Allah é a Luz
Enviado por admin em 31/12/2009
Annur, a Luz, é dos nomes da Allah. Disse Alhah: Allah é a Luz dos céus e da terra (Annur 35). Allah é a Luz dos céus e da terra, administra o decreto nos céus e na terra e guia a quem habita neles. Portanto, Ele á Luz com a qual se iluminam e se guiam os céus e a terra e tudo que neles existe.

E a luz é amada e procurada por aqueles que têm almas boas e corações puros, e este é um nobre valor, sem a qual a humanidade não pode viver, isto porque a luz transmite a tranqüilidade para a alma, elimina os medos e a tristezas e ajuda no cumprimento das missões e ações dos seres humanos.
Estas são as particularidades da luz material de forma geral. E temos também a luz significativa – abstrata, sentimental – sem a qual o homem não pode viver contente e feliz sendo cumpridor dos seus deveres, porque o homem é composto de corpo e alma, e cada um tem a sua alimentação e necessidades, e a necessidade da alma pela luz ultrapassa a todas as necessidades, e essa luz deve ser real, não pode ser alucinação ou engano.

· Esta luz é completa e permanente, é bastante e abrangente, esta é a luz do Islam, a religião de Deus, a qual não é aceito de ninguém se guiar por outra religião além dela. Disse Allah, o Altíssimo: A Religião para Allah é o Islam (Al Imran 19). O significado: A religião que Allah decretou para as Suas criaturas e enviou com ela os seus mensageiros, e não aceita outra além dela, esta religião é o Islam, que é: a submissão a Allah Único na obediência e na adoração, e o seguir aos mensageiros naquilo que Ele os enviou em todas as épocas, até serem selados com Muhammad (saas), e depois de seu envio não é aceita outra religião.
· É a religião completa. Disse Allah, o Altíssimo: Hoje eu inteirei vossa religião, para vós, e completei minha graça para convosco e agradei-Me do Islam como religião para vós (Al maidah 3). O significado: Hoje completei para vós a vossa religião, a religião do Islam, fazendo-vos triunfar e concluindo a Lei, e completei sobre vós a Minha graça tirando-vos das trevas da ignorância à luz da crença. E me agrada o Islam como religião, então, se mantenham nela e não o abandonem.
· O Islam ser completo significa suprir todas as necessidades da humanidade porque é o sistema de Allah que criou a humanidade, e não pode definir as missões da criação senão o seu Criador, e não é conveniente à criatura senão seguir os ensinamentos e orientações do seu Criador.
· O Islam é uma luz de Allah para toda a humanidade e para todo o Universo. Disse Allah, o Altíssimo: Será que aquele, a quem Allah dilata o peito para o Islam e está na luz de seu Senhor, é como quem tem o coração selado? Então, ai daqueles cujos corações estão endurecidos para a Mensagem de Allah! Esses estão em evidente descaminho (Azzumar 22). O significado: A quem Allah expandir o seu coração com a aceitação do Islam e com a submissão a Ele e a crença nele, estando esclarecido de sua situação e em orientação de seu Senhor, este é igual a quem não está assim? A resposta: Não. Não se equiparam. Ai daqueles cujos corações se endureceram e se desviaram da recordação de Allah. A destruição os acompanha e estão em evidente descaminho da verdade.
· E as pessoas mais felizes são os que aceitaram esta luz para que Allah lhes salve das trevas. Disse Allah, o Altíssimo: Allah é Protetor dos que crêem. Fá-los sair das trevas para a luz (Al baqarah 257). Allah se alia aos crentes com o Seu apoio, com a Sua ajuda e com a Sua proteção, os extrai das trevas da incredulidade para a luz da crença e do Islam.
