Fones: (12) 3624-8602 / 3411-1940
Email: siteluzdoislam@gmail.com

Hierarquia dos Artigos
Início dos Artigos » Al Muharamat » Muharamat (Final)
Tamanho da Fonte
Muharamat (Final)

Jogar dados


Muitos jogos difundidos e utilizados entre as pessoas são proibidos. Um deles é o jogo de dados utilizado em muitos jogos como o gamão e outros. O Profeta (Allah o abençoe e lhe dê paz) advertiu quanto aos dados que podem abrir as portas de jogos de azar, dizendo: “Aquele que joga dados é

como quem lida com a carne e o sangue de suínos”154 Abu Mussa (que Allah o tenha em Sua glória) relatou que o Profeta (Allah o abençoe e lhe dê paz) disse: “Quem jogar dados estará desobedecendo a Allah e ao Seu Mensageiro.”155

154. Narrado por Musslim, 4/1770.

155. Narrado pelo Imam Ahmad, 4/349. Consta, também, do Sahih al Jámi’,

6505.

103


Amaldiçoar o Crente e a Quem Não Merece Ser

Amaldiçoado


Muitas pessoas não restringem suas línguas se se irritarem e começam a amaldiçoar. Fazem-no contra as pessoas, os animais, os inanimados, os dias, as horas,(a chuva) e talvez amaldiçoem a si próprios e aos seus filhos. O marido amaldiçoar a esposa e vice-versa. Essa é uma questão rejeitada e perigosa. Abu Zaid Sábit Ibn Adhahak al Ansári (que Allah o tenha em Sua glória), relatou que o Profeta (Allah o abençoe e lhe dê paz) disse: “Quem amaldiçoar um crente é como se o tivesse matado.”156. Uma vez que o amaldiçoar é comum entre as mulheres, o Profeta (Allah o abençoe e lhe dê paz) explicou que é um dos motivos de sua introdução no Inferno. Os que amaldiçoam, no Dia da Ressurreição não poderão interferir por ninguém. Pior ainda é que a maldição se volta para o seu autor, se a pronunciar injustamente. É como se tivesse amaldiçoado a si mesmo com a expulsão e o afastamento da misericórdia de Allah.


O Inconformismo


Entre as coisas proibidas é o que fazem algumas mulheres de elevar a voz, gritando e lamentando o morto, esbofeteando

156. Narrado por Bukhári, 10/465.

104

o rosto, rasgando a vestimenta, cortando os cabelos, puxá-los e arrancá-los. Tudo isso indica a falta da aceitação do destino e a falta de paciência na desgraça. O Profeta (Allah o abençoe e lhe dê paz) amaldiçoou que faz isso. Abu Umama (que Allah o tenha em Sua glória) relatou que o Mensageiro de Allah amaldiçoou a que dilacera o rosto, a que rasga a roupa e que se lamenta com gritos.”157. Abdullah Ibn Mass’ud (que Allah o tenha em Sua glória) relatou que o Profeta (Allah o abençoe e lhe dê paz) disse: “Não pertence a nós quem esbofeteia o rosto e rasga a roupa e se conduzir como se fazia na época pré islâmica.” 158. O Profeta (Allah o abençoe e lhe dê paz) disse: “Se uma mulher, que é dada à lamentação espalhafatosa, não

se arrepender e não buscar o perdão, antes da sua morte, será apresentada, no Dia do Julgamento, usando uma capa de Alcatrão e um cachecol de ferrugem”159


O Esbofetear e Marcar o Rosto


Jáber relatou que o Profeta (Allah o abençoe e lhe dê paz) proibiu bater e marcar o rosto.160

157. Narrado por Ibn Mája, 1/505. Consta também, do Sahih al Jámi’, 5067.

158. Narrado por Bukhári, 3/163.

159. Narrado por Musslim, 934.

160. Narrado por Musslim, 3/1673

105

Quanto ao esbofetear o rosto, muitos pais e professores utilizam no castigo de algumas crianças quando esbofeteiam os seus rostos. Alguns ainda fazem com seus empregados, desonrando o rosto que Allah enobreceu. Isso pode acarretar, também, a perda de alguns sentidos importantes situados no

rosto, causando arrependimento e exigindo-se castigo. Quanto à marcar a cara dos animais, colocando-se um símbolo específico para reconhecimento do proprietário ou lhe serem devolvidos se se perderem, é um ato proibido e inclui deformação e tortura. Se algumas pessoas alegarem que o símbolo para distinguir a tribo, pode se fazer a marca em outro local e não na cara do animal.


