Fones: (12) 3624-8602 / 3411-1940
Email: siteluzdoislam@gmail.com

Hierarquia dos Artigos
Início dos Artigos » O Alcorão Sagrado » Capítulo 18, versículos 28-30: A verdade vem de seu Senhor
Tamanho da Fonte
Capítulo 18, versículos 28-30: A verdade vem de seu Senhor

http://longwallpapers.com/Desktop-Wallpaper/mountain-wallpapers-picture-For-Desktop-Wallpaper.jpgDescrição: Esses versículos profundos nos encorajam a ter a companhia correta e explicam sobre a realidade de nossas escolhas e ações.  A verdade foi esclarecida por Deus e recebemos livre arbítrio para escolher. Entretanto, somos responsáveis pelas consequências de nossas decisões. 

Por Aisha Stacey (© 2018 IslamReligion.com)

 

Sê paciente, juntamente com aqueles que pela manhã e à noite invocam seu Senhor, anelando contemplar Seu Rosto. Não negligencies os fiéis, desejando o encanto da vida terrena e não escutes aquele cujo coração permitimos negligenciar o ato de se lembrar de Nós, e que se entregou aos seus próprios desejos, excedendo-se em suas ações.  "Dize-lhes: A verdade emana do vosso Senhor; assim, pois, que creia quem desejar, e descreia quem quiser. Preparamos para os iníquos o fogo, cuja labareda os envolverá. Quando implorarem por água, ser-lhes-á dada a beber água semelhante a metal em fusão, que lhes assará os rostos. Que péssima bebida! Que péssimo repouso!  Em troca, os crentes, que praticam o bem - certamente que não frustraremos a recompensa do benfeitor -.   (Alcorão: 18:28-30)

 

Nesse artigo discutiremos três versículos essenciais do capítulo 12 do Alcorão.  Esse capítulo é intitulado Al-Kahf ou A Caverna.  Foi revelado em Meca em uma época em que os muçulmanos estavam sendo perseguidos e abusados.  A migração para a Etiópia ainda não tinha acontecido.  Assim, esse capítulo serviu como conforto e encorajamento para pessoas que estavam no fim de suas forças, lidando constantemente com abuso.  A Caverna é um capítulo que lida extensivamente com a Unicidade de Deus e os versículos 28-30 nos conta que o Inferno é real. Entretanto, a crença nas doutrinas do Islã é uma escolha.  Esteja ciente, entretanto, de que ações têm consequências.

E mantenha-se paciente cercando-se com aqueles que oram a Deus, buscando Sua aprovação.  E não se afaste deles por conta do desejo às atrações dessa vida terrena.  Essas palavras foram dirigidas ao profeta Muhammad, que a misericórdia e bênçãos de Deus estejam sobre ele, mas contêm uma lição para todos nós.  É uma lição que transcende o tempo e mantém o crente em boa posição.  As pessoas são influenciadas por aqueles ao seu redor.  Sendo assim, cercar-se com aqueles que buscam o rosto de Deus faz todo o sentido.  Você e seus companheiros devem ter os mesmos objetivos e, para um crente, o objetivo supremo é o sucesso na Outra Vida.

Não se distraia com os desejos mundanos.  Riqueza e fama, particularmente no século 21, são duas coisas que as pessoas se empenham impiedosamente para obter e, ainda assim, não são nada além de uma distração.  Sabemos que o propósito da vida e adorar a Deus e fazê-lo em todos os aspectos de nossas vidas.  Buscar coisas terrenas incansavelmente ou notoriedade questionável pode satisfazer um desejo humano, mas afasta a lembrança de Deus.  Manter a companhia daqueles que fazem essa lembrança uma prioridade é um plano de vida sábio e benéfico.  O profeta Muhammad disse: "O crente para outro crente é como uma construção sólida, uma parte apoia a outra".[1]

Deus diz para a humanidade que a verdade é óbvia. Eu (Deus) a apresentei de maneira clara e explicada.  Aqueles que desejam acreditar estão livres para fazê-lo e os que preferem ignorar igualmente são livres para fazê-lo.  Cada pessoa recebeu um livre arbítrio para escolher, mas ao mesmo tempo é responsável pelas escolhas que faz.  Deus nos dá um aviso sério ao mencionar o Fogo que foi preparado para os malfeitores.  É um lugar sinistro onde aqueles que pedem alívio receberão água como óleo fervendo.  É uma bebida terrível e um lugar muito doloroso para estar por toda a eternidade.