· O mensageiro do Islam, Muhammad (saas), com seu comportamento, sua tradição e sua biografia, é uma luz. Disse Allah, o Altíssimo: Ó Profeta! Por certo, enviamos-te por testemunha e alvissareiro e admoestador, e convocador de Allah, com Sua permissão, e luzeiro luminoso (Al ahzab 45,46). O significado: Ó profeta, te enviamos testemunha sobre a tua nação, com a transmissão da mensagem a eles, alvissareiro, carregador de boa notícia aos crentes entre eles com a misericórdia e o paraíso; admoestador, carregador de alerta aos pecadores e negadores, sobre o inferno; e pregador da unicidade de Allah e a adoração somente a Ele com a ordem d´Ele para ti; e tu és uma luz que ilumina a quem busca a orientação através de ti, a tua situação é clara no que diz respeito ao que trouxestes da verdade como o sol em seu nascer e iluminar, não a nega senão um pertinaz.
· E o Livro do Islam, o Alcorão Sagrado, é uma luz vinda de Allah, orienta da perdição, da dúvida e da indecisão para a senda reta. Disse Allah, o Altíssimo: Ó humanos! Com efeito, chegou-vos uma provança de vosso Senhor, e fizemos descer, para vós, evidente luz (Annissá 174). Ou seja: Ó humanos, vos chegou um argumento de vosso Senhor, este argumento é o nosso mensageiro, Muhammad, e tudo o que ele trouxe de provas incontestes, e a maior delas: O Alcorão Sagrado. Isso comprova a verdade de sua profecia e de sua mensagem, a última das mensagens de Allah, que revelou o Alcorão como orientação e luz clara para vós.

Das particularidades da luz do Islam

· A luz do Islam Ilumina o caminho até Allah e Seu agrado. As luzes da vida mundana iluminam lugares limitados, e a luz do Islam ilumina o mais importante caminho: o caminho da orientação e do triunfo. Disse Allah, o Altíssimo: Alif, Lam, Ra. Este é um Livro, que revelamos para ti, Muhammad, a fim de fazeres sair os homens das trevas para a Luz – com a permissão de seu Senhor – para a senda do Todo Poderoso, do Louvável (Ibrahim 1). Ou seja: Este é um livro que revelamos a ti – ó mensageiro – para salvar com ele a humanidade da perdição e da corrupção para a orientação e para a luz, com a permissão de Allah. Para orientar os humanos para o Islam que é o caminho de Allah, o Supremo e o Louvado em todas as situações.
· A vida sob a sombra do Islam é a verdadeira vida. Disse Allah, o Altíssimo: E , acaso, quem estava morto, e Nós demo-lhe vida e fizemo-lhe luz, com que anda entre os homens, é igual a quem está nas trevas, das quais jamais sairá? Assim, aformoseou-se, para os incrédulos, o que faziam (Al anaám 122). Quem estava morto na perdição, destruído e, em seguida, ressuscitamos seu coração com a crença, o guiamos e lhe demos êxito para seguir os mensageiros, tornando-se vivo nas luzes da orientação. Este é igual a quem está na ignorância, nos desejos, nas perdições diversas e não se guia a uma saída nem a uma salvação? Estes não se equiparam jamais.
· No seguir do Islam está o triunfo, o êxito e a conquista do paraíso. Disse Allah, o Altíssimo: Os que seguem o Mensageiro, o Profeta iletrado que eles encontram escrito junto deles, na Tora e no Evangelho – o qual lhes ordena o que é conveniente e os coíbe do reprovável, e torna lícitas, para eles, as coisas benignas e torna ilícitas, para eles, as coisas malignas e os livra de seus fardos e dos jugos a eles impostos. Então, os que crêem nele e o amparam e o socorrem e seguem a luz, que foi revelada e está com ele, esses são os bem aventurados (Al aáraf 157). Muhammad (saas) é o iletrado, não le nem escreve, esta qualidade para Muhammad (saas) é uma honra, para provar que o que ele trouxe é de Allah. E outra prova da autenticidade de sua profecia é o fato de seu envio estar profetizado na Tora e no Evangelho – e são citados aqui os cristãos e os judeus para aproximá-los da fé. Este mensageiro os ordena o monoteísmo, a obediência e tudo cujo bem é conhecido; os proíbe a idolatria, o pecado e tudo cujo mal é conhecido. Lhes faz lícito as coisas boas entre alimento, bebida e matrimônio, e lhes faz ilícito as coisas impuras entre os alimentos e bebidas que são proibidas, e os alivia das sobrecargas que lhes foram estabelecidas antigamente. Aqueles que acreditaram neste profeta iletrado e reconheceram sua profecia, o respeitaram, o apoiaram, seguiram o Alcorão, o Livro que Allah revelou a ele, e agiram conforme a sua tradição, estes são os vencedores que triunfarão com a promessa de Allah a seus servos crentes.
