Bem vindo ao Site do Centro Islâmico de Taubaté - Luz do Islam - Últimos Artigos: 90 versículos dizem: Jesus não é Deus - Deus: Abba ou Rabb? - Capítulo 107, Al-Ma’un (Os Obséquios) - Capítulo 99, Az-Zalzalah (O Terremoto) - Capítulo 2, versículo 255 (parte 2 de 2) - Capítulo 2, versículo 255 (parte 1 de 2) - Capítulo 11, Hud (parte 2 de 2) - Capítulo 11, Hud (parte 1 de 2) - Carla, uma ex-católica romana (parte 3 de 3) - Carla, uma ex-católica romana (parte 2 de 3) - Carla, uma ex-católica romana (parte 1 de 3) - Omar Ibn Abdul Aziz (parte 2 de 2) - Omar Ibn Abdul Aziz (parte 1 de 2) - Desespero e suicídio no Islã - Cinco antes de cinco -






Capítulo 2, versículo 255 (parte 2 de 2)
 Clique aqui para retornar às Categorias de Artigos

"Quem poderá interceder junto a Ele, sem a Sua anuência?"

Chapter-2,-Verse-255-Part-2.jpgNinguém pode interceder e ser um defensor em nome de alguém sem a permissão e satisfação de Deus.  Allah tem controle perfeito sobre tudo.  A intercessão é pela graça e misericórdia de Deus e reservada no Dia do Juízo somente àqueles a quem Deus permite interceder, como os profetas e os virtuosos. Quanto àqueles que adoram falsas deidades, não terão direito de intercessão naquele Dia.

Em contraste com o princípio islâmico de que a salvação depende primariamente da fé e das ações e a intercessão só será permitida em favor dos que merecerem, aqueles não atingiram esse alvo mas estavam no caminho certo, os adeptos das duas grandes religiões precedentes, Cristianismo e Judaísmo, se apoiaram fortemente na intercessão ilimitada e irrestrita para a salvação.

A negação de amor e intercessão na Outra Vida se refere aos descrentes. O sentimento de amor entre os crentes sobreviverá. Da mesma forma, intercederão uns pelos outros com a permissão de Deus. "...e não podem interceder em favor de ninguém, salvo de quem a Ele aprouver,..." (Alcorão 21:28)

O Profeta, que a misericórdia e bênçãos de Deus estejam sobre ele, afirmou:

"As pessoas virão a mim e buscarei a permissão de meu Senhor. Receberei permissão. Quando O vir, cairei em prostração. Ele me permitirá continuar naquela posição pelo tempo que Ele desejar. Então será dito: "Muhammad, levante sua cabeça e peça, serás ouvido! Interceda e sua intercessão será concedida". Então louvarei meu Senhor com palavras que Ele revelará para mim naquele momento. Depois prosseguirei com a intercessão, mas será estabelecido um limite (em relação ao tipo de pessoas pelas quais posso interceder). Consequentemente, as tirarei do Inferno e as conduzirei para o Paraíso."

"Ele conhece tanto o passado como o futuro,..."

O conhecimento de Deus é absoluto e não está condicionado por espaço ou tempo.

Ele conhece o estado de Sua criação. Sabe o que era, o que é e o que será. Sabe o que era, o que é e o que será. Sabe o que Suas criaturas alcançaram e o que perderam. Sabe o que fizeram no passado e o que farão no futuro. Sabe o que ocultam e o que exibem. Nada escapa de Seu conhecimento. Nada O confunde. Seu conhecimento não tem limites, enquanto que o da criação é limitado.  Como Deus diz no Alcorão: "Porque Ele sabe tanto o que manifestais por palavras, como conhece o que ocultais."(Alcorão 21:110)

Deus está ciente de todas as nossas ações e controla o que toda alma recebe. Tem vigilância perfeita sobre tudo. A Ele pertence tudo que está nos céus e na terra indica que todas as criaturas estão sob soberania divina.

O destino está sob o controle de Deus e Ele sabe o que acontece a Suas criaturas nesse mundo e o que acontecerá a elas na Outra Vida. Deus tem conhecimento perfeito de toda a criação e seu passado, presente e futuro.

"eles (humanos) nada conhecem da Sua ciência, senão o que Ele permite."

Todo o conhecimento vem de Deus e não aprendemos nada, exceto com a permissão Dele.

