Fones: (12) 3624-8602 / 3411-1940
Email: siteluzdoislam@gmail.com

Hierarquia dos Artigos
Início dos Artigos » Livro Chave para a Felicidade » A Chave para a Felicidade (Ensinamentos do Islã trazem Felicidade - VI)
Tamanho da Fonte
A Chave para a Felicidade (Ensinamentos do Islã trazem Felicidade - VI)

21 – O Muçulmano é ordenado pelo Islã a ser esperançoso e não perder a esperança. O Profeta foi um exemplo para todos os muçulmanos. Ele amava os bons presságios e detestava o pessimismo (Bukhari).

22 – É proibido nutrir maus pensamentos ou espionar seus companheiros muçulmanos. Quem pensar mal das pessoas terá uma vida perturbada. Será odiado pelas pessoas. Allah diz:

“Ó crentes, evitai tanto quanto possível a suspeita, porque algumas suspeitas implicam em pecado. Não vos espioneis, nem vos calunieis mutuamente. Quem de vós seria capaz de comer a carne do seu irmão morto? Tal atitude vos causa repulsa! Temei a Allah, porque Ele é Remissório, Misericordioso. Ó humanos, em verdade, Nós vos criamos de macho e fêmea e vos dividimos em povos e tribos, para reconhecerdes uns aos outros. Sabei que o mais honrado, dentre vós, ante Allah, é o mais temente. Sabei que Allah é Sapientíssimo e está bem inteirado” (Alcorão 49:12-13).

O Profeta disse:

“Cuidado com a nutrição dos maus pensamentos, pois eles são a maior expressão da mentira. Não espiem uns aos outros e não sejam rancorosos. Sejam irmão aos olhos de Allah” (Baihaqi).

Nutrindo Bons Pensamentos

Um muçulmano é ordenado, no Islã, a pensar bem daquilo que seus companheiros fazem e não interpretar mal suas ações.

1 – Deve-se esquecer o passado, viver o presente e deixar o futuro para Allah. Allah diz:

“Antes que qualquer alma diga: Ai de mim por ter me descuidado (das minhas obrigações) para com Allah, posto que fui um dos zombadores! Ou diga: Se Allah me tivesse encaminhado, contar-me-ia entre os tementes! Ou diga, quando vir o castigo: Se pudesse ter outra chance, seria, então, um dos benfeitores!” (Alcorão 39:56-8).

Um famoso escritor afirmou: “O que passou não volta mais, o que você deseja é de um campo invisível. Você tem controle sobre as coisas que acontecem no momento em que está. Pensar sobre o passado não o traz de volta, e pensar sobre o futuro o desencoraja a fazer o que deve ser feito no presente”.

2 – Somos encorajados a doar e gastar em prol da causa de Allah. Certamente a felicidade está em dar e não em receber. Depois que você faz algum benefício como dar comida a uma pessoa pobre ou dar roupa para alguém necessitado ou ajuda alguém em dificuldade, como se sente? Allah diz:

“Que os agraciados e os opulentos, dentre vós, jamais jurem não favorecerem seus parentes, os necessitados e expatriados pela causa de Allah; porém, que os tolerem e os perdoem. Não vos agradaria, por acaso, que Allah vos perdoasse? Ele é Indulgente, Misericordioso” (Alcorão 24:22).

Nós também somos advertidos a não nos gabarmos sobre aquilo que doamos, pois isso arruinará nossa recompensa e nos afastará da felicidade. Allah diz:

Navegação de Artigos:
<< Artigo Anterior || Próximo Artigo >>

Compartilhar esse Artigo:
Url
BBCode
HTML

Centro Islâmico de Taubaté © 2009-2017, todos os direitos reservados.
Rua Benedito Silveira Moraes, 221, Bairro Jardim do Sol - Taubaté - SP. CEP: 12070-290. Fones: (12) 3624-8602 / 3411-1940.
E-mail:
siteluzdoislam@gmail.com

2,429,924 visitas únicas

site desenvolvido por www.wsdbrasil.com.br

Powered by PHP-Fusion copyright © 2002 - 2017 by Nick Jones. Released as free software without warranties under GNU Affero GPL v3