· A luz do Islam ajuda o muçulmano a suportar os encargos da vida mundana e seu cansaço. Quem vive na luz dos ensinamentos do Islam é feliz quaisquer sejam os seus problemas, porque sabe que a sua situação é sempre um bem para ele, de acordo com o que disse o mensageiro de Allah (saas): “Incrível é a situação do crente, toda a sua situação é boa, e isso não é senão para o crente; se ocorrer para ele uma felicidade, agradece, e isto lhe é bom. E se lhe acontece uma infelicidade, tem paciência, e isto lhe é bom” (relatado por Musslim). Principalmente, se Allah lhe agraciar e fazer do Alcorão a primavera do seu coração e a luz de seu peito, aí, Allah purificará todas as suas preocupações e eliminará todas as suas tristezas...
· A luz do Islam tranqüiliza o coração e elimina a solidão do espírito. Disse Allah, o Altíssimo: Então, a quem Allah deseja guiar, Ele lhe dilatará o peito para o Islam. E a quem deseja descaminhar, Ele lhe tornará o peito constrito, oprimido, como se esforçasse para ascender ao seu. Assim, Allah faz cair o tormento sobre os que não crêem (Al anaám 125). Tem o coração tranqüilo quem Allah guiou seu coração à luz do Islam e se distanciou das trevas dos erros e pecados, esta pessoa é tranqüila de coração, iluminada de espírito e feliz com a grandiosa graça de Allah...
· Allah garantiu espalhar a Sua luz. Há quem conspira contra o Islam, há quem tem o rancor e a inveja em seu coração contra a luz de Allah, ama as trevas porque se beneficia delas e detesta a luz porque ela evidencia os seus erros e a sua falsidade. Allah, o Altíssimo, disse: Desejam apagar com o sopro das bocas a luz de Allah, e Allah não permitirá senão que seja completa Sua luz, ainda que o odeiem os incrédulos (Attaubah 32). O significado: Os incrédulos querem eliminar a religião do Islam através de sua negação, querem eliminar os argumentos que provam a unicidade de Allah e que foram trazidos por Muhammad (saas), porém Allah decreta que Sua religião e prevalecerá, e Sua palavra será elevada, mesmo que isso desagrade aos negadores.
· A luz do Islam extermina as trevas da incredulidade e da idolatria. Disse Allah, o Altíssimo: Ele é Quem revela sobre Seu servo evidentes versículos, para fazer-vos sair das trevas para a luz. E por certo, Allah, para convosco, é Compassivo, Misericordiador. (Al hadid 9). O significado: Allah revela ao Seu mensageiro Muhammad (saas) versículos detalhados e claros do Alcorão, para tirar-vos das trevas da incredulidade para a luz da crença. Ao salvar-vos das trevas para a luz, Allah está a vos envolver em Sua ampla misericórdia em vosso futuro próximo e em vosso futuro distante, na vida eterna, quando vos recompensará com a melhor recompensa.