Quando Deus descreve o Inferno e a vida dentro de seus limites espera-se que a humanidade veja essa descrição como um aviso.  Isso é o que o espera, se recusar a obedecer aos comandos de Deus.  Deus está dizendo para prestarem atenção, se protegerem e pedirem perdão.  Uma bebida terrível em um lugar doloroso é uma promessa de Deus para os que não aceitam Suas ofertas de perdão.  Arrependa-se, prometa ficar longe do comportamento pecaminoso e tente melhorar sua condição com Deus.

Em contraste, entretanto, aqueles que creem e fazem boas ações encontrarão uma Outra Vida muito diferente esperando por eles.  Uma vida mais abençoada do que um ser humano é capaz de imaginar.  Deus afirma de maneira específica e inequívoca que jamais deixará uma boa ação ser desperdiçada.  Entre os nomes de Deus podemos encontrar "O Mais Apreciador". Ele aprecia cada pequena tentativa que fazemos para sermos uma boa pessoa.  A menor das ações não é esquecida.  Deus aprecia até quando decidimos não fazer uma má ação.  Isso é o que o profeta Muhammad tinha a dizer sobre a apreciação de Deus de nosso comportamento e ações virtuosos:

Deus registrou as boas e as más ações.   Quem teve a intenção de uma boa ação, mas não a fez, Deus registra como uma boa ação concluída. Se teve a boa intenção e de fato a realizou, Deus a registra como de dez até setecentas boas ações, ou muitas vezes mais.   Mas se teve a intenção de uma má ação, mas não a fez, Deus registra como uma boa ação concluída. Se teve a má intenção e de fato a realizou, Deus a registra como uma má ação.[2]

Um homem estava caminhando na estrada, encontrou um ramo cheio de espinhos bloqueando o caminho e o removeu.  Deus apreciou isso e o perdoou.[3]

Esses versículos essenciais nos lembram de nos cercarmos com pessoas boas. Pessoas que se lembram de seu Senhor de manhã e à noite.  Nossos companheiros devem nos encorajar e inspirar a orar e sermos caritativos.  Devem nos inspirar a fazer mais e melhor e nós devemos encorajar outros da mesma forma.  Lembre-se que Deus conhece e aprecia nosso comportamento virtuoso e qualquer tentativa que fazemos de agradá-Lo.  Até mesma a menor das tentativas de melhorar não será esquecida.   Lembre-se também que fomos avisados. Ignorar os comandos de Deus trará uma consequência insuportável.  Escolhemos a vida que temos na Outra Vida. 

 


Notas de rodapé:

[1] Saheeh Bukhari & Saheeh Muslim

[2] Saheeh Bukhari & Saheeh Muslim

[3] Saheeh Muslim

 

https://www.islamreligion.com/pt/articles/10876/capitulo-18-versiculos-28-30/

Navegação de Artigos:
<< Artigo Anterior || Próximo Artigo >>

Compartilhar esse Artigo:
Url
BBCode
HTML

Centro Islâmico de Taubaté © 2009-2018, todos os direitos reservados.
Rua Benedito Silveira Moraes, 221, Bairro Jardim do Sol - Taubaté - SP. CEP: 12070-290. Fones: (12) 3624-8602 / 3411-1940.
E-mail:
siteluzdoislam@gmail.com

2,828,985 visitas únicas

site desenvolvido por www.wsdbrasil.com.br

Powered by PHP-Fusion copyright © 2002 - 2018 by Nick Jones. Released as free software without warranties under GNU Affero GPL v3