Fones: (12) 3624-8602 / 3411-1940
Email: siteluzdoislam@gmail.com

Hierarquia dos Artigos
Início dos Artigos » O Alcorão Sagrado » Capítulo 35, Fatir (Originador)
Tamanho da Fonte
Capítulo 35, Fatir (Originador)

https://www.chromethemer.com/wallpapers/chromebook-wallpapers/download/scotland-3840x2160.jpg

 

Descrição: A humanidade é lembrada da majestade e do poder de Deus.  Ele também nos lembra de refletir sobre nossas bênçãos abundantes e não nos iludirmos com assuntos mundanos.

 

Por Aisha Stacey (© 2019 IslamReligion.com)

 

Introdução

O Originador é um capítulo de quarenta e cinco versículos.  Foi revelado durante o período em que o pequeno grupo de muçulmanos em surgimento estava sofrendo perseguição e opressão nas mãos da elite de Meca.  O título vem do primeiro versículo em que é afirmado o poder da criação de Deus.  Este capítulo é alternativamente conhecido como Os Anjos, também do primeiro versículo onde Deus menciona as asas dos anjos.  O poder de Deus é confirmado e contrastado com a impotência dos ídolos.  Os idólatras recebem um aviso e o Profeta é consolado.

Versículos 1-10 Deus tem poder sobre todas as coisas

Todos os louvores pertencem a Deus.  Foi Ele Quem criou os céus e a terra.  Ele também criou os anjos, com dois, quatro ou seis pares de asas, para serem Seus mensageiros.  Deus cria o que Lhe agrada.  Quando Ele quer conceder bênçãos ninguém pode retê-las, mas se Ele quiser reter Suas bênçãos ninguém é capaz de liberá-las.  Lembre-se das graças de Deus, porque não há outro deus capaz de fornecer o sustento do qual necessitas.  Por que está iludido sobre este assunto?

Deus Se dirige ao Profeta Muhammad, que a misericórdia e as bênçãos de Deus estejam sobre ele, dizendo, não fique chateado se as pessoas o chamarem de mentiroso e o negarem.  Muitos mensageiros antes de você foram tratados desta forma.  Então Deus aborda as pessoas dizendo que Sua promessa é verdadeira e alerta-as para não serem enganadas por Satanás, que é o grande Enganador.  Satanás é seu inimigo então, tratem-no como inimigo.  Ele só quer que o sigam para o fogo.  Os incrédulos serão punidos, mas aqueles que fazem boas ações encontrarão perdão e recompensas.

Ó Muhammad, você é capaz de orientar as pessoas cujas maldades lhes parecem atraentes? A verdade é que Deus escolhe quem será orientado e quem será deixado vagueando no escuro. Por isso, não se arrependa.  Deus está ciente de tudo o que fazem. Ele é aquele que vivifica a terra com ventos e nuvens depois de ter sido mortos; da mesma forma como a Ressurreição ocorrerá.  Todo o poder pertence a Deus e um tormento severo pertence àqueles que tramam e planejam.  Seus planos darão em nada.

Versículos 11 – 14 Deus o Criador

Foi Deus Quem criou a humanidade; primeiro a partir de pó e, em seguida, a partir de uma gota de fluido.  Ele os fez em pares, e nenhuma fêmea concebe ou gera sem o Seu conhecimento.  E nenhuma pessoa envelhece ou tem sua vida interrompida, exceto em conformidade com o que está escrito no registro de Deus.  Existem dois corpos de água, mas eles não são iguais.  Um é doce e agradável de beber, mas o outro é salgado e amargo.  De cada um pode-se extrair alimentos e ornamentos.  E os navios passam através deles.  Deus faz a noite e o dia e eles se fundem entre si, e o nascer e o por do sol e da lua em tempos determinados.   As coisas que adoram além de Deus não podem nem mesmo controlar algo tão pequeno quanto uma ínfima partícula.  Se os invocassem eles não ouviriam e, se ouvissem, não responderiam.  E no Dia do Juízo eles os rejeitarão.