· Ilumina para o muçulmano a vida mundana (addunia) e a vida eterna (al ákhirah)... na vida mundana, o muçulmano vive na luz dos ensinamentos do Islam, assim tem uma vida pura e, após a morte, Allah faz de seu túmulo um jardim iluminado dos jardins do paraíso e o estende para ele até onde seus olhos alcançam e, no dia da ressurreição, ele anda sob a luz de seu Islam e sob a luz de sua crença. Disse Allah, o Altíssimo: Um dia, quando vires os crentes e as crentes, com sua luz que lhes correrá adiante e à direita, dir-se-lhes-á: “Vossas alvíssaras, hoje, são jardins, abaixo dos quais correm os rios; nesses, sereis eternos. Esse é o Magnífico triunfo. (Al hadid 12). Ou seja: Haverá o dia em que verás os crentes e as crentes sendo iluminados à frente e à direita deles de acordo com as suas ações, quando estiverem na ponte acima do inferno (assirat). Serão parabenizados por entrarem em amplos jardins, debaixo de suas árvores correm os rios e jamais sairão deles. Essa recompensa é o grande triunfo na vida eterna. Isso ocorre no mesmo instante em que serão privados dessa luz os não muçulmanos. Disse Allah, o Altíssimo: Um dia, quando os hipócritas e as hipócritas disserem aos que creram: “Esperai por nós, para adquirirmos algo de vossa luz”. Dir-se-lhes-á: “Para trás, retornai e requestai luz, em outro lugar”. Então, estender-se-á, entre eles, uma grade com porta; em seu interior, haverá a misericórdia, e , em seu exterior, defronte, haverá o castigo. (Al hadid 13). Ou seja: Os hipócritas e as hipócritas dirão aos crentes quando estarão na ponte acima do inferno: Esperem para que possamos nos iluminar com a vossa luz. Então, os anjos lhes dirão: Se puderes, voltem para trás, voltem para a vida mundana e busquem uma luz se puderem! Então será feita uma barreira com uma porta, cuja parte interna – do lado dos crentes – tem misericórdia; e cuja parte externa – do lado dos hipócritas – tem o castigo.
· Extermina a escuridão da desatenção e do agrado com a satisfação passageira da vida mundana. Allah citou vários desejos da vida mundana amados pelos seres humanos – entre mulheres, filhos, bens abundantes, propriedades da vida mundana e seus enfeites... -, após citar estas ilusões, disse: Essa é a satisfação da vida terrena. Mas junto de Allah está o aprazível retorno (Al Imran 14). Este é o floreio da vida terrena e o seu enfeite finito. E Deus tem melhor retorno e recompensa eterna, e este é o paraíso.
· Expulsa a infelicidade e atrai a felicidade na vida mundana e na vida eterna. Disse Allah, o Altíssimo: Ele disse: E se, em verdade, vos chega de Mim orientação, então, quem segue Minha orientação não se descaminhará nem se infelicitará. E quem der de ombros a Minha Mensagem, por certo, ele terá vida atormentada e ressuscitá-lo-emos cego, no dia da ressurreição (Taha 123). O significado: Quem seguir Minha orientação e Minha explicação e cumpri-las irá triunfar na vida e se guiar, e na vida eterna não será infeliz com o castigo de Allah. E quem se desviar da Minha mensagem da qual Eu o lembrei, este terá na vida primeira uma sobrevivência contraída e complexa – mesmo que aparente ser dos nobres e ricos – e lhe será contraído o túmulo e nele será castigado, e será congregado cego no dia da ressurreição, não poderá enxergar e não terá argumento.
Isto que citei da particularidades das Luzes do Islam são apenas enumerações limitadas e pouco de muito, porque a luz do Islam, que ilumina a vida mundana e a vida eterna, jamais poderá ser abrangida em páginas ou escritos...
O trabalho mais nobre e a melhor das ações humanitárias e acender uma luz que ilumine o caminho a frente dos caminhantes, e orienta os indecisos e perdidos, e tranqüiliza os amedrontados, e esclarece para as pessoas a corrupção dos corruptos e os alerta sobre eles. Por isso, nos honra e nos alegra acender convosco uma das luzes do Islam, e rogamos a Allah que submeta a esta luz quem irá carregá-la junto conosco, para que esta luz seja para as pessoas um luzeiro luminoso, como Allah citou ao mencionar a luz da profecia de Muhammad (saas)... enviamos-te por testemunha e alvissareiro e admoestador, e convocador de Allah, com Sua permissão, e luzeiro luminoso (Al ahzab 45,46).

E rogamos a Allah que faça de nossos corações luz,e de nossas audições luz, e de nossas visões luz, e em nossa frente luz, e por detrás de nós luz,e embaixo de nós luz,e em nossos túmulos luz, e na ponte estendida sobre o inferno luz, e que engrandeça para nós a luz, pois Ele é o Generoso, o Perdoador.


Zakaria Osman Abbas
Tradução: Ahmad Osman Mazloum