Fones: (12) 3624-8602 / 3411-1940
Email: siteluzdoislam@gmail.com

Perguntas Enviadas
| Filhos e divórcio
Assalam aleikum!!!
Tenho dúvida sobre um assunto: Se a mulher é divorciada e depois aceita o islam e se casa novamente com um esposo mulçumano, mas tem 2 filhos do outro casamento , um com 13 e outro com 15 com quem ficam a guarda dos filhos segundo o alcorao? A mulher é Mulcumana e o ex marido não é . O atual esposo mulçumano não mora no Brasil e quer que a esposa vá morar com ele, mas ela 2 filhos adolescentes , que não irão morar com ela se ela for embora. Como isso acontece?
O atual esposo já vive 1 ano longe da esposa e não aceita mais que ela fique longe, está distância tem sido perigosa para o casal, mas a filha mais nova não está aceitando a mãe ir embora, o que está deixando a mãe em prantos.
É pecado segundo o alcorao a mãe deixar esses filhos para o pai que não é convertido, que vive a vida do mundo?
Por favor, preciso de ajuda para esclarecer essas dúvidas.

Salam!!!
Sent from my iPhone
Sent from my iPhone

Resposta de Sh Ahmad:
Salam alaikum

A sua questão é muito delicada irmã.
Vamos tratar o assunto conforme a regra e conforme a realidade.
A regra na Lei islâmica é que esses filhos devem permanecer com a mãe, porque ela é muçulmana, e só com ela eles poderão crescer muçulmanos. Essa é a regra no Islam.

Agora, partindo para a realidade, você vive no Brasil e só poderá tê-los com você se renunciar ao segundo casamento. Se você puder unir entre os dois bens... o casamento e a educação deles.. ótimo.
Porém, sendo isso impossível, você tem que escolher; e tente reunir ao máximo entre os filhos e o casamento. Se tiver a certeza de que eles crescerão não muçulmanos se você viajar.. e tem a certeza de que se vc ficar eles vão ser muçulmanos.. a opção de permanecer por eles é melhor.

Allah mais sabe
Faça salat al isstikhara (oração na qual pedimos orientação a Deus no aassunto). Se não sabe entre em contato com islamfoz@hotmail.com

Salam alaikum
12/10/2014 22:07

| Escrituras anteriores ao alcorão
Salaam aleikum. Bem, ao conhecer mais sobre o nobre alcorão, compreendi que ele é a ultima revelação divina, sendo assim, eu vi que no islamismo e para os muçulmanos a biblia passou por modificações, foi corrompida. Mas tenho dificuldade em compreender como o Senhor pode ter deixado usurparem da Sua palavra, a biblia é um livro seguido por mais de dois bilhoes de pessoas e muitos morreram acreditando na biblia, ou seja, na divindade do profeta Jesus. E para os cristãos a ideia de que a biblia foi modificada é verdadeiramente heresia contra Deus. Eu imagino que em meio a diversas traduções o evangelho possa ter tido certos versiculos alterados..

Resposta de Sh Ahmad:
salam alaikum irmã Rania

O fato de bilhões de pessoas terem acreditado na Bíblia como palavra de Deus não indica que ela não pode ter sido alterada. Estas pessoas estarão sob o julgamento justo e sábio de Allah, exaltado seja, e não é nossa obrigação argumentar contra ou a favor deles. Mas a obrigação nossa é expor a verdade que lemos no nosso Alcorão.
Só o fato de não existir o original do Evangelho, só o fato de haver diversas versões da Bíblia, e o fato de haver livros canonizados e livros não canonizados, e o fato de ser um Livro composto por humanos, porque eles que canonizam ou não... só tudo isso comprova historicamente e religiosamente que foram alterados.
Agora, se a pessoa quiser crer que todos os "homens" que compilaram esses livros tiveram inspiração divina, se a pessoa quiser se inclinar ao lado afetivo tem o direito de ter o ideal que deseja, mas não estará se baseando em argumentos racionais, nem religiosos, nem históricos.
Se quiser entender mais de maneira mais fácil veja outra pergunta similar que tivemos no site...

