Fones: (12) 3624-8602 / 3411-1940
Email: siteluzdoislam@gmail.com

Hierarquia dos Artigos
Início dos Artigos » O Alcorão Sagrado » Capítulo 73, Al-Muzzamil
Tamanho da Fonte
Capítulo 73, Al-Muzzamil

Descrição: Deus prepara o profeta Muhammad para responsabilidades pesadas.  O Inferno está prometido para os descrentes que se recusam a prestar atenção ao aviso do profeta Muhammad.  A oração noturna é facilitada.

Por Aisha Stacey (© 2018 IslamReligion.com)

 

Introdução

http://renatures.com/wp-content/uploads/2016/09/lakes-reflections-water-yellow-trees-heaven-reflected-red-dreamy-leaf-dream-leaves-autumn-rivers-lake-wallpapers.jpgEsse capítulo do Alcorão foi revelado em Meca com a exceção, conforme muitos sábios acreditam, do longo versículo final.   O tema dos primeiros 19 versículos indica que foi revelado na primeira parte da missão do profeta Muhammad, enquanto ele estava sendo preparado para levar adiante as responsabilidades de viver e ensinar aos outros a viver na maneira islâmica.  Acredita-se que o versículo vinte foi revelado em Medina quando as regras e regulamentações de uma sociedade em funcionamento estavam sendo estabelecidas.

Versículos 1 - 8 Oração à noite

Essa surata começa se dirigindo ao profeta Muhammad, que a misericórdia e bênçãos de Deus estejam sobre ele, como Muzzamil, aquele coberto ou envolvido em vestimentas.  Ele (profeta Muhammad) estava dormindo envolto seguramente em suas vestimentas, mas Deus o acordou e lhe disse para orar, nessa hora da noite, para se preparar para o tempo que estava por vir.  Um tempo pesado em responsabilidade e as revelações pesavam muito sobre ele, metafórica e fisicamente.  Levantar à noite e orar.  Não a noite toda, metade da noite ou pouco mais, ou talvez um pouco menos.

As horas da noite, diz Deus, são mais eficientes porque as palavras ditas (recitação do Alcorão, oração e súplica) nesse horário deixam uma impressão mais profunda e são compreendidas com clareza mais aguçada.  Somente os sinceros e devotados são capazes de se levantar nessa hora e absorver as palavras de Deus.  Isso certamente é porque durante o dia a humanidade está ocupada com os assuntos mundanos da vida.  Na quietude da noite lembre-se de seu Senhor e também se lembre de que deve ser devotado somente a Ele.  

Versículos 9 – 14 Confie no plano de Deus

Confie em Deus e apoie-se Nele.   Ele é o Senhor do oriente e ocidente.  Não existe deus exceto Ele.   Em seguida Deus aborda o profeta Muhammad em particular e a humanidade em geral quando diz para terem paciência e educadamente deixarem a companhia (de seus detratores).  Deus lidará com os que rejeitam a mensagem e, ainda assim, desfrutam dos confortos que Deus provê.  Então Deus diz, deixe-os, por um tempo.  Uma punição espera por eles, uma de correntes e fogo, comida sufocante e também um tormento doloroso.  No Dia do Juízo a terra tremerá e as montanhas desmoronarão.

Versículos 15-19 Um lembrete

Os que se opõem ao profeta e à mensagem que ele traz foram avisados.  O profeta Muhammad será testemunha a favor e contra eles.  É um admoestador e um mensageiro como Moisés, que foi enviado como admoestador e mensageiro para o Faraó.   O Faraó desobedeceu e Deus o dominou.  Uma punição pesada lhe foi infligida e ao povo que o obedeceu, acima de Deus.  Assim, se descrer como se protegerá no Dia que embranquecerá os cabelos das crianças? Como se protegerá no Dia em que o céu será dividido e a promessa de Deus será cumprida? Como se salvará da punição por descrença no Dia da Ressurreição? Isso é um lembrete, para que aqueles que desejam ser bem-sucedidos se moverem no caminho certo em direção a seu Senhor.

Versículo 20 O Onisciente

Esse é o versículo que muitos sábios acreditam que foi revelado em Medina, aproximadamente dez anos depois dos versículos anteriores.  De acordo com as tradições do profeta Muhammad ele foi revelado para que os novos muçulmanos, se necessário, encurtassem o tempo de suas orações noturnas para que pudessem orar as cinco orações diárias obrigatórias de maneira eficiente e no horário.

Deus Se dirige ao profeta Muhammad dizendo que sabe que ele (Muhammad) se mantém de pé por muitas horas da noite, algumas vezes dois terços da noite, outras vezes metade ou um terço da noite.  Deus também sabe que muitos entre os companheiros também fazem isso.  Deus controla a alternância do dia e da noite e, portanto, sabe que a humanidade não será capaz de manter essa programação extenuante.

Assim, recite do Alcorão o máximo que puder.  Deus também sabe que existem alguns doentes e outros em viagem pela terra buscando as graças de Deus e outros, ainda, estão lutando pela causa de Deus.  Portanto, recite o máximo que puder com facilidade, seja perseverante na oração e dê a caridade obrigatória, dando a Deus um bom empréstimo.  Todo bem que armazenar para si mesmo não será perdido; Deus o aprimorará e aumentará.  Peça perdão a Deus, porque Ele é perdoador, misericordioso.

 

https://www.islamreligion.com/pt/articles/10862/capitulo-73-al-muzzamil/

Navegação de Artigos:
<< Artigo Anterior || Próximo Artigo >>

Compartilhar esse Artigo:
Url
BBCode
HTML

Centro Islâmico de Taubaté © 2009-2018, todos os direitos reservados.
Rua Benedito Silveira Moraes, 221, Bairro Jardim do Sol - Taubaté - SP. CEP: 12070-290. Fones: (12) 3624-8602 / 3411-1940.
E-mail:
siteluzdoislam@gmail.com

2,828,987 visitas únicas

site desenvolvido por www.wsdbrasil.com.br

Powered by PHP-Fusion copyright © 2002 - 2018 by Nick Jones. Released as free software without warranties under GNU Affero GPL v3