Cortar relações com o muçulmano por mais de três

dias, sem motivo legal


Dentre os passos de Satanás está o cortar relações entre os muçulmanos. Muitos daqueles que seguem os passos do Satanás abandonam seus irmãos muçulmanos por motivos ilegais, ou por desentendimento financeiro, ou por assumir posição estúpida. O abandono perdura anos. Ele jura não lhe

falar, promete não entrar na casa dele, ao vê-lo numa rua, afasta se dele. Se encontrá-lo numa reunião cumprimenta os que estão antes e depois dele e o ignora. Isso é motivo de debilidade na sociedade islâmica. Por isso, a sentença legal é rígida e a advertência é severa. Abu Huraira (que Allah o tenha em Sua glória) relatou que o Profeta (Allah o abençoe e lhe dê paz) disse: “Não é permitido ao muçulmano abandonar o irmão por mais de três dias. Quem o fizer e morrer, irá para o Inferno.”161 Ibn Kharach al Asslami (que Allah o tenha em Sua glória) relatou que o Profeta (Allah o abençoe e lhe dê paz) disse: “Quem abandonar o irmão por um ano, é como derramar o seu sangue.”162

É suficiente para os que cortam as relações com os muçulmanos a perda da indulgência de Allah, Exaltado seja. Abu Huraira (que Allah o tenha em Sua glória) relatou que o Profeta (Allah o abençoe e lhe dê paz) disse: “As obras das pessoas serão apresentadas duas vezes por semana, na segunda

e na quinta-feira. Serão perdoados os pecados de cada servo, menos daquele que tem desentendimento com seu irmão. Será dito: ‘Não perdoem esses dois até que reconciliem.’”163

161. Narrado por Abu Daoud, 5/215. Consta, também, do Sahih al Jámi’, 7635.

162. Narrado por Bukhári no Adab al Mufrid, hadice nº 406. Consta, também, do

Sahih al Jámi’, 6557.

163. Narrado por Musslim, 4/1988.

107

Quem se arrepender a Allah, dos beligerantes deve voltar ao irmão e o cumprimentar. Se o fizer e o outro rejeitar, isentará sua consciência e a culpa recairá nele. Abu Aiub relatou que o Profeta (Allah o abençoe e lhe dê paz) disse: “Não é permitido a um homem abandonar o irmão por mais de três dias. Ao se encontrarem,um se afasta e outro se afasta. O melhor deles é quem começa com o cumprimento.”164

Mas, se houver um motivo legal para o afastamento, como abandono das orações, perseverança na imoralidade e o abandono for para o bem do errado, fazendo-o retornar à sensatez, ou fazendo sentir o seu erro, o abandono torna-se obrigatório. Porém, se o abandono aumenta a rejeição do errado e não acarreta mais do que rebeldia, repulsão, teimosia e aumento do erro, nesse caso o abandono é inválido porque não serve para o interesse legal, mas aumenta o mal. É sensato, então, a benevolência, o conselho e a recordação.”165

Finalmente, é o que conseguimos reunir de ilícito difundido.166

164. Narrado por Bukhári, 10/492.

165. Da forma como o Profeta (Allah o abençoe e lhe dê paz) cortou a relação

com Kaab Ibn Málik e seus dois companheiros quando viu que é interessante, e deixou

de cortar as relações com Abdullah Ibn Abi Salul e os hipócritas porque era mais útil.

166. O assunto é longo. Achei por bem designar um capítulo à parte a respeito

das coisas vedadas constantes do Livro e da Sunna, se Allah o permitir.

108

Pedimos a Allah, Glorificado e Exaltado seja, por Seus Belos Nomes, que nos conceda o que nos afasta de Suas proibições, e nos conceda o Paraíso com Suas permissões, que perdoe os nossos pecados e os nossos exageros. Que as Suas permissões nos afastem de Suas proibições. Que aceite o nosso

arrependimento e dissipe a nossa tristeza, pois Ele atende as súplicas. Que Allah abençoe e dê paz ao Profeta iletrado, aos seus familiares, a todos os seus companheiros. E louvado sejaAllah, Senhor do Universo.

Navegação de Artigos:
<< Artigo Anterior

Compartilhar esse Artigo:
Url
BBCode
HTML

Centro Islâmico de Taubaté © 2009-2023, todos os direitos reservados.
Rua Benedito Silveira Moraes, 221, Bairro Jardim do Sol - Taubaté - SP. CEP: 12070-290. Fones: (12) 3624-8602 / 3411-1940.
E-mail:
siteluzdoislam@gmail.com

5,621,647 visitas únicas

site desenvolvido por www.wsdbrasil.com.br

Powered by PHP-Fusion copyright © 2002 - 2023 by Nick Jones. Released as free software without warranties under GNU Affero GPL v3