Visualizado: 4502 (média diária: 3) - Classificação: 3.3 de 5 - Classificado por: 3
Impresso: 572 - Enviado por email: 0 - Comentado em: 0

Categoria: Artigos > Adoração e Prática > Moral e Práticas Islâmicas

Ibadah (adoração) é uma palavra árabe derivada de abd (um servo) e significa submissão.  Significa que Deus é Seu Mestre e você Seu servo, e o que quer que um servo faça em obediência e satisfação de seu Mestre é Ibadah.  O conceito islâmico de Ibadah é muito amplo.  Se você livrar sua fala de sujeira, falsidade, malícia e abuso, falando a verdade e coisas boas somente porque Deus determinou constitui-se Ibadah, por mais que possam parecer atos seculares.  Se obedecer a lei de Deus na letra e espírito em seus assuntos comerciais e econômicos e aceitá-los no lidar com seus pais, parentes, amigos e todos aqueles que entrarem em contato com você, todas essas atividades suas são Ibadah.  Se ajudar os pobres e destituídos, der comida aos famintos, servir às pessoas doentes e aflitas, fazendo tudo isso não por qualquer ganho pessoal, mas somente buscando agradar a Deus, tudo é Ibadah.  Mesmo suas atividades econômicas, as atividades que empreende para ganhar seu sustento e alimentar seus dependentes, são Ibadah se permanecer honesto e confiável e observar a lei de Deus.  Em resumo, todas as suas atividades e sua vida inteira são Ibadah se estiverem de acordo com a lei de Deus, seu coração estiver cheio de Sua reverência e seu objetivo supremo em empreender todas essas atividades for buscar a satisfação de Deus.

Sendo assim, toda vez que fizer o bem ou evitar o mal por temor a Deus, em qualquer esfera da vida e campo de atividade, você está desempenhando suas obrigações islâmicas.  Esse é o verdadeiro significado de Ibadah, nominalmente a submissão total à satisfação de Allah; moldando a sua vida inteira de acordo com os padrões do Islã, não deixando de fora nem a parte mais insignificante.  Para ajudar a alcançar esse objetivo, um conjunto formal de ibadat (atos de adoração) foi constituído, que serve como um curso de treinamento.  Esses ibadat são os pilares nos quais o edifício do Islã se apóia.

Salah (Oração) é a mais básica e importante dessas obrigações. E o que é salah?  São as orações diárias prescritas que consistem em repetir e renovar, cinco vezes ao dia, a crença no qual sua fé se apóia.   Você levanta cedo de manhã, se limpa e apresenta diante de seu Senhor para orar.  As várias posições que você assume durante suas orações são a personificação do espírito de submissão; as várias recitações lembram você de seus compromissos com seu Deus.  Você busca Sua orientação e pede a Ele de novo e de novo que lhe permita evitar Sua ira e seguir o caminho que Ele escolheu.  Lê do Livro do Senhor e testemunha a verdade do Profeta, que a misericórdia e bênçãos de Deus estejam sobre ele, e também renova sua crença no Dia do Juízo e aviva em sua memória o fato de que comparecerá perante seu Senhor e prestará contas de sua vida inteira.  É assim que seu dia começa.

Então, após umas poucas horas o muezzin (chamador para oração) o chama para orar e, de novo, você se submete ao seu Senhor e renova sua aliança com Ele.  Você se desassocia de seus envolvimentos mundanos por alguns momentos e busca audiência com Deus.  Mais uma vez vem à sua mente seu papel verdadeiro na vida.  Depois dessa rededicação você se volta para suas ocupações e de novo se apresenta ao Senhor após umas poucas horas.  Isso novamente age como um lembrete para você e mais uma vez sua atenção é focada nas estipulações de sua fé.  Quando o sol se põe e a escuridão da noite começa a envolvê-lo, mais uma vez você se submete a Deus em oração para que não esqueça seus deveres e obrigações no meio das sombras da noite que se aproxima.  E então, após umas poucas horas, mais uma vez você se apresenta perante seu Senhor, e essa é sua última oração do dia.  Assim, antes de ir para cama mais uma vez você renova sua fé e se prostra perante seu Deus.  É assim que você completa seu dia.  A frequência e horários das orações não permitem que o objeto e missão de vida sejam perdidos de vista na confusão das atividades mundanas.

É fácil compreender como as orações diárias fortalecem as bases de sua fé, preparam para a observância de uma vida de virtude e obediência a Deus, e renovam aquela crença de onde jorram coragem, sinceridade, determinação, pureza de coração, progresso da alma e enriquecimento da moral.

Veja agora como isso é alcançado: realiza-se a ablução na forma prescrita pelo Profeta.  Pode-se também dizer as orações de acordo com as instruções do Profeta.  Por quê?  Simplesmente porque os muçulmanos acreditam na missão profética de Muhammad e consideram seu dever segui-lo de bom grado.  Por que não recitam o Alcorão errado de forma intencional?  Não é porque consideram o Livro como a Palavra de Deus e julgam um pecado se desviar de sua letra?  Nas orações recitam muitas coisas em silêncio e se não as recitam ou fazem quaisquer desvios, não existe ninguém para checá-los.  Mas nunca o fazem intencionalmente.  Por quê?  Porque acreditam que Deus é Onisciente e ouve tudo que recitam, e está ciente das coisas feitas abertamente e daquelas que estão ocultas.

leia o artigo original em: http://www.islamreligion.com/pt/articles/644/

Navegação de Artigos:
<< Artigo Anterior || Próximo Artigo >>

Compartilhar esse Artigo:
Url
BBCode
HTML

Centro Islâmico de Taubaté © 2009-2023, todos os direitos reservados.
Rua Benedito Silveira Moraes, 221, Bairro Jardim do Sol - Taubaté - SP. CEP: 12070-290. Fones: (12) 3624-8602 / 3411-1940.
E-mail:
siteluzdoislam@gmail.com

5,622,591 visitas únicas

site desenvolvido por www.wsdbrasil.com.br

Powered by PHP-Fusion copyright © 2002 - 2023 by Nick Jones. Released as free software without warranties under GNU Affero GPL v3