Versículos 15 – 26 Deus é livre de todas as necessidades

Humanidade, vocês precisam de Deus, mas Ele não precisa de vocês.  Ele é livre de todos os desejos ou necessidades.  Se Ele assim o desejar, pode destruí-los e substituí-los com uma nova criação.  Ninguém pode carregar o fardo de outra pessoa.  O Profeta Muhammad só é capaz de avisar aqueles que já temem seu Senhor e estabelecem a oração.  Aqueles que se purificam o fazem em seu próprio benefício, não em benefício de Deus. 

O que vê e o cego não são iguais, nem a escuridão e a luz, ou o calor e a sombra.  Os vivos e os mortos não são iguais.  Há uma diferença entre aqueles que são guiados e aqueles que se recusam.  O Profeta Muhammad é um admoestador que foi enviado com a verdade.  Para cada comunidade foi enviado um admoestador, e muitos deles foram chamados de mentirosos, embora viessem com sinais claros, escrituras e revelações esclarecedoras.  No final, Deus apoderou-se dos descrentes e Sua desaprovação foi terrível.

Versículos 27 - 37 Bênçãos abundantes

Deus envia a chuva do céu e disso a terra produz frutas, legumes e plantas.  As montanhas são constituídas por faixas e áreas de vários tons e cores.  A humanidade e os animais também são feitos de diferentes cores, tons e matizes.  Aqueles que têm conhecimento permanecem no temor de Deus.  Aqueles que recitam do Livro, estabelecem a oração e dão generosamente do que Deus lhes proporcionou devem esperar uma recompensa que não perece.

O Alcorão é a verdade e confirma as escrituras que vieram antes dele.  Deus lhes deu o Alcorão como uma herança para aqueles que Ele escolheu.  Os crentes entrarão no Paraíso e louvarão a Deus.  No entanto, aqueles que rejeitam a verdade estarão no Inferno, onde nunca encontrarão alívio.  Eles clamarão por outra chance, mas eles já tiveram muitas chances.

Versículos 38 – 45 Deus conhece o invisível e vê tudo

Deus conhece o invisível e todos os seus segredos.  Esquecem que Ele os fez vice-regentes do planeta.  Vocês são representantes de Deus e devem agir em conformidade.  Aqueles que negam a verdade sofrerão as consequências.  Você já refletiu sobre aqueles que invocam outros além de Deus? O que eles criaram? Eles têm um Livro? Não, eles não tem; suas promessas são ilusões.  É Deus Quem sustenta os céus e a terra juntos.   Se escorregassem, ninguém poderia mantê-los no lugar, exceto Deus.

Eles juraram que, se um admoestador lhes chegasse, teriam acreditado.  O admoestador veio, mas eles o trataram com hostilidade.  Conspirações maléficas só enganam os conspiradores.  Eles estão esperando pelo mesmo fim que as nações anteriores e mais superiores tiveram? Os métodos de Deus não mudaram.  Se Deus fosse punir as pessoas pelos seus pecados, não haveria uma única pessoa no planeta.  Mas Ele lhes dá trégua e no Dia da Ressurreição a humanidade prestará contas.  Cada pessoa será recompensada ou punida de acordo com o que fez. 

 

https://www.islamreligion.com/pt/articles/11291/capitulo-35-fatir-originador/

Navegação de Artigos:
<< Artigo Anterior || Próximo Artigo >>

Compartilhar esse Artigo:
Url
BBCode
HTML

Centro Islâmico de Taubaté © 2009-2019, todos os direitos reservados.
Rua Benedito Silveira Moraes, 221, Bairro Jardim do Sol - Taubaté - SP. CEP: 12070-290. Fones: (12) 3624-8602 / 3411-1940.
E-mail:
siteluzdoislam@gmail.com

3,445,361 visitas únicas

site desenvolvido por www.wsdbrasil.com.br

Powered by PHP-Fusion copyright © 2002 - 2019 by Nick Jones. Released as free software without warranties under GNU Affero GPL v3