Fones: (12) 3624-8602 / 3411-1940
Email: siteluzdoislam@gmail.com

Hierarquia dos Artigos
Início dos Artigos » Sistemas no Islam » O que é a caridade contínua
Tamanho da Fonte
O que é a caridade contínua

https://www.paktales.com/wp-content/uploads/2019/10/Charity-2.jpg

 

Todos os louvores são para Allah.

Caridade contínua (sadaqah jaariyah) é um tipo de waqf (doação), que é o mencionado no hadith de Abu Hurairah (que Allah esteja satisfeito com ele), segundo o qual o Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: "Quando um homem morre, todas as suas boas ações chegam ao fim, exceto três: a caridade contínua (sadaqah jaariyah), o conhecimento benéfico ou um filho justo que rezará por ele." Narrado por Muslim (1631).

An-Nawawi (que Allah tenha misericórdia dele) disse, comentando sobre este hadith:

Caridade contínua (sadaqah jaariyah) é um tipo de waqf (doação/legado). Fim da citação.

Sharh Muslim (11/85).

Al-Khatib ash-Sharbini (que Allah tenha misericórdia dele) disse:

De acordo com os sábios, a caridade contínua (sadaqah jaariyah) é entendida como uma referência ao waqf, como disse ar-Raafi'i. Outros tipos de caridade não são contínuas.

Mughni al-Muhtaaj (3 / 522-523).

Caridade contínua (sadaqah jaariyah) é a caridade cuja recompensa continua depois que uma pessoa morre. Quanto à caridade cuja recompensa não continua, como a caridade na forma de alimento doado a um pobre, isso não é caridade permanente.

Com base nisso, dar iftaar para quem está jejuando, patrocinar órfãos e cuidar de idosos – embora sejam atos de caridade – não são caridades contínuas. Mas você pode contribuir para a construção de um orfanato ou lar para idosos, e essa será uma caridade contínua pela qual você receberá uma recompensa, desde que essa instituição continue a beneficiar as pessoas.

Os tipos e exemplos de caridade contínua são muitos, incluindo: construir mesquitas, plantar árvores, cavar poços, imprimir e distribuir Mus-hafs (alcorão em árabe) e espalhar conhecimento benéfico através da produção de livros e vídeos/áudios e distribuí-los.

Foi narrado de Abu Hurairah (que Allah esteja satisfeito com ele), do Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) que disse: “Entre as boas ações cuja recompensa alcançará um crente após sua morte são: conhecimento que ele aprendeu e depois espalhou; um filho justo que ele deixa para trás; uma cópia do Alcorão que ele deixa como um legado; uma mesquita que ele construiu; uma casa que ele construiu para viajantes; um poço que ele escavou; ou caridade que ele deu durante sua vida quando estava com boa saúde. Essas ações o alcançarão após sua morte.” Narrado por Ibn Maajah (242). Al-Mundhiri disse em at-Targhib wa't-Tarhib (1/78): Seu isnaad é hasan. Também foi classificado como hasan por al-Albaani em Sahih Ibn Maajah.

Veja também as respostas às perguntas n° 43101 .

O muçulmano deve doar sua caridade a várias causas, para que receba uma parte da recompensa de diferentes fontes. Então, você poderia alocar parte de sua riqueza para fornecer iftaar para aqueles que estão jejuando, outra parte para patrocinar órfãos, uma terceira parte para sustentar uma casa de idosos, uma quarta parte para contribuir na construção de uma mesquita, uma quinta parte para distribuir livros e Mus-hafs, e assim por diante.

E Allah sabe melhor.

 

https://islamqa.info/pt/answers/122361/o-que-e-caridade-continua-sadaqah-jaariyah

Navegação de Artigos:
<< Artigo Anterior

Compartilhar esse Artigo:
Url
BBCode
HTML

Centro Islâmico de Taubaté © 2009-2021, todos os direitos reservados.
Rua Benedito Silveira Moraes, 221, Bairro Jardim do Sol - Taubaté - SP. CEP: 12070-290. Fones: (12) 3624-8602 / 3411-1940.
E-mail:
siteluzdoislam@gmail.com

4,254,281 visitas únicas

site desenvolvido por www.wsdbrasil.com.br

Powered by PHP-Fusion copyright © 2002 - 2021 by Nick Jones. Released as free software without warranties under GNU Affero GPL v3