Deus abençoou os seres humanos com a dádiva do conhecimento, mas não importa o quanto o conhecimento humano progrida, continuará uma gota no oceano, se comparado ao conhecimento divino. Os seres humanos não têm conhecimento pleno de si mesmos. Como podem imaginar alcançar o conhecimento do mundo do Invisível? Nada da criação tem conhecimento do Invisível, exceto pelos profetas que receberam algum conhecimento a respeito.

"Seu Kursi se estende sobre os céus e a terra."

Como o conhecimento divino abrange toda a criação, o Kursi - o escabelo de Deus - abrange todo o universo. Essa é a grandeza de Deus.

O Kursi não é nada comparado ao Trono, é como uma aliança de ferro lançada no espaço plano da terra (Ibn Hibban). Então, se o Kursi é assim, imaginem o Trono de Deus, Glorificado e Exaltado seja!

Portanto, toda a criação em relação a Deus é muito pequena e nada em comparação a Ele. Se apenas uma coisa da criação de Deus, o Kursi, é maior que os céus e a terra, mas ainda menor que o Trono, então Deus, o Poderoso e Majestoso, é maior que tudo.

"...cuja preservação não O abate."

Nada O enfraquece.  Muito ou pouco, fácil ou difícil, muito ou pouco, grande ou humilde - Allah preserva tudo sem qualquer cansaço.

Não sente nenhuma fadiga ao guardar e preservar os céus e a terra e isso indica que Deus não pode ser comparado a qualquer mortal. Não O sobrecarrega ou faz com que Se sinta fatigado proteger os céus e a terra e tudo que está entre eles. Ao contrário, é fácil para Ele.

A frase "cuja preservação não O abate", é uma expressão da onipotência de Deus, retratando em termos simples, mas poderosos, como é fácil para Deus sustentar e preservar os céus e a terra.

"Porque é o Ingente, o Altíssimo."

Está no ápice de altura e grandeza além da imaginação humana, condizente com Sua Majestade.

Deus é o Altíssimo, nada está acima Dele e nada se assemelha a Ele. Deus é o possuidor da majestade e santidade, perfeição e glória, beleza e grandeza. Nada é maior que Ele, porque Deus é Supremo, o Grande.

Não importa quanto o ser humano se torne poderoso ou grande, nunca deixará de ser um servo de Deus. Quando esse fato é estabelecido firmemente na mente de um homem, aprimorará seu status como subordinado a Deus e restringirá seu orgulho e transgressão. Temerá a Deus verdadeiramente, apreciará Sua majestade e poder e tentará ser mais humilde em relação a Deus e menos arrogante ao lidar com seus semelhantes.


http://www.islamreligion.com/pt/articles/10789/capitulo-2-versiculo-255/
bullet.gif Enviado por admin em 12/11/2016 ·227 Leituras · Imprimir · ·
Hierarquia do Artigo:
Artigos O Alcorão Sagrado Capítulo 2, versículo 255 (parte 2 de 2)


Navegação de Artigos:

<< Artigo Anterior || Próximo Artigo >>
Compartilhar esse Artigo:
Url
BBCode
HTML

Ouça o Alcorão
Agora você pode escutar o "Nobre Alcorão e Significados em Português". saiba mais
Meu amor por Jesus
Nasci católico e como tal fui educado na crença de que o catolicismo era saiba mais
Aprenda como Orar
Saiba como praticar a oração, desde ablução até a recitação do alcorão. saiba mais
Convertidos ao Islam
Conheça o depoimento de convertidos ao islam, como aconteceu... saiba mais
Pergunte ao Sheikh
Se você tem alguma dúvida sobre o islam, deseja fazer uma pergunta... saiba mais
Divulga Islam
Conheça o grupo Divulga Islam, um grupo de muçulmanos brasileiros que trabalha com a divulgação do islam na internet saiba mais
2,534,003 visitas únicas Centro Islâmico de Taubaté (c) 2009-2016.
Todos os direitos reservados.
Rua Benedito Silveira Moraes, 221, Bairro Jardim do Sol - Taubaté - SP.
CEP: 12070-290. Fones: (12) 3624-8602 / 3411-1940.
E-mail: siteluzdoislam@gmail.com

Powered by PHP-Fusion copyright © 2002 - 2016 by Nick Jones.
Released as free software without warranties under GNU Affero GPL v3

site desenvolvido por www.wsdbrasil.com.br
voltar ao topo