Fones: (12) 3624-8602 / 3411-1940
Email: siteluzdoislam@gmail.com

Hierarquia dos Artigos
Início dos Artigos » O Caráter do Muçulmano » As Boas Maneiras no Comer e Beber
Tamanho da Fonte
As Boas Maneiras no Comer e Beber
As Boas Maneiras no comer e beber

Ômar Ibn Abu Salama (Que Allah esteja satisfeito com ele) relatou que quando era menino, encontrava-se sob a tutela do Rassulullah (Que Allah o abençoe e lhe dê paz). Certo dia, ele, Salama, estava comendo na presença dele, e sua mão remexia por todo o prato. Então o Profeta disse: “Jovenzinho, primeiro cita o nome de Deus, o Altíssimo, e depois pega a comida com a mão direita, e come, do que se encontra no prato, o que estiver diante de ti!” (Muttafac alaih)
Um homem sentou-se com o Profeta (Que Allah o abençoe e lhe dê paz) para comer. O homem o fez com a mão esquerda. O Profeta o advertiu a respeito daquilo, dizendo-lhe: “Come com a mão direita.” O homem se ensoberbeceu, dizendo: “Não consigo”, apesar de conseguir fazê-lo. Disse-lhe o Profeta (Que Allah o abençoe e lhe dê paz): “Você consegue.” Só deixou de fazê-lo por orgulho. Ele teve paralisia na mão e não conseguiu mais levá-la até a boca devido ao seu orgulho e a desobediência à ordem do Profeta (Que Allah o abençoe e lhe dê paz). (Musslim).
O homem não consegue dispensar, na vida, a comida e a bebida. O muçulmano, porém, não olha para a comida e a bebida como sendo os objetivos que se deve empenhar por elas. Mas faz da comida e da bebida um meio para conservar a vida e satisfazer a seu Senhor, glorificado seja.
Há boas maneiras as quais o muçulmano deve seguir ao comer e beber:
Comer o que é lícito: É dever do muçulmano consumir apenas alimento lícito e se afastar do alimento ilícito. Allah, exaltado seja, diz:
(يَا أَيُّهَا الَّذِينَ آمَنُوا كُلُوا مِنْ طَيِّبَاتِ مَا رَزَقْنَاكُمْ وَاشْكُرُوا لِلَّهِ إِنْ كُنْتُمْ إِيَّاهُ تَعْبُدُونَ) (البقرة:172)
“Ó crentes, desfrutai de todo o bem com que vos agraciamos e agradecei a Allah, se só a Ele adorais.” (2:172).
Foi narrado que o Profeta (Que Allah o abençoe e lhe dê paz) disse: “Procurar o que é lícito é dever de todo muçulmano.” (Tabaráni). Por isso, o muçulmano evita os alimentos e as bebidas ilícitas, como a carne de porco, o sangue, a carniça, as bebidas inebriantes, e desfruta das coisas sadias que Allah lhe proporcionou.
O equilíbrio: O muçulmano é equilibrado em desfrutar das atrações terrenas. Allah, glorificado seja, ordenou-nos seremos moderados na comida e na bebida, dizendo:
(وَكُلُوا وَاشْرَبُوا وَلا تُسْرِفُوا إِنَّهُ لا يُحِبُّ الْمُسْرِفِينَ)(لأعراف: من الآية31) “Comei e bebei; porém, não vos excedais, porque Ele não aprecia os que se excedem.” (7:31). O Rassulullah (Que Allah o abençoe e lhe dê paz) disse: “Nenhum homem enche um pote pior do que enche seu estômago. Para o indivíduo, uns poucos bocados são suficientes para lhe manter retas as costas; contudo, se ele quiser encher o estômago, deverá dividi-lo em três partes, e deverá encher a terceira parte da barriga com comida, a outra terceira parte com bebida, e deixar vazia a terceira parte para o livre respirar.” (Tirmizi).
O lavar as mãos antes de comer: O muçulmano se preocupa com a higiene. O lavar as mãos antes e depois de se comer, porque a sua religião é religião da higiene e da purificação.