Pergunta: A torah judaica e o evangelho passaram por modificações? o islam afirma que sim e que o alcorão é a verdadeira revelação de Allah subhana wa ta'ala.. mas o que eu verdadeiramente não compreendo é o pq de Deus ter deixado que o homem modificasse as escrituras? Allah cometeu acidentes quando se trata do cristianismo?
De início, cremos que Allah (exaltado seja) jamais comete acidente, nada naquilo que Ele decreta é acidente. Só ocorre aquilo que Ele determina, seja isso bom ou mal.
No que diz respeito ao Livros Sagrados que Allah revelou, se estes foram alterados ou se perderam, isso ocorreu com a permissão de Deus, e não ocorreu por erro de Deus ou por Seu descontrole, ... se crermos assim ou dissermos isso (que Deus errou ou não teve controle, ou aconteceu por acidente sem a determinação de Deus) estaremos caindo em descrença (kufr) porque estamos atribuindo a Deus um defeito.
Então, o que aconteceu?
Allah delegou a responsabilidade de ensinar e preserver as Escrituras Sagradas aos sábios e sacerdotes da época (Al Maidah 5:44), porém eles não cumpriram e alteraram (Al Maidah 5:13). E isso ocorreu com a permissão e conhecimento de Deus.
E por que Ele deixaria isso ocorrer?
Porque Deus irá revelar posteriormente o que corrige o que foi alterado, e porque esta é a história da vida humana, nós somos responsáveis e somos examinados.
Então não há nada de impossível nisso... eles alteraram e eles esconderam muitas coisas, inclusive o nome de Muhammad nas Escrituras... Leia este verso também em surat Al Maidah: Ó adeptos do Livro, chegou-vos nosso mensageiro para tornar evidente muito do que havíeis escondido do Livro, e para abrir mão de muito. Com efeito, chegou-vos uma luz e evidente Livro... (05:15-16)
E quanto ao Alcorão, Allah não incumbiu ninguém dos humanos entre os sábios ou os discípulos para preservá-lo, mas prometeu Ele mesmo preservá-lo, estando intacto em língua árabe até o fim dos tempos, memorizado por todos os muçulmanos, e memorizado em sua íntegra completamente por milhares de muçulmanos. (Al Hijr 15:09)
Qual a razão de Allah preservar o Alcorão e não ter feito o mesmo com a Escrituras anteriores?
Porque o Alcorão é o último dos Livros, é a Última Revelação, então não haverá mais espaço para correção da parte de Deus através do envio de um novo Mensageiro.
O Alcorão é a última revelação e Muhammad o último profeta.


Obrigado pela participação Rania, e que Allah ilumine o teu caminho.
Se ainda estiver difícil pra vc, por favor, não deixe de enviar de novo. Ou por telefone, podemos esclarecer mais. Se quiser, nos escreva. Não deixe difícil e sem entender, porque é matéria de crença.

Sheikh Ahmad Mazloum
11/10/2014 15:49

| leasing
gostaria de saber, posso contrariar um leasing com o banco comercial qualquer que seja para compra de uma viatura ou casa, ou seja, o banco disponibiliza um valor e compra uma viatura e serei eu obrigado a pagar uma mensalidade ao banco durante o tempo que nos acordarmos, mas para tal penso eu que nas prestacoes que eu for pagando existe algum valor de juro sobre a prestacao? é permitido ou nao que seja feito o leasing?

Resposta de Sh Mohamad Abdouni:
Assalamu aleikum

Se o banco comprar essa casa ou viatura e depois vender a um preço maior financiado não tem problema.
O problema seria se o banco te emprestar um valor a juros para você comprar a casa ou a viatura ai você entra no ilícito.
Porem alguns sábios permitiram essa transação em caso de extrema necessidade em países onde não existe bancos islâmicos.
05/10/2014 15:18

| Dúvidas
Qual a importância do grupo religioso na vida dos adeptos, e como dialogam com as questões emergentes na contemporaneidade como eutanásia, aborto, controle de natalidade, entorpecentes, célula tronco; clonagem?