O iniciar em nome de Allah: O Profeta (Que Allah o abençoe e lhe dê paz) disse: “Quando alguém de vocês quiser comer, que comece com a invocação do nome de Allah. Se esquecer de fazê-lo no início, deve dizer, ao se lembrar: ‘Em nome de Allah no início e no fim.’” (Abu Daúd e Tirmizi). Foi relatado que o Profeta (Que Allah o abençoe e lhe dê paz) viu um homem começar a comer sem pronunciar o nome de Allah. Ele comeu até sobrar um só bocado do alimento. Quando ele o levou para a boca, disse: “Em nome de Allah no início e no fim.” O Profeta (Que Allah o abençoe e lhe dê paz) sorriu e disse: “Satanás estava comendo com ele, mas quando esse homem citou o nome de Deus, Satanás vomitou o que tinha no estômago!” (Abu Daúd e Nassá-i).
Não se deve criticar nenhuma comida: “O Rassulullah (Que Allah o abençoe e lhe dê paz) jamais criticava uma comida; se gostava dela, comia-a. Caso contrário, deixava-a.” (Muttafac alaih)
A intenção no comer: O muçulmano transforma tudo que faz em obediência e adoração com a boa intenção. Ele se alimenta atendendo à ordem de Allah, glorificado seja, para fortalecer o corpo e conservar a vida, desempenhando o seu papel em adorar a Allah.
O pensar nas mercês de Allah, o Agraciante: É dever do muçulmano olhar para o que está à frente dele de tipos e cheiros diferentes de alimento. Tudo brota da terra. Portanto, glorificado seja Allah que os fez brotar e os preparar para o ser humano.
O comer do lado do pote: o muçulmano come do lado da vasilha e não do meio dela. O Rassulullah (Que Allah o abençoe e lhe dê paz) ordenou a Omar Ibn Abi Salama para que comesse o que tinha à frente dele. Ele disse: “Quando alguém estiver comendo, não deve comer da parte superior da vasilha, mas da parte de baixo, pois a bênção desce no centro da comida.” (Abu Daúd) e Tirmizi).
O comer em grupo: É meritório comer em grupo para que todos os presentes sejam abençoados. O Profeta (Que Allah o abençoe e lhe dê paz) disse: “O alimento de uma pessoa é suficiente para alimentar duas; o de duas pessoas é suficiente para alimentar quatro, e o de quatro é suficiente para oito.” (Musslim).
Alguns companheiros do Rassulullah (Que Allah o abençoe e lhe dê paz) se queixaram a ele de que comiam e ficavam satisfeitos! Ele lhes disse: “Comei juntos e pronunciai o nome de Deus, que Ele vos abençoará.” (Abu Daúd).
Não se deve utilizar vasilhas de ouro ou de prata: Não é permitido ao muçulmano utilizar vasilhas de ouro ou de prata para comer e beber. O Profeta (Que Allah o abençoe e lhe dê paz) disse: “Qualquer um que comer ou beber de uma vasilha de ouro ou de prata irá ativar o fogo do Inferno no seu estômago.” (Musslim). O muçulmano come com a mão ou com quaisquer talheres à disposição.
O modo de se sentar à mesa: É recomendado que o muçulmano coma
Navegação de Artigos:
<< Artigo Anterior || Próximo Artigo >>

Compartilhar esse Artigo:
Url
BBCode
HTML

Centro Islâmico de Taubaté © 2009-2023, todos os direitos reservados.
Rua Benedito Silveira Moraes, 221, Bairro Jardim do Sol - Taubaté - SP. CEP: 12070-290. Fones: (12) 3624-8602 / 3411-1940.
E-mail:
siteluzdoislam@gmail.com

5,621,596 visitas únicas

site desenvolvido por www.wsdbrasil.com.br

Powered by PHP-Fusion copyright © 2002 - 2023 by Nick Jones. Released as free software without warranties under GNU Affero GPL v3