Resposta de Sh Ahmad:
Sobre as questões novas que ocorrem no mundo contemporâneo e antes não eram conhecidas, no Islam cremos que as diretrizes básicas da religião servem para decretar sobre estes assuntos contemporâneos. Então, os sábios da época se reúnem para discutir essas questões e compará-las com o que denominamos.. maqassid al shari´ah (os objetivos da Lei).
A Lei foi determinada, por exemplo, para preservar a vida.. então ao discutir a questão do aborto, do controle e da eutanásia, isso é levado em consideração.
Sobre o aborto, este é proibido, exceto em questões consideradas exceção, como por exemplo: gravidez indesejada fruto de crime (estupro) se o feto ainda está no primeiro mês de gestação e não se formou.
O controle de natalidade, qd o governo restringe os filhos por família é proibido. O que é permitido é o planejamento familiar de cada casal, e não devem bloquear totalmente a produção exceto tenha uma recomendação médica.
Eutanásia... depende da sentença médica, se a equipe médica declara que não há mais esperança de vida, pode ser feita, pois nesse caso não estamos tirando a vida de alguém.

Bem vinda Caro.
Este é um resumo.. e todos esses assuntos tem muuuito pano pra manga!!!
02/10/2014 18:12

| Difícil Contato
Gostaria de saber porque é tão difícil o contato com o Islam, todas as vezes que tentei contato pessoalmente ou por telefone tenho a impressão que há desconfiança ou as informações são passadas objetivamente e sem um contato mais intimista, me parece frio, até os contatos via internet não são respondidos. Imagino que não seja parte da cultura de vocês mas é algo que precisa ser revisto.

Resposta de Sh Ahmad:
Bem vindo Tiberio.

Desculpe a demora em responder.
Você pode entrar em contato comigo se quiser pelo email : islamfoz@hotmail.com
telef. (11) 986864552

Não há nenhuma desconfiança e temos prazer em recebe-lo.

Obrigado.
Bem vindo.
25/09/2014 07:21

| Duvidas
Boa tarde me chamo Tayla, conheci recentemente um homem libanes, tenho muitas duvidas referente a ele, tenho observado que os homens libaneses usam anéis qual existe algum significado. E que quando nós conhecemos ele me trouxe um presente disse que é da tradição libanesa quando vai conhecer alguém levar um presente. Me falou que mão bebem bebida alcoólica por conta da , na realidade encontro muitas informações contraditórias nos sites, antes de me envolver com ele gostaria de saber se existe algum significado esses anéis, se toda mulher tem que cobrir o cabelo, se um libanês pode casar com uma brasileira... Agradeço se me ajudar...

Resposta de Sh Ahmad:
Boa tarde Tayla,
Na verdade, há muitas coisas que são da cultura de um país ou região e acabam sendo confundidos com religião.
Religiosamente, você só pode ter contato com ele com a intenção de casamento, não pode haver um envolvimento apenas por prazer e diversão, e a relação só pode ocorrer depois do casamento.
Estou falando de religião, agora sobre a cultura libanesa ou brasileira, hã muitas coisas que estão de acordo, outras que contrariam.
Quanto ao véu, a questão não é apenas cobrir o cabelo. A mulher se resguarda e se protege ao cobrir o corpo evitando assim a cobiça e o assédio.

Bem vinda

Sh Ahmad Mazloum
18/09/2014 15:09

| Jins
Boa noite , Gostaria de saber mais a respeito dos Jins pois tenho estudado constantemente o Islam , diga-se de passagem que penso seriamente em uma possível conversão. Mais quando me deparo com algum assunto relacionado à essas criaturas chamadas Jins, eu tenho bloqueio cultural pois tenho dificuldade em acreditar na existência desses seres. Gostaria que me ajudasse a compreender melhor e se possível até me indicar uma leitura mais abrangente, desde já agradeço.

Resposta de Sh Ahmad:
Os jins são uma das criaturas que Deus criou e citou existirem porém estão fora do nosso domínio, assim como o mundo dos anjos está fora do nosso domínio, mas é matéria de crença.
Al jin é uma criatura que é responsável assim como o ser humano é responsável, foram criados do fogo, por isso, o Satanás é um jin. Assim como o ser humano, há entre eles os bons e os maus, os crentes e os descrentes, se reproduzem, se alimentam.
Isso é que difere os anjos dos seres humanos e dos jins, os anjos são seres que Deus criou para adorarem a Ele, não têm escolha, só obedecem a Deus naquilo que Ele determina, não tem sexo, não se reproduzem, não têm necessidades, por isso não comem nem bebem.

Sobre os jins, os desviados entre eles, é que interferem na vida de muitos seres humanos.. e é vedado ao ser humano envolver-se nesse assunto e manter contato com este mundo, por isso a proibição da feitiçaria e males similares.

Bem vindo.
27/08/2014 18:17

| porque o meu marido e a familia dele nao tem sucesso na area profissional
ola bom dia meu nome é lucy, sou casada com um muçulmano, ele sempre hora nos horaios corretos e faz o possivel para ser um bom muçulmano, mas nao tem sucesso na area profissional e financeira, ele e toda a familia dele,por mais que ore nada anda, o que tem de errado com ele e a familia dele ? pelo que sei a mae dele ora dia e noite. mas nada anda nada acontece.

Resposta de Sh Ahmad:
Irmã Lucy,
Salam alaikum

Quando sou um bom muçulmano, quando cumpro por exemplo a oração, isto não significa que tudo na minha vida vai dar certo, que terei uma vida profissional excelente, uma vida financeira estável, etc.
Este argumento usado atualmente por muitos missionários é totalmente errado.
Muhammad, Jesus e muitos profetas sofreram em todos os aspectos da vida, Muhammad passou fome, Jesus foi perseguido... Então, o que significa rezar?
Você reza, a princípio e acima de tudo, em adoração a Deus, seja qual for a situação. E pode pedir a Deus que te dê estabilidade na família, riqueza... e deve ter a convicção de que Deus aceitará a sua oração e a sua prece, porém se não dá certo, vc é submissa a Deus e aceita a Sua determinação e O adora mesmo assim.
Quanto ao sucesso, após rogar a Deus, a pessoa procura os meios normais para o sucesso e Allah irá prover para aquele que o teme, e saiba.. que a maior riqueza que vc possui é O CONTENTAMENTO (AL QANA´AH).

Que Deus ilumine tua família e te dê sucesso.

Salam
19/08/2014 08:32

| torah e a biblia passaram por modificação
salaam aleikum wa rahmatullahi wa barakatu.
ola, eu sou muçulmana desde q nasci, sou descendente de arabes, mas sempre estudei em escola cristã, mas isso nunca me desviou da senda reta.. mas eu sempre tive essa duvida: a torah judaica e o evangelho passaram por modificações? o islam afirma que sim e que o alcorão é a verdadeira revelação de Allah subhana wa ta'ala.. mas o que eu verdadeiramente não compreendo é o pq de Deus ter deixado que o homem modificasse as escrituras? Allah cometeu acidentes quando se trata do cristianismo? bom, essa é a minha duvida. eu também queria parabeniza-los pelo site, é realmente a luz que as pessoas precisam... Que a paz e as bençãos de Deus estejam sobre você

Resposta de Sh Ahmad:
Ukhti Amani
Salam alaikum

De início, cremos que Allah (exaltado seja) jamais comete acidente, nada naquilo que Ele decreta é acidente. Só ocorre aquilo que Ele determina, seja isso bom ou mal.
No que diz respeito ao Livros Sagrados que Allah revelou, se estes foram alterados ou se perderam, isso ocorreu com a permissão de Deus, e não ocorreu por erro de Deus ou por Seu descontrole, ... se crermos assim ou dissermos isso (que Deus errou ou não teve controle, ou aconteceu por acidente sem a determinação de Deus) estaremos caindo em descrença (kufr) porque estamos atribuindo a Deus um defeito.
Então, o que aconteceu?
Allah delegou a responsabilidade de ensinar e preserver as Escrituras Sagradas aos sábios e sacerdotes da época (Al Maidah 5:44), porém eles não cumpriram e alteraram (Al Maidah 5:13). E isso ocorreu com a permissão e conhecimento de Deus.
E por que Ele deixaria isso ocorrer?
Porque Deus irá revelar posteriormente o que corrige o que foi alterado, e porque esta é a história da vida humana, nós somos responsáveis e somos examinados.
Então não há nada de impossível nisso... eles alteraram e eles esconderam muitas coisas, inclusive o nome de Muhammad nas Escrituras... Leia este verso também em surat Al Maidah: Ó adeptos do Livro, chegou-vos nosso mensageiro para tornar evidente muito do que havíeis escondido do Livro, e para abrir mão de muito. Com efeito, chegou-vos uma luz e evidente Livro... (05:15-16)
E quanto ao Alcorão, Allah não incumbiu ninguém dos humanos entre os sábios ou os discípulos para preservá-lo, mas prometeu Ele mesmo preservá-lo, estando intacto em língua árabe até o fim dos tempos, memorizado por todos os muçulmanos, e memorizado em sua íntegra completamente por milhares de muçulmanos. (Al Hijr 15:09)
Qual a razão de Allah preservar o Alcorão e não ter feito o mesmo com a Escrituras anteriores?
Porque o Alcorão é o último dos Livros, é a Última Revelação, então não haverá mais espaço para correção da parte de Deus através do envio de um novo Mensageiro.
O Alcorão é a última revelação e Muhammad o último profeta.

Barakallah fiki
Obrigado pela pergunta, e que Allah ilumine o teu caminho.
31/07/2014 17:03

| quero mudar minha vida
tô cansada de fazer algo pra mudar minha vida financeira e tudo q faço da errado parece até maldicao o q faço prá mudar minha cituacao e vida financeira

Resposta de Sh Ahmad:
Salam alaikum

Cara Vivian, As vezer passamos por algumas provações, e faz parte disso a situação financeira difícil...
1. Devemos acima de tudo crer que isto não está relacionado a escolha religiosa, ou a maldição. Não é porque fulano segue tal caminho ou tal igreja ou tal religião que tem riqueza e lucros.
2. A maldição tem seus sinais e não devemos recorrer a esta alternativa.
3. Dirija-se a Deus com fé e implore a Ele que lhe dê condições de sustento.
Era costume do Profeta Muhammad (a paz esteja com ele) pedir: "Ó Allah, me faça suficiente com Teu lícito contra Teu ilícito. E me enriquece através através de Tua benção, para não necessitar de ninguém além de Ti" (narrado por Attirmizhi).
4. Depois disso, procure organizar a sua vida, os seus gastos.. procure os meios para ter uma vida equilibrada.

Que Deus te guie.

Sh Ahmad Mazloum
28/07/2014 17:34

Code by basti2web.de

Centro Islâmico de Taubaté © 2009-2023, todos os direitos reservados.
Rua Benedito Silveira Moraes, 221, Bairro Jardim do Sol - Taubaté - SP. CEP: 12070-290. Fones: (12) 3624-8602 / 3411-1940.
E-mail:
siteluzdoislam@gmail.com

5,621,420 visitas únicas

site desenvolvido por www.wsdbrasil.com.br

Powered by PHP-Fusion copyright © 2002 - 2023 by Nick Jones. Released as free software without warranties under GNU Affero